• Diego Araujo

Resenha: "Ferrão de Escorpião" de Soraya Abuchaim

Dizem da vingança ser um prato servido a frio, mas Soraya consegue demonstrar o quão criativo e cruel tais pratos podem ser na coletânea Ferrão de Escorpião, com quatro contos de terror voltados à vingança feminina.

Sinopse:


Quatro histórias reunidas em torno do mesmo desejo: vingança. Em Ferrão do Escorpião, Soraya Abuchaim escolheu protagonistas que, tais quais escorpiões, ao se sentirem acuadas não hesitaram em paralisar seus agressores quando tiveram a chance. Do terror psicológico ao sobrenatural, as histórias mostram que o limite humano nunca deve ser ultrapassado.




O caminho é difícil, apesar de hoje, os direitos entre os gêneros estejam mais justos do que antes. Mulheres sofreram demais no passado, resumidas à propriedade do patriarcado, cheia de deveres e nada independentes, vítimas de agressões ou humilhações sem condições de revidar... Posso preencher toda a resenha só de exemplos ruins e ainda seria insuficiente a retratar tudo. Neste livro, as mulheres conseguem reagir e vão além, são criativas na vingança e demonstram como o toque feminino não é nada frágil.


Ferrão de Escorpião reúne quatro contos de terror provocado pelas mulheres. Publicado em 2018 pela autora Soraya Abuchaim e publicado pela editora Monomito, as histórias concentram-se em vinganças, alertando que o tempo de provocar as pessoas por serem mulheres acabou, pois elas também sabem contra-atacar.


1 - "Jabbah - Quelíceras" Avaliação:





Lucinda abre os olhos, ouve o grito da filha Vitória, mas não encontra nem ela, nem o marido, a empregada ou o baú da família. Sente saudades dos tempos românticos ao lado do marido Antônio, exercendo seu papel de esposa como pode enquanto cuida da filha. As visões da morte revelam tudo a Lucinda, e ela prepara sua vingança. A narrativa mistura o toque sobrenatural com a percepção dúbia dos personagens de como aquilo poderia ser real. O conto mostra os limites em que a boa esposa admite sua função correspondente à família patriarcal, e ao extrapolá-los, Lucinda dá o troco e entrega uma cena horripilante causando má influência a filha, mas feito com muito amor...

Seus olhos se demoraram observando o rosto que já havia observado diversas vezes, pelo qual sentia um misto de amor, devoção e medo.”

2 - "Sargas - A Carapaça" Avaliação:





Camila é de cidade pequena, nascida em família cristã tradicional e interessada em mulheres. Sua mãe Olga faz de tudo para "curar" a filha dos pecados com a ajuda do padre Damião. Ela nunca será aceita pela mãe até chegar ao seu limite. O conto representa a dificuldade íntima de quem possui orientação distinta da aceita em grupos inflexíveis. Toda a violência cede a apenas um lado nesses dois pesos e duas medidas; a história é realista a ponto de causar revolta, expõe a crueza dos atos cruéis "feitos por amor", e consegue transmitir sentimentos desconfortáveis ao ler passagens bem feitas de angústia.

Há outra revolta nesta história, esta de conotação negativa. O suicídio retratado no conto é escrito em detalhes. É o ápice do horror neste texto, pode atingir leitores sensíveis de outra maneira, no sentido de encorajar o ato ao descrever cada movimento até a conclusão. Nenhuma história está proibida de retratar o suicídio, só é preciso planejar em como mostrá-lo.

Estava condenada a ser uma pária por amar quem não deveria. Mas quem ditava as regras do coração?”

3 - "Shaula - Ferrão" Avaliação:





César acelera pela estrada, ansioso por encontrar a namorada virtual. Ele estava muito empolgado após seis meses trocando mensagens e fotos. Não saía com outra mulher desde a morte da esposa. E a namorada Elisa deixou tudo pronto para a chegada dele... O mistério é desenvolvido no decorrer da tortura. Demonstra a criatividade de fazer alguém sofrer sem ferir o corpo, apenas mostrando a culpa e restringindo necessidades. O conto amarra cada detalhe no final, inclusive os banais. Os poucos personagens surpreendem pela construção deles e concluem a reviravolta no ápice, quando o suspense é revelado.

Era uma montanha russa de sentimentos.”

4 - "Grafias - As Pinças" Avaliação:





Marcondes vive solitário aos 42 anos. Trabalha como chaveiro durante 24h por dia, e atende uma ligação no meio da madrugada. Uma cliente esqueceu a chave dentro do carro que ficou trancado. Irritado pela estupidez dela, Marcondes se conforma por receber a mais ao realizar o serviço tão tarde, além da voz da moça atiçar o órgão entre as pernas. Talvez a noite não seja tão ruim ao chaveiro; apenas a pior de todas.


A vingança prepara pratos criativos em todo livro, e este conto reforça a premissa. Revela a verdadeira face dos personagens enquanto a ação sádica é feita, a realização de um ritual gravado e posto à venda. O flashback de Marcondes revela como os homens também têm espaço no terror das histórias de Soraya, com gestos repulsivos, nojentos e reais.


Pensou que só podia ser coisa de mulher.”


Considerações Finais


De quatro contos e o total de cem páginas, o livro é de leitura rápida com um número restrito de personagens, mas todos bem construídos e alinhados ao enredo. As conclusões impactam, seja no ato perverso ou na revelação das pessoas cinzentas nesses ambientes obscuros bem desenhados pelas palavras de Soraya. Poderia melhorar a empatia se poupasse nos verbos de pensamento, dando a oportunidade ao leitor de acompanhar as ideias dos personagens em vez de apenas falar que a pessoa pensou nisso ou lembrou daquilo.


Ferrão de Escorpião demonstra a capacidade e criatividade de Soraya Abuchaim pelos contos de terror. Seguindo a premissa de vingança feminina, há muitos pontos previsíveis, ainda assim os contos impressionam pela qualidade em representar o tenebroso e mostrar a crueza de pessoas nada gentis e repulsivas.

Ficha Técnica:


Nome: Ferrão de Escorpião

Autora: Soraya Abuchaim

Editora: Monomito Editorial

Gênero: Terror

Número de Páginas: 104

Ano de Publicação: 2018


Avaliação Geral:

*Material enviado em parceria com a Monomito Editorial


Link de compra:

https://www.livrariamonomito.com.br/pre-venda-ferrao-de-escorpiao


Tags: #ferraodoescorpiao #sorayaabuchaim #vinganca #mulheres #empoderamento #crime #violencia #terror #amoterror #leiaterror #igterror #leianacionais #leianovosbr #ficcoeshumanas





ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.