top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Isegún" de Lu Ain Zaila

Em um mundo abalado por uma catástrofe ambiental, as pessoas passaram a precisar se preocupar com a conservação da natureza; afinal, isto é sobrevivência. A detetive Zuhri se depara com o assassinato de um médico que pesquisava um filtro para usinas poluentes. Isso vai se mesclar com a busca de sua ancestralidade.


Sinopse:


Nesta novela cyberfunk, acompanhamos Zuhri, detetive do Núcleo de Combate a Crimes de Ordem Ambiental-Humana, em sua investigação a respeito do assassinato do Dr. Diop, chefe de pesquisas de biolimpeza industrial da Alphabio Tech, em meio às tensões espaciais e sociais entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e ao mistério que envolve Ayomide, personagem que conecta Zuhri ao seu passado.




Ancestralidade e sobrevivência


Isegún é uma novella cyberfunk muito bem ambientada. Não sabe o que é cyberfunk? Vamos pensar no cyberpunk tradicional. A luta contra as corporações, as cidades decadentes, a imensa desigualdade social. Blade Runner e sua metrópole melancólica e chuvosa é o melhor exemplo disso. Misture isso ao clima do gueto, ao ritmo do carnaval e às lutas diárias dos mais pobres; você chegou no cyberfunk. Já tinha lido algumas histórias ambientadas nesse gênero, mas Lu Ain Zaila consegue entregar algo acima da média. Mesmo com as limitações de palavras de uma novella. Não tenho dúvidas de o quanto a autora colocou suas ideias e visões de mundo nesta trama em um cenário que quem mora em comunidades mais pobres vai conseguir especular esse futuro e quem não mora, vai ter uma ideia das dificuldades e limitações, e se pôr a refletir sobre o descaso das autoridades e da enorme desigualdade social.


Nossa protagonista é Zuhri, uma detetive durona do NCCOAH ( Núcleo de Combate a Crimes de Ordem Ambiental-Humana) que persegue infratores dos pesados códigos ambientais da cidade. O mundo foi afetado por uma catástrofe ambiental que aumentou o nível dos mares e jogou os plásticos que estavam nos oceanos de volta para os centros urbanos. A pequena mudança ambiental provocou uma drástica alteração que trouxe gases poluentes oriundos do chorume, ventos que causam morte e doenças àqueles com problemas de saúde, inundações poluentes. Isso obrigou a humanidade a mudar sua perspectiva sobre o mundo, reduzindo terras cultiváveis e tornando o cultivo doméstico obrigatório. Em uma investigação que envolvia uma batida policial, tudo acaba saindo errado e Zuhri acaba conhecendo rapidamente Ayomide, um homem (depois ela descobre que é uma mulher, na verdade) com muitas ligações com um mundo que transcende o nosso. Ayomide faz Zuhri entrar em contato com forças que ela não sabia que possuía. Mas, do mesmo jeito que apareceu, o estranho ser desapareceu. Cinco anos mais tarde, um assassinato vai se conectar intrinsecamente com esse estranho caso e fazer Zuhri revisitar memória estranhas.


"No serviço de alto falante

Do Morro do Pau da Bandeira

Quem avisa é o Zé do Caroço

Amanhã vai ter alvoroço

Alertando a favela inteira"

(Leci Brandão, Zé do Caroço - 2000)


Para começar, a escrita da autora é muito competente. Vocês não fazem ideia da dificuldade que é construir um cenário em um estilo não familiar ao leitor e deixá-lo comprimido o suficiente para ser facilmente compreensível. Muitos autores gostam de ter espaço para construir sua ambientação com calma. Até criticamos o emprego do info dumping, o excesso de informações. Aqui, a autora emprega o fornecimento de informações de forma paulatina, sem excessos. Um pouco de ambientação aqui, o desenvolvimento dos personagens ali. Em um mundo tão diferente do nosso em vários aspectos, ser capaz de criar a familiaridade para depois inserir a diferença é essencial. A autora faz essa contextualização sem prejudicar o fluxo da história. A narrativa é em terceira pessoa, o que permite à autora ter liberdade para construir com calma a sua ambientação. Até fica a sugestão que, se ela voltar a esse mundo, pode usar uma narrativa em primeira pessoa, já que o leitor vai estar mais familiarizado com tudo. Em uma narrativa mais íntima, é possível oferecer uma perspectiva mais particular, o que combina com as questões que a Lu deseja apresentar.


Adorei acompanhar o desenvolvimento de Zuhri. E desenvolvimento no sentido de ela ser colocada em uma situação não familiar e precisar abrir seus olhos para um mundo estranho. Precisar questionar valores para poder seguir em frente. Aceitar o que está além de suas percepções. Ayomide provoca essa mudança e ao final do caminho, nossa personagem está preparada para seguir em frente. Aplicar seus conhecimentos de uma forma construtiva, buscar se tornar uma agente de mudança. O interessante é que Lu Ain Zaila nos apresenta um pouco dos mitos iorubás sem entrar em detalhes mais complexos. Ela ressalta a integração com a natureza, a valorização dos ancestrais, a proteção da vida. Até o aspecto da musicalidade, que eu já comento, está presente. Muitas vezes complicar demais pode afastar o leitor leigo; quando você é mais didática, isso provoca uma aceitação porque as noções básicas são fáceis de serem apreendidas. Preciso dizer só algo que me incomodou um pouco: o uso de notas de rodapé. Entendo a necessidade para explicar termos não familiares, mas eu sou meio chato e puritano nesse caso: prefiro o texto limpo. Um glossário ao final teria servido bem. Para falar a verdade eu nem emprego glossários, preferindo inferir o significado das palavras através do texto. Mas, é questão de preferência mesmo.


"Cada negro que for

Mais um negro virá

Para lutar

Com sangue ou não

Com uma canção

Também se luta irmão

Ouvir minha voz

Oh Yes"

Lutar por nós"

(Wilson Simonal, Tributo a Martin Luther King - 1970)


A musicalidade está muito presente na narrativa. Dá para montar uma bela playlist de músicas para ouvir enquanto estamos lendo Isegún. Até recomendo isso para a Monomito. Se torna uma experiência até bem mais legal. E demonstra o quanto a cultura popular está imbricada na narrativa musical. Ela faz parte do dia-a-dia e dita o rumo que nossas vidas tomam. Os sentimentos que são expressos por nós em um determinado momento, ou as palavras que desejamos ouvir. Isso se funde com a cultura iorubá que também tem na dança e na música um fundamento e uma essência. Tudo tem ritmo, cadência.


A temática da desigualdade está fortemente presente na narrativa. Temos uma corporação que controla a forma como a filtragem de resíduos se dá. Assim como várias empresas nos dias atuais ela não só é responsável por conter, mas por espalhar os problemas. A narrativa vai girar no interesse destes de lucrar enquanto a população continua a sofrer com mortes, privações e racionamentos. Qualquer coisa que traga uma boa solução para o problema deve ser pesada nos interesses econômicos daqueles que estão no poder. A própria dicotomia Cidade Alta e Cidade Baixa demonstra a visão deles em relação às massas. Não houve muito tempo para trabalhar como a personagem se colocava diante disso, mas creio que a autora deixou ótimas aberturas para retomar o tema em futuras histórias.


"Um sorriso negro, um abraço negro

Traz felicidade

Negro sem emprego, fica sem sossego

Negro é a raiz da liberdade"

(Dona Ivone Lara, Sorriso Negro - 1981)


Isegún é o segundo livro da série Universo Insólito, da Monomito Editorial. Mais uma vez eles trazem uma narrativa acima da média em um formato bem atrativo para o leitor. E mais uma autora nacional que merece ganhar mais espaço justamente por ela abraçar um gênero que deveria ter uma produção literária maior. O afrofuturismo ganha poder nas vozes de pessoas como a Lu Ain Zaila e do Fábio Kabral. Se metamorfoseiam em histórias interessantes justamente por ser o lugar de fala deles. E só o fato de a Lu continuar na ficção científica me anima demais por ver o que ela pode aprontar a seguir.










Ficha Técnica:


Nome: Isegún

Autora: Lu Ain Zaila

Editora: Monomito Editorial

Número de Páginas: 120

Ano de Publicação: 2019


Link de compra:


*Material enviado em parceria com a Monomito Editorial







0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.