• Paulo Vinicius

Resenha: "A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres" de Isa Prospero

Dona Simone é uma senhora que já viveu toda uma vida. Cuida de sua casa, de sua vida e curte um fim de vida tranquilo. Mas, um dia ela recebe uma carta de sua mãe falando sobre um segredo de família secular... E, de repente tudo cai de pernas para o ar...



Sinopse:


Aos 83 anos, Dona Simone leva uma vida pacata no interior de São Paulo – até que um dia recebe uma herança mágica extraviada há décadas. Com a ajuda do neto e de um amigo inesperado, Simone terá que descobrir o que significa exatamente ser uma bruxa.




Imaginem se aquela sua tia ou avó mais velha que cozinha biscoitos ou rabanada nos encontros de família descobrisse um dia que era uma bruxa? Pois é, esta é a história criada por Isa Prospero em que uma senhora bondosa e curiosa se vê às voltas com um estranho mundo que ela não compreende. No final de sua vida ela não sabe mais o que fazer com essa descoberta até que uma pessoa chega em sua vida. Alguém que precisa de uma direção e de conselhos que somente alguém que passou por muitas experiências poderá saber dizer a ele.


Uma das qualidades da Isa é a capacidade que ela tem de criar personagens empáticos. Todos os seus personagens tem uma razão de ser e uma motivação a ser seguida. E todas são plausíveis o suficiente. O mais bacana aqui é ela ter criado uma narrativa de fantasia onde os problemas a serem resolvidos são muito reais. Não há um vilão a ser enfrentado ou um inimigo que vai corromper os protagonistas. O inimigo aqui é interno e a protagonista funciona como uma mediadora para solucionar problemas do coração. O leitor está ali como um convidado na casa de Dona Simone, comendo biscoitos e trocando uma prosa com ela. A construção de personagens é feita com bastante sensibilidade e a Isa consegue apresentar isso com maestria.


Porém, não sei o que aconteceu, mas não consegui entrar completamente na história. Gostei dos personagens, me emocionei com eles, mas parece que faltou um algo mais que me fizesse dizer "uau". E não foi os objetivos simples, muito pelo contrário. Talvez seja o fato de eu ter lido outros contos da autora e saber que ela consegue entregar coisas maravilhosas, e nossa barrinha de exigência começa a subir. Vale mencionar o trabalho legal que ela fez com a temática LGBT no meio da história. E ela fez isso com tanta naturalidade e elegância que a gente não vê até muito tempo depois e você pensa: "Ah... esses dois personagens acabaram juntos? Ah, que legal, estava torcendo por eles." E isso é maravilhoso. Nada forçado, muito sutil e bacana.


O conto é muito divertido e mostra as qualidades da escrita da autora. Para quem não conhece o trabalho da Isa Prospero é um conto simples e que pode te levar a conhecer outras coisas dela. Aliás, desejo muito ver um romance mais longo da Isa.


Ficha Técnica:


Nome: A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres

Autora: Isa Prospero

Editora: Auto-publicado

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 35

Ano de Publicação: 2019


Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2BP6BGK


Tags: #afeiticeiradesaojudastadeudosmilagres #isaprospero #bruxa #magia #redencao #vinganca #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.