top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

O Túmulo dos Vaga-Lumes

Uma das histórias mais impactantes do Studio Ghibli. Um relato daqueles que ficaram para trás durante a Segunda Guerra Mundial e precisaram viver situações complicadas e muitas vezes tristes. O Túmulo dos Vaga-Lumes é uma história inesquecível.

Sinopse:


No seguimento de um bombardeamento da II Guerra Mundial, duas crianças órfãs lutam para sobreviver no Japão rural. Para Seita e a sua irmã de quatro anos, o abandono e a indiferença dos seus compatriotas é ainda mais doloroso do que os ataques do inimigo. Perante o desespero, a fome e o sofrimento, as vidas destas crianças são tão frágeis quanto o seu espírito e amor inspirador. Tudo o que eles têm é um ao outro, e a sua crença é que a vida deve continuar...




Hotaru no Haka ou o Túmulo dos Vagalumes não é um filme fácil de ser visto. Sinceramente eu poderia ter passado a minha vida toda sem sequer ter tido o interesse de vê-lo. Eu entendo a produção do Studio Ghibli sempre com mensagens boas e bonitas, histórias estimulando a amizade e o companheirismo. E este filme não é nada próximo disso. É uma história triste e de violência (sutil, mas violenta). Ao ver os 90 minutos de projeção, pude traçar algumas comparações com alguns filmes de Akira Kurosawa e suas críticas à guerra. Isao Takahata realmente produziu algo bem diferente do padrão que ele mesmo ajudou a criar. Sobre a participação de Hayao Miyazaki, ele apenas participou ajudando na direção e com alguns elementos de enredo. Na biografia do Studio Ghibli diz-se que ele acabou por pedir para não ser incluso nos créditos da animação.

Seita e Setsuko são irmãos que passam por vários apuros durante a parte final da Segunda Guerra Mundial. Entre brincadeiras e diversões eles vivem a dura vida daqueles que ficaram para trás, nas cidades atacadas pelos bombardeiros aéreos. Seita é um adolescente tentando ser responsável e cuidando da sua irmã, último pedido de sua mãe antes de morrer. Setsuko é muito nova, gosta de drops e de brincar de correr. Agitada como toda criança de sua idade, Setsuko vai ter que aprender a lidar com a perda desde muito nova.

A mãe dos dois morre vítima de um ataque aéreo. Não sobrevive a acaba deixando os dois sozinhos antes de chegar ao abrigo. Uma das muitas cenas fortes desse filme é Seita vendo sua mãe completamente deformada devido às queimaduras e contusões do ataque aéreo. O pai de Seita é um marinheiro a bordo da poderosa esquadra japonesa que também se rende no final da guerra. Seita tenta de todas as formas entrar em contato com o seu pai, mas ele nunca responde e Seita não entende porquê (só vai entender o motivo quase no final). Então Seita e Setsuko precisam se hospedar na casa da tia deles por algum tempo. Mas, se inicialmente a tia os recebe de braços abertos com o tempo a situação muda de figura e os dois acabam se tornando um peso. Com as críticas da tia, os dois irmãos acabam saindo da casa dela e se mudando para um abrigo antiaéreo abandonado.

A perda é o grande tema por trás do enredo do filme. Com a guerra, Seita e Setsuko perdem muita coisa: os pais, a casa, a infância, a inocência e até a vida. Vemos esta terrível batalha ao longo de toda a história, sempre torcendo para que algo positivo possa acontecer a um dos dois. Mas, esta esperança não passa de uma ilusão. Aliás, a esperança é a última das perdas dos dois irmãos na história. Quando esta se vai, tudo se perde. No início do filme, Seita aparece caído como um mendigo na estação de trem em Tokyo. É uma cena poderosa que o espectador só vai entender mais tarde. Naquele momento, Seita perdeu tudo, e seus olhos refletem o vazio de quando uma pessoa tem tudo retirado de si.

Isao Takahata quis mostrar nesse filme que a guerra não é bonita. Fala-se muito de glória e de honra quando quem sofre mais são aqueles que ficaram para trás. Em um mundo em que a cada minuto podemos perder a vida nas mãos de um ataque aéreo, a vida das pessoas se transforma. Todos aqueles ao redor dos dois irmãos se transformam. Vemos a tia se transformar de uma mulher doce e carinhosa em uma fanática pelo militarismo japonês. Os irmãos não fazem nada pelo Japão, logo não tem o direito de habitar a mesma casa daqueles que trabalham para o poderoso imperador Hirohito. O fazendeiro que prestava pequenos favores dando arroz em troca de alguns kimonos da mãe de Seita, de repente se torna amargo e egoísta guardando a comida para si. E, em tempos de guerra, será que estas pessoas são tão erradas assim? Ou é o jeito delas de sobreviver e manter a sanidade?

Um dos maiores obstáculos para Seita e Setsuko se torna a busca por comida mais para o final do filme. Não tenho como explicar essa parte sem dar spoilers dos filmes, mas, a morte de Setsuko é muito tola. Ela morre com alguma bactéria ou parasita que poderia facilmente ter sido tratado com algum remédio e muita comida. A sensação de impotência de Seita diante da aflição de Setsuko demonstra tudo: como algo tão bobo pode acabar com sua querida irmã? Acredito que Seita poderia ter passado por cima de tudo o que lhe aconteceu no filme, desde a perda da casa até se tornar órfão, mas ver sua irmã morrer nos seus braços foi o prego final no caixão. Por falar em caixão, não tem como se emocionar ao ver Seita colocando Setsuko dentro de uma caixa de palha com todas as coisas que lhe eram queridas e cremando sua própria irmã. É de partir o coração de qualquer pessoa.

O filme é belíssimo visualmente. A atmosfera do filme é vibrante na maioria das cenas. A praia que os irmãos visitam, a beira do lago em que eles brincam de pega-pega, a floresta de vagalumes à noite. Se alguém pensa que o visual do filme é sombrio, esqueçam. Apenas algumas cenas marcam uma palheta mais cinza que é durante os ataques aéreos. Na maior parte do tempo, vemos Setsuko sorrindo e feliz. O clipe de imagens de Setsuko que aparece após sua morte também corrobora esta vibração de cores. Em alguns momentos, o espectador se questiona se esse é um filme de guerra mesmo.

É preciso ter muito estômago para ver esse filme. A gente acaba se apegando aos personagens. Vendo eles passarem por tantas perdas, faz com que nós desejemos  vê-los vencer. E a derrota final dos dois pela guerra e por tudo o que acontece ao redor nos faz reflexivos. Realmente, qual é o valor de uma guerra? O bem vencer o mal? Quem representa o bem e quem representa o mal? O que dá o título de bonzinho ou malzinho a uma pessoa? Entendo tudo aquilo que está por trás de uma guerra, mas, e as pessoas? O que elas tem a ver com jogos de poder entre nações?

Enfim, Túmulo dos Vagalumes é uma crítica contumaz à guerra e à violência que ela traz para a vida das pessoas. É um filme diferente, lindíssimo, porém, ao mesmo tempo, belamente horrendo e aterrorizante. Não recomendo o filme a ninguém, a não ser aqueles que queiram ver como os japoneses compreendem o impacto da Segunda Guerra Mundial em suas vidas, em suas crenças, em seus valores. Só tenho que concordar com Takahata após ver esse filme: que a guerra nunca traz nada de positivo a ninguém.

Na próxima semana, será algo mais light: vou resenhar Meu Vizinho Totoro, considerados um dos pontos altos da filmografia de Hayao Miyazaki.

Ficha Técnica:


Nome: O Túmulo dos Vaga-Lumes

Diretor: Isao Takahata

Produtor: Toru Hara

Roteirista: Isao Takahata

Estúdio: Studio Ghibli

País de Origem: Japão

Tempo de Duração: 89 min

Ano de Lançamento: 1988








0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.