top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019

Apresentando mais uma nova premiação de literatura de gênero no cenário nacional. Esta fez parte da Odisseia de Literatura Fantástica acontecida em agosto deste ano. Mais uma lista de livros que, com certeza, farão parte da lista de todos.




Nesta postagem só estão constando as narrativas longas. Caso queiram ver os finalistas nas categorias de narrativa curta, sigam para este link.



Categoria Narrativa Longa Literatura Juvenil:


Vencedor:


"Orlando e o Escudo da Coragem" de Ana Lúcia Merege


Ficha Técnica:


Nome: Orlando e o Escudo da Coragem

Autora: Ana Lúcia Merege

Editora: Draco

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 100

Data de Publicação: agosto de 2018













Sinopse: Apenas o mais ousado descobrirá a essência da coragem


Orlando estaria destinado a ser um cavaleiro se não tivesse nascido com um talento especial: ele tem sonhos e intuições que, às vezes, o levam a trilhar caminhos improváveis. Isso o faz insistir no treinamento de um falcão vesgo, mesmo indo contra os conselhos de seu irmão mais velho, com quem todos adoram compará-lo.


Quando esse irmão viaja para participar de um torneio, Orlando o acompanha como escudeiro, aventurando-se nas terras misteriosas conhecidas como Colinas Negras. Lá, um encontro inesperado dá início a uma série de confusões, levando o menino a enfrentar desafios que não apenas exigirão força e habilidade, mas também irão testá-lo de maneiras que jamais teria imaginado.



Demais Finalistas:


"As Cinzas de Altivez" de Juliana Feliz


Ficha Técnica:


Nome: As Cinzas de Altivez

Autora: Juliana Feliz

Editora: Midiograf

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 201

Data de Publicação: julho de 2018













Sinopse: Ordália é um mundo muito parecido com o nosso, mas também diferente. Em uma sociedade campestre, militarizada e autoritária, em que a "Ordem de Verus" tem poder absoluto, as pessoas vivem sob o domínio de regras bastante rígidas, transmitidas desde cedo pela família e reforçadas na escola, que fundamenta os ensinamentos no Ordalium, o Livro Intocável. Ao completar 19 anos, cada jovem tem seu futuro definido como manda o gênero, a linhagem e principalmente os interesses do sistema. O aniversário de Ariadne Ventura está próximo e ela também não terá a chance de escolher o próprio destino. A garota sensitiva de olhos controversos vive em Miraluz, um vilarejo onde a névoa é eterna e os costumes levados à risca. Ao investigar o desaparecimento de Corina Sanchez, uma antiga aluna do Educandário Lucidez, ela chama a atenção do professor Richard Expósito, que mudará sua jornada depois de um encontro secreto. A atmosfera de mistério do enredo captura o leitor para o desfecho de uma trama intrigante, repleta de fantasia, aventura e fenômenos mágicos.



"Detektis - Aprendiz de Detetive" de Miriam N. Dohrn


Ficha Técnica:


Nome: Detektis - Aprendiz de Detetive

Autora: Miriam N. Dohrn

Editora: SGuerra Design

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 167

Data de publicação: janeiro de 2018















Sinopse: Marie Lagrance é uma jovem aprendiz na conceituada agência de detetives Detektis, comandada por sua família na ilha Malplena, na América do Sul, quase na Antártida. Seu sonho é tornar-se uma investigadora tão boa quanto os seus parentes.

Porém, essa realidade parece cada vez mais distante. Incerta de suas habilidades, ela acredita que seu contrato de estágio está prestes a ser cancelado. Depois do término de um namoro e do início de crises de sonambulismo, seu estado psicológico anda bastante abalado. No entanto, sua sorte está prestes a mudar.

O envolvimento dos demais detetives da agência em uma importante operação faz com que lhe seja confiado outro caso aparentemente simples: desvendar o desaparecimento de uma pessoa na mansão dos Fremdigis.

Porém, o mistério e as aventuras que lhe aguardam são muito maiores do que poderia esperar. Ao assumir a investigação, Marie encontrará uma oportunidade excepcional de adquirir muitos conhecimentos a respeito de si e das gerações de detetives de sua família.

Nessa trajetória, travará contato com seres misteriosos e terá de lidar com experiências obscuras e perigosas. Ao mesmo tempo, amigos e personagens curiosas chegarão para ajudá-la a superar as dificuldades e avançar na investigação.

Não é somente a protagonista que terá a chance de se tornar experiente detetive, mas também o leitor. Isso porque, durante a narrativa, a autora deixa uma série de indícios para solucionar o caso. Além disso, a história se apresenta em três dimensões entrelaçadas.

A primeira dimensão tem o sentido literal, em que adentramos a história de uma aprendiz de detetive que explora os acontecimentos ligados ao desaparecimento de uma pessoa e, por fim, acaba descobrindo mais sobre si e sua origem do que poderia supor.

A segunda relaciona-se a situações representativas de um universo por vezes absurdo e, por outros, surreal. Eis aí a dimensão alegórica.

Já a terceira está ligada à realidade mística, marcada pela menção de símbolos da Alquimia e da Cabala ao longo da trama. Os significados a desvendar são muitos e as aventuras de Marie aguçam a curiosidade, surpreendendo o leitor do início ao final do livro.



Categoria Narrativa Longa Horror:


Vencedor:


"Nihil" de Carolina Mancini


Ficha Técnica:


Nome: Nihil

Autora: Carolina Mancini

Editora: Estronho

Número de Páginas: 143

Data de publicação: 2018














Sinopse: Enclausurado por muito tempo, o ser humano definha.

Do lado de fora, uma espessa neblina dominou países inteiros. Ela mata quem se arrisca a desbravá-la, espalha vísceras, sangue e entrega os gritos a um estranho lugar sem cheiros, sons, luz ou escuridão.

Do lado de dentro os sobreviventes enfrentam sua subsistência. Não há água encanada, ondas de rádio ou energia elétrica. Falta comida e os sentimentos são confusos e intensos.

Não há sol ou chuva para se observar. Não há divisão entre dia ou noite. Os relógios estão parados e qualquer esperança já se fragmentou, mesmo que alguns ainda esperem por algo que já nem sabem se existe ou mesmo se tem um nome.



Demais Finalistas:


"Sob a Escuridão" de Danilo Correa


Ficha Técnica:


Nome: Sob a Escuridão

Autor: Danilo Correa

Editora: Cervus

Número de Páginas: 159

Data de publicação: 2018















Sinopse: A historia de Sob a Escuridão se passa em Nova York e começa com o mago Dorian McGrallister e sua protegida Joynice Farmer caçando um outro mago conhecido apenas como Necromante, um mago acusado de reanimar os mortos e corromper suas almas. Só que Dorian não é o protagonista desta historia.O personagem principal é o jovem médium e escritor Daniel Cross, que acaba cruzando caminhos com a dupla de magos, atrapalhando seus planos e parando acidentalmente no esconderijo do Necromante junto com seu novo colega de trabalho e fotógrafo Paul Verenge, que possui também alguns misterios sobrenaturais envolvendo a morte de seu pai.Enquanto isso, acompanhamos a saga solitária de Robert Lee Jonesson, que é apenas um jovem normal tentando viver a sua vida e se matando de trabalhar para pagar os tratamentos médicos da mãe, que está em estado avançado de câncer.A vida de Robert sofre baixos e cada vez MAIS baixos, culminando em uma situação de vida ou morte na qual ele precisa tomar uma decisão que vai mudar o rumo da vida dele pra sempre:Um pacto com a própria ESCURIDÃO, uma entidade cósmica e destrutiva que se apresenta como sendo a mais velha e mais poderosa das forças conhecidas pelo homem.Durante a jornada que procede esses eventos, o trio Daniel, Joynice e Paul se junta e passa por uma serie de situações de risco envolvendo seres sobrenaturais, como vampiros, bruxas e espíritos vingativos.Eles também vão aprendendo sobre essa Escuridão à medida que essa entidade ancestral se torna uma ameaça crescente.



"Peixeira & Macumba" de Pablo Amaral Rebello


Ficha Técnica:


Nome: Peixeira & Macumba

Autor: Pablo Amaral Rebello

Editora: Auto-publicado

Número de Páginas: 351

Data de Publicação: outubro de 2018














Sinopse: Depois que as bombas caíram. Depois que as cidades ruíram. Depois que os céus se escureceram. Quando os tiranos governavam impunemente e todas as esperanças pareciam perdidas. Testemunhe o nascimento de uma lenda. Um homem teimoso demais para morrer e um bruxo misterioso embarcam em uma movimentada jornada de vingança e justiça capaz de mudar a face do mundo onde vivem. Venha conhecer o sertão pós-apocalíptico de Peixeira & Macumba, onde faroeste e fantasia se misturam de forma explosiva e surpreendente! Do mesmo autor de Os Lugares do Meio e Deserto dos Desejos.



Categoria Narrativa Longa Ficção Científica


Vencedor:


"Corrosão" de Ricardo Labuto Gondim


Ficha Técnica:


Nome: Corrosão

Autor: Ricardo Labuto Gondim

Editora: Caligari

Número de Páginas: 292

Data de publicação: março de 2018














Sinopse: No Sistema Solar, na viagem mais longa empreendida pela humanidade, a tripulação da nave espacial Nikola Tesla descobre o impensável. Um navio devastado, afundado há mais de dois séculos e à deriva em uma elipse de gás: o Titanic. Não é o princípio de uma história, mas o seu fim. Tudo começou há bilhões de anos. No Universo em que a ocorrência da vida é uma aberração. Sob as forças da Natureza primordial. Antes da CORROSÃO do tempo e do espaço.


Demais Finalistas:


"Pequeno Espólio do Mal" de Luiz Maurício Azevedo Silva


Ficha Técnica:


Nome: Pequeno Espólio do Mal

Autor: Luiz Maurício Azevedo Silva

Editora: Figura de Linguagem

Número de Páginas: não informado

Data de publicação: setembro de 2018














Sinopse: Um cão narra a trajetória trágica de seu antigo dono, Álvaro. A história se passa em um futuro distópico, onde os suicídios assistidos se tornaram um serviço comum e a raça humana já não é a espécie dominante no planeta Terra. Pequeno Espólio do Mal é uma obra tocante sobre amor, decepção e apostasia; um romance de filiação estética pós-humana, com uma profunda e melancólica consciência humanística.



"Mestre das Marés" de Roberto de Sousa Causo


Ficha Técnica:


Nome: Mestre das Marés Autor: Roberto de Sousa Causo

Editora: Devir

Número de Páginas: 288

Data de publicação: outubro de 2018















Sinopse: Em "Mestre das Marés", o Capitão Jonas Peregrino e seus Jaguares combatem robôs exterminadores nas vizinhanças do buraco negro Firedrake e se aventuram nas entranhas de um planeta devastado, em busca dos segredos de um artefato alienígena causador de efeitos nunca testemunhados antes. Posicionado um pouco abaixo do plano galáctico central e a dezenas de milhares de anos-luz da Terra, existe um buraco negro. Para os cientistas humanos, essa estrela desmoronada sobre si mesma e com altíssima densidade era chamada de Firedrake, o dragão que respira fogo. Mas os alienígenas conhecidos como o Povo de Riv têm outro nome para ele: Agu-Du’svarah, “O Mestre das Marés”. Quando uma estação internacional de pesquisa é atacada pelas naves-robôs dos misteriosos alienígenas chamados tadais, o Capitão Jonas Peregrino e os seus Jaguares, a mais inovadora unidade de operações especiais, são enviados para resgatar os sobreviventes. Mas os cientistas encontraram uma impossível máquina tadai instalada nos subterrâneos do planeta em que se refugiaram, um mundo devastado pela maior força energética conhecida no universo: o jato relativístico de partículas aceleradas pelo buraco negro. Tanto os cientistas quanto Peregrino querem os segredos do dispositivo tadai que anula vibrações sísmicas e mantém a estabilidade em torno da máquina desconhecida.



Categoria Narrativa Longa Fantasia:


Vencedor:


"O Auto da Maga Josefa" de Paola Siviero


Ficha Técnica:


Nome: O Auto da Maga Josefa

Autora: Paola Siviero

Editora: Dame Blanche

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 250 Ano de Publicação: 2018


Link de compra: 









Sinopse: Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível...



Demais Finalistas:


"De Ferro e de Sal" de Simone Saueressig


Ficha Técnica:


Nome: De Ferro e de Sal

Autora: Simone Saueressig

Editora: Auto-publicado

Número de Páginas: 608

Data de publicação: setembro de 2018














Sinopse: Em torno da Forja ergue-se Brutmir, a Cidade dos Ferreiros. O cenário perfeito para que a Reta e Cega se encontrem para seu baile macabro. A Reta e a Cega: os Potentados sinistros da Vingança e da Traição. As que nunca esquecem. As que jamais desistem.Em uma Fantasia épica, de corte clássico, Simone Saueressig tece um romance para explorar as profundidades de seus personagens e os limites de corações forjados no ferro candente e polidos com sal grosso.



"Caçada às Estrelas da Noite - Sob o Céu da Noite Eterna" de Yasmin Naif Amin Mahmud Kader


Ficha Técnica:


Nome: Caçada às Estrelas da Noite - Sob o Céu da Noite Eterna

Autora: Yasmin Naif Amin Mahmud Kader

Editora: Auto-publicado

Número de Páginas: 865

Data de publicação: agosto de 2018















Sinopse: “O mundo está aos pedaços; e a cada girar da roda do tempo, mais inevitável a sua ruína se torna”.

Agëa presenciou a destruição ao longo de sua história: a primeira aconteceu em terra quando um continente inteiro foi devastado por ambição; a segunda, com uma caçada desenfreada que resultou em uma noite tão negra quanto a morte: a Caçada às Estrelas da Noite. Apenas duas estrelas restam no céu – esperando o momento de desaparecer e mergulhar o mundo na sombra da Noite Eterna.

Duas histórias distantes se entrelaçam em uma narrativa sombria, crua e real: de um lado, desnorteada com o mundo que desconhece e caçada pelos quais a conhecem, uma fêmea de dragão se liberta das correntes que a aprisionaram nas sombras por quase quinze anos e busca entender o motivo de ter sido esquecida por tanto tempo. Do outro, uma mulher, comprada pelo marido, sobrevive ao conservadorismo de uma sociedade patriarcal, sonhando que, no outro lado do horizonte, encontrará os ventos da esperança.

As diferenças de ambas se encontram em um objetivo similar: o sonho de uma liberdade real, não metafórica, em um mundo dominado pelo medo, pela violência.

Um mundo sem luz, sem estrelas.

Aviso de Gatilho: este é um livro com palavras inapropriadas e inúmeras formas de violência explícita.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.