top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas" de Philip K. Dick

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Um dos maiores clássicos da ficção científica do século XX ganha uma edição nacional pela Editora Aleph. Você acha que conhece a história de Deckard? Pense de novo... este livro é muito diferente do filme. Confiram!



Sinopse:


Inspiração para um dos maiores clássicos do cinema, dirigido por Ridley Scott, este romance é de autoria do prolífico e revolucionário Philip K. Dick, um dos maiores expoentes da contracultura na ficção científica durante as décadas de 60 e 70. Rick Deckard é um caçador de recompensas, vivendo em uma San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Um novo trabalho pode ser o ponto de virada para melhorar seu padrão de vida e realizar seu sonho de consumo: uma ovelha de verdade, para substituir a réplica elétrica que ele cria em casa. Para isso, Deckard precisa perseguir e aposentar seis androides que estão foragidos, se passando por humanos. Mas as convicções do detetive podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida quanto ele acreditava. Em Androides sonham com ovelhas elétricas?, título original deste livro, Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana. Esta nova edição conta com capa ilustrada por Rafael Coutinho, com design de Giovanna Cianelli. A cena imaginada por Coutinho homenageia o filme e retoma o ar policial noir do romance, ao mesmo tempo em que explora a atmosfera de dúvida e segredos presente na obra de Dick.





A busca de Rick Deckard


É impossível não relacionar o livro ao filme Blade Runner. O clássico de ficção científica nas telinhas é uma influência tão marcante que se tornou maior do que o próprio livro. Mas, a diferença entre os dois meios é muito grande. Diria até que livro e filme acabam se complementando.


Rick Deckard é um caçador de recompensas. Seu trabalho é "aposentar" andróides rebeldes. Ele tem uma esposa depressiva e uma ovelha elétrica no telhado, motivo de vergonha para o casal. Deckard deseja muito ter um animal de verdade, mas eles são caros nesse mundo. Mas, Rick vê que sua vida pode melhorar quando o caçador mais experiente é ferido ao caçar uma nova série de andróides: os Nexus-6. Sua semelhança com humanos é tão grande que mesmo testes de reconhecimento sofisticados não conseguem dar uma resposta absoluta.


Dick questiona neste livro o que nos torna humanos. Será que determinados sentimentos não podem ser copiados por uma máquina experiente? E o que os andróides pensam a respeito de nós? A capacidade dos Nexus-6 de copiarem determinadas habilidades humanas é tão grande que mesmo um caçador de recompensas experiente como Deckard tem sua fé questionada. Algumas cenas demonstram o terror por trás disso> a sutileza com a qual uma das andróides expressa seus sentimentos em uma apresentação musical; a paixão e o desejo que Rick sente por Rachel Rosen; e a emboscada na falsa delegacia quando Rick não era capaz de dizer quem era humano.




Como diz Deckard, se os andróides são capazes de copiar até mesmo a criatividade por trás da composição de uma música, o que resta ao homem? Dick humaniza muito os andróides e nos deixa realmente confusos ao longo da trama. Algumas reações dos andróides são semelhantes demais como os ciúmes de Rachel, mais adiante na história. O autor faz também uma forte crítica social. Através das guerras criamos um mundo decadente e desesperançoso onde casais precisam comprar animais quase extintos para demonstrar status. O nível de absurdo de Deckard ansiando ter um avestruz ou uma coruja apenas para ser bem visto pelos vizinhos é gigante. O leitor percebe como ter um animal elétrico desperta vergonha para quem possui e preconceito de quem rodeia. A esposa de Deckard precisa recorrer a uma máquina para despertar sentimentos. É a demonstração definitiva de quebra de contato do homem com o mundo que o cerca. Assim como em outras obras, Dick ilustra sua falta de fé na evolução do homem como um ser inteligente. O homem é capaz de destruir, de arrasar e de parasitar o planeta. Aos escolhidos (os detentores de recursos) resta abandonar o planeta. Para o resto sobra conviver com uma esfera oca e terminal.


"Naquela época, a precipitação era esporádica e altamente variável; alguns Estados estavam quase livres dela, outros tornaram-se saturados. As populações errantes se moviam à medida que a Poeira se movia. A península sul de San Francisco foi o primeiro lugar a ficar livre do pó, e um grande número de pessoas respondeu ao fato indo morar ali; quando a Poeira chegou, alguns morreram e o restante partiu. J. R. Isidore ficou."

A ambientação do livro é radicalmente diferente do filme. A obra de Ridley Scott me remete diretamente a Neuromancer, de William Gibson. A trama do livro tem uma essência mais intimista e voltada para o estudo do homem como um ser racional. A empresa responsável pela fabricação dos Nexus-6 é pouco citada no livro enquanto que no filme ela forma uma grande sombra que assola o protagonista.




Preciso citar também os cabeças-de-galinha, as pessoas afetadas pela radiação resultante da Guerra Terminus. Isidore só quer ser útil para alguém e quando os três andróides se escondem em sua moradia é como se sua existência se completasse. A crença em uma divindade absoluta é o que mantem sua sanidade. Dick quis apresentar com John Isidore o que acontece com alguém que tem sua crença negada por argumentos racionais. A cena da aranha que tem suas pernas arrancadas diante de um Isidore horrorizado é emblemática. Alguns questionam que o personagem não tem muito sentido para a trama principal. Discordo... é com obras como Valis e Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas que Dick consegue trabalhar suas ideias sobre a importância da religião para o homem. Pelo que eu pude assimilar a religião é o que dá motivos para a existência de um indivíduo, na visão do autor. A religião é um dos componentes para a esfera de realidade que cerca este indivíduo. Quando Deckard descobre a realidade por trás da caixa de emoções, ele vê sua sanidade desaparecendo. Aonde agora ele poderia ancorar sua fé? Em quem buscar orientações?


De certa forma, Dick critica a necessidade de acreditar em um poder superior. Mas, ele não enxerga o homem desprovido de religião. Mais do que isso: ao nos afastarmos da fé, perdemos nossa inocência. Buscamos soluções científicas que não preenchem o todo. Nesse aspecto, John Isidore tem muitas similaridades com Horselover Fat, protagonista do livro Valis.


O livro é uma obra clássica que, independente de se ter visto o filme, deve ser lida como uma obra encerrada em si mesma. A prosa de Dick sempre nos provoca confusão, estranhamento e reflexão. Nos faz questionar sobre o que nos torna humanos.













Ficha Técnica:


Nome: Blade Runner - Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph

Tradutor: Ronaldo Bressane

Número de Páginas: 288

Ano de Publicação: 2019 (nova edição)


Link de compra:












Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.