top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Le Chevalier e a Exposição Universal" de A.Z. Cordenonsi

A morte de um agente francês no rio Sena deflagra uma investigação que pode levar a uma crise internacional. Le Chevalier é chamado para descobrir quem está ameaçando a Exposição Universal que acontece em uma versão steampunk de Paris. 

Sinopse:


O ano é o de 1867 e Paris prepara-se para celebrar a Exposição Universal, consolidando-se como a capital do mundo moderno!

Mas uma ameaça paira sobre a cabeça de Napoleão! Em uma guerra de apenas sete semanas, a Prússia derrota a Áustria e lança seus olhos cobiçosos sobre a rica e aristocrática França. Dos campos de batalha para os becos sujos da capital, dos jantares nababescos a catacumbas infestadas de ratos. Assassinos e chantagistas se espalham no submundo da espionagem internacional.

Mergulhado nas trevas, o Bureau convoca o seu melhor homem: Um espião sem passado. Sem nome. A serviço da sua Majestade, ele é conhecido apenas como: Le Chevalier!




O livro de A.Z. Cordenonsi é um dos publicados pela Avec que eu estava de olho desde que iniciei minha parceria com a editora. Vários conhecidos elogiaram o trabalho do autor e comentaram que o livro era muito divertido. Depois de ter devorado o livro só tenho a concordar. Eu sou fã de histórias de espionagem, abordagens mais vintage e o trabalho de construir um universo criativo e fascinante. Cordenonsi conseguiu construir isso e muito mais em sua narrativa. 

Só tenho a elogiar um livro bem escrito. Pouquíssimos problemas de revisão e uma narrativa bem tranquila de ser acompanhada. Uma narrativa que acaba se desenvolvendo rapidamente e ganha velocidade em capítulos curtos que fazem com que o leitor prossiga sem parar no livro. A escrita é bem encadeada e o autor vai presentando pouco a pouco o estranho no universo criado por ele. O livro é pequeno, porém muito divertido. Acho ele divertido justamente por isso. Me parece aquela escrita despretensiosa, mas cativante. A narrativa é em terceira pessoa, mais focada na figura do Le Chevalier. Mesmo o jeito erudito e pomposo de falar de alguns personagens combina com a característica do mesmo. Dá uma bela de uma coerência e a fala ajuda a fazer a construção do personagem. Me diverti muito com as dezenas de xingamentos divertidos do Persa. 

Porém, e aí eu vou ser chato mesmo e já peço desculpas ao autor por ser um velho resmungão, eu tenho uma crítica a fazer. Infelizmente eu não gosto de notas de rodapé em obras literárias. Entendo se tratar de uma explicação por conta das expressões que os personagens usam. Mas, para mim, notas de rodapé pertencem mais a obras acadêmicas ou de não-ficção. Elas sempre ocasionam uma quebra na leitura porque o leitor acaba precisando desfocar sua atenção para saber qual é o significado ou o propósito daquela nota. É um artifício que funciona mais contra a narrativa do que a seu favor. Nesse caso aqui, não incomodou tanto porque a obra não é tão grande. Mas, se fosse maior iria ser um belo de um entrave. 

A construção de personagens é muito boa. Até o final da jornada a gente já começa a se acostumar com os personagens e como eles se enquadram dentro do círculo de influências do Le Chevalier. Somos apresentados a cada um deles, mas como este círculo é bem extenso como amigos, aliados, rivais, amores, demora um pouco até que possamos apreender todos. Ou seja, temos um elenco muito interessante de personagens que apenas começaram a ser explorados. Eu queria ver um pouco mais deles e sei que Cordenonsi vai levá-los às sequências do seu universo. Por exemplo, o autor remete a algumas aventuras passadas do personagem que ajudaram a compor a sua personalidade. A gente fica com várias dessas pulgas atrás da orelha, querendo saber mais. 

Entretanto, o Le Chevalier, para mim, é como se fosse um James Bond dentro de um universo steampunk. Um cara estiloso, que se aventura por situações impossíveis e consegue dar algum jeito para sair delas. Ao lado do Persa, eles formam uma bela equipe. As investigações internacionais aliadas ao jogo político no meio daquilo tudo dá uma pitada de iminência a tudo o que o personagem faz, Achei interessante essa relação do protagonista com o famoso agente secreto porque é como se o Cordenonsi atravessasse o canal da Mancha para criar um personagem semelhante. 

“Com um movimento rápido, ele aproveitou a expressão estupefata do soldado para torcer o pulso com vigor. As garras rodopiaram a espada, contorcendo os dedos do prussiano, que gritou em agonia antes de se livrar da arma. O soldado caiu de joelhos e Le Chevalier acertou-lhe um pontapé na ponta do queixo. Com uma expressão incrédula e sofrida, o homem esparramou-se no chão, enquanto o Cavaleiro livrava-se das lâminas pendentes.”

Juliette representa um pouco do que era a Paris do século XIX (apesar de todo o fantasioso e ficcional presente no universo steampunk). A cidade era o ícone da desigualdade social. Trabalhadores sendo explorados por empresários ricos, direitos trabalhistas inexistentes e uma população pobre vivendo à sombra de uma Paris que tentava se modernizar. Que passava a ideia de capital do desenvolvimento. A Exposição Universal é o símbolo de tudo isso. Claro que descobrimos depois as condições específicas do abandono de Juliette, mas um cara como o Le Corne que ajuda os desfavorecidos era um tipo bem comum naquela época. Não parece ser um foco na história do autor, mas o fato de ele trazer à tona esse problema social é um plus para aqueles que souberem observar bem à história. ​

"Nossas lei são extremamente... conservadoras em vários aspectos - disse, com os dentes fechados como se tivesse acabado de engolir o que realmente lhe passava pela cabeça."

A atmosfera steampunk combinou como uma luva para o que foi proposto pelo autor. É impossível não comparar com o trabalho feito pelo Eneias Tavares em A Lição de Anatomia do Dr. Louison. Enquanto que Eneias explora mais o lado decadentista do século XIX, Cordenonsi faz uma brincadeira com as luzes do desenvolvimento europeu, as tensões entre os países pré-imperialistas e a desigualdade social premente no período. O steampunk dá o charme à ambientação e permite explorar elementos fantasiosos curiosos como os drozdes, os inventos chamativos. Aliás, fica aquela observação básica para os leitores que veem no steampunk algo divertido e luminoso. O gênero surgiu a partir de uma abordagem crítica sobre a sociedade em um estilo mais retrô. Steampunk é crítica social, sim. E o Cordenonsi conseguiu aproveitar muito bem essa contradição do gênero ao criar uma narrativa despretensiosa, mas que se você for atento vai pinçar coisas aqui e ali entre as linhas. 

​Muitos detalhes interessantes e homenagens foram feitas pelo autor a outras influências a ele. Como os drozdes. Eles parecem terem sido inspirados na noção dos daemons do Philip Pullman na trilogia Fronteiras do Universo. Quero ver o autor explorar mais essa relação entre humanos e drozdes. Outros envolvem menções a obras do período como Edgar Allan Poe e outros autores. O mundo criado por Cordenonsi é repleto de pequenos detalhes e complexidades que precisam ser retomados posteriormente. A obra sofre com a síndrome de primeiro volume. Foi necessário apresentar muita coisa ao leitor para que ele não se sentisse perdido. Como as coisas funcionam, quem manda, como é a divisão social, como vivem as pessoas, como os personagens se relacionam com o mundo em que vivem. Tudo isso precisou fazer parte do roteiro da narrativa o que deixou um espaço menor para trabalhar a narrativa e os personagens. Isso é algo que em um segundo volume ou uma continuação não precisará ser o foco. Então será uma preocupação a menos. 

Gostei bastante da história e achei o universo criado interessante. Sabe aquele interessante de "eu quero ver mais disso"? É isso o que eu senti. O gênero steampunk combinou com a narrativa e tornou o Le Chevalier um homem de muitos recursos. No fim, a trama por trás da história é criativa, porém bem simples. Ou seja, não é necessário nenhum plano de dominação global para tornar uma história legal. 


Ficha Técnica:

Nome: Le Chevalier e a Exposição Universal Autor: A.Z. Cordenonsi Editora: Avec Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 192 Ano de Publicação: 2015

Link de compra:  https://amzn.to/2qpgxB4


*Material enviado em parceria com a Avec Editora





0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.