• Paulo Vinicius

Hugo Awards 2019

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Considerada a maior premiação do ano de livros de fantasia e ficção científica, o Hugo foi criado em homenagem a Hugo Gernsback, considerado pioneiro na publicação de literatura de gênero. 



O Hugo Awards é o mais prestigioso prêmio de ficção científica dos dias de hoje. É também um dos mais antigos tendo sido criado em 1953 em homenagem a um dos pioneiros do incentivo à escrita de ficção científica Hugo Gernsback. Para votar é necessário se tornar membro da World Science Fiction Society. Os livros habilitados para o Hugo Awards 2016 precisam ter sido publicados durante o ano de 2015.

O destaque de ontem vai para o recorde criado pela autora N.K. Jemisin. Pela primeira vez na história da premiação, uma autora vence por três anos seguidos e sua série é totalmente premiada. Não apenas uma mulher, mas uma mulher negra publicando literatura de gênero.


Categoria Romance:


Vencedor:


"The Calculating Stars" (The Lady Astronaut Series vol. 1) de Mary Robinette Kowal


Ficha Técnica:


Nome: The Calculating Stars

Autora: Mary Robinette Kowal

Série: The Lady Astronaut Series vol. 1 ​Editora: Tor Books

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 432

Data de Publicação: julho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2tWKXMQ


Resenha no Ficções








Sinopse: Em uma noite fria de verão de 1952, um enorme meteorito caiu na Terra e obliterou a maior parte da costa leste dos Estados Unidos, incluindo Washington D.C. O cataclismo climático que se sucedeu irá logo tornar a Terra inabitável para a humanidade, assim como o último meteorito fez com os dinossauros. Esta ameaça que paira no ar obriga um esforço radicalmente acelerado para colonizar o espaço, e faz com que a maior parte da humanidade tome parte no processo. 


A experiência de Elma York como uma piloto WASP e como matemática fornece a ela um lugar nos esforços da Coalização Aerospacial Internacional para levar o homem à lua, como uma calculadora. Mas com tantas pilotos mulheres habilidosas e experientes e cientistas envolvidas com o programa, não leva muito tempo até que Elma comece a se questionar porque elas também não podem ir ao espaço. 


A necessidade de Elma em se tornar a primeira Dama Astronauta é tão forte que mesmo as convenções mais comuns da sociedade não terão uma chance contra ela.


Demais Finalistas:


"Record of a Spaceborn Few" (Wayfarers vol. 3) de Becky Chambers


Ficha Técnica:


Nome: Record of a Spaceborn Few

Autora: Becky Chambers

Série: Wayfarers vol. 3

Editora: Harper Voyager

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 368

Data de Publicação: julho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/339AzBd











Sinopse: Séculos após os últimos humanos terem deixado a Terra, a Armada Exodus é uma relíquia viva, um lugar onde muitos se origina mas poucas pessoas de foram são vistas. A humanidade finalmente aceitou a comunidade galática, mas enquanto este tem abrido portas para muitos, aqueles que ainda não tenham ido para cidades alienígenas temem que sua forma de vida cuidadosamente cultivada esteja sob ameaça. 

Tessa escolheu permanecer em casa quando o seu irmão Ashby seguiu para as estrelas, mas precisará questionar esta decisão quando sua posição na Armada for ameaçada. 

Kip, um relutante jovem aprendiz, deseja muito uma mudança mas não sabe onde encontrá-la. Sawyer, um novato perdido e solitário, está procurando por um lugar para pertencer. 

E quando um desastre destrói esta já frágil comunidade, aqueles Exodanos que ainda chamam a Armada de sua casa não podem mais evitar a pergunta inevitável: 

Qual é o propósito de uma nave que já alcançou o seu destino? 


"Revenant Gun" (Machineries of Empire vol. 3) de Yoon Ha Lee


Ficha Técnica:


Nome: Revenant Gun

Autor: Yoon Ha Lee

Série: Machineries of Empire vol. 3

Editora: Solaris

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 400

Data de Publicação: junho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2oSgccU











Sinopse: Quando Shuos Jedao acordou pela primeira vez, muitas coisas deram errado. Suas poucas memórias disseram a ele que ele era um cadete de dezessete anos - mas seu corpo pertence a um homem décadas mais velho. O hexarca Nirai Kujen manda Jedao reconquistar o fraturado hexarcado embora Jedao não tem recordação de sequer ter sido um soldado, quanto mais um general. Certamente um talento para video games não o qualifica para liderar um exército?


Logo Jedao descobre que a situação é ainda pior. Os soldados de Kel sob o seu comando podem ser obrigados a obedecê-lo, mas eles o odeiam graças ao massacre que ele não se lembra de ter cometido. A amizade de Kujen não pode esconder o fato de que ele é um tirano. E o que é ainda pior, Jedao e Kujen estão sendo caçados por um inimigo que sabe mais sobre Jedao e seus crime do que ele mesmo....


"Spinning Silver" de Naomi Novik


Ficha Técnica:

Nome: Spinning Silver Autora: Naomi Novik Editora: Del Rey Gênero: Fantasia Número de Páginas: 480 Data de Lançamento: julho de 2018

 

Link de compra:

https://amzn.to/2ol57RF











Sinopse: Miryem é filha e neta de agiotas, mas a inabilidade de seu pai em coletar tributos deixou sua família à beira da pobreza - até que Miryem toma a tarefa para si. Endurecendo seu coração, a jovem mulher segue para pegar o que lhe é devido e logo conquista uma reputação de ser capaz de transformar prata em ouro. 

Quando uma ostentação pouco aconselhada chama a atenção do rei de Staryk - estranhas fadas sombrias que parecem ser feitas mais de gelo que de carne - o destino de Miryem e de dois reinos, irá para sempre ser mudado. Colocada diante de um desafio impossível pelo rei sem nome, Miryem gira inconscientemente uma roda de mentiras que se coloca em uma garota camponesa, Wanda, e a infeliz filha de um senhor local que planeja casar sua filha com o lindo e jovem tsar. 

Mas Tsar Mirnatius não é o que parece. E o segredo que ele esconde ameaça consumir as terras dos humanos e Staryks. Dividida entre escolhas mortais, Miryem e suas duas aliadas improváveis embarcam em uma jornada desesperada que irá colocá-las nos limites do sacrifício, do poder e do amor. 


"Trail of Lightning" (The Sixth World vol. 1) de Rebecca Roanhorse


Ficha Técnica:


Nome: Trail of Lightning

Autora: Rebecca Roanhorse

Série: The Sixth World vol. 1

Editora: Saga Press

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 304

Data de Publicação: junho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2Ir8FIL










Sinopse: Maggie Hoskie é uma caçadora de monstros Dinétah, uma assassina dotada de poderes sobrenaturais. Quando uma pequena cidade precisa de ajuda para encontrar uma garota desaparecida, Maggie é sua última e melhor esperança. Mas, o que Maggie descobre sobre o monstro é muito mais terrível do que qualquer coisa que ela poderia imaginar.


Maggie aceita de forma relutante a ajuda de Kai Arviso, um homem da medicina não convencional, e, juntos, eles irão viajar pela reserva, descobrindo pistas de antigas lendas, trocando favores com trapaceiros e lutando contra magia negra em um mundo retalhado de tecnologia deteriorada. Quando Maggie descobre a verdade por trás dos assassinatos, ela terá que confrontar seu passado se ela quiser sobreviver.


Sejam bem-vindos ao Sexto Mundo.


"Space Opera" de Catherynne M. Valente


Ficha Técnica:

Nome:Space Opera Autora: Catherynne M. Valente Editora: Saga Press Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 304 Data de Publicação: abril de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2OtW4IV











Sinopse: Um século atrás, as Guerras Sencientes devastaram a galáxia e quase acabaram com todo o conceito de vida inteligente que navega pelas estrelas. Após isso, uma tradição curiosa foi inventada - algo para animar a todos que restaram e fazer com que os mundos fragmentados ficassem juntos no espírito da paz, da união e da compreensão.

Uma vez a cada ciclo, as grandes civilizações galáticas se unem para o Grand Prix Metagaláctico - parte competição de gladiadores, parte concurso de beleza, parte concertos de música e parte continuação das guerras do passado. Espécies de todas as partes do universo competem em feitos de música, dança e/ou qualquer cópia do que é feito por várias criaturas que podem ou não possuir, no sentido tradicional, pés, bocas, laringes ou rostos. E se uma nova espécie deve desejar ser contabilizada entre os mais elevados e poderosos, se um novo planeta produzir outro grupo selvagem de animais, máquinas ou algas que clamam ser, contra tudo e todos, senciente? Bem, então eles terão que competir. E se eles falharem? Exterminação súbita para sua espécie inteira.

Este ano, entretanto, a humanidade descobriu o gigantesco universo. E enquanto eles esperavam descobrir um grande drama de diplomacia, armas, buracos de minhoca e conselhos estóicos de aliens, eles encontraram glitter, batom e guitarras elétricas. A humanidade não conseguirá lutar por seu destino - eles devem cantar.

Decibel Jones e os Zeros Absolutos foram escolhidos para representar seu planeta no maior palco da galáxia. E o destino da Terra está em sua habilidade de cantar.


Melhor Novella:


Vencedor:


"Artificial Condition" (Murderbot Diaries vol. 2) de Martha Wells


Ficha Técnica:


Nome: Artificial Condition

Autora: Martha Wells

Série: Murderbot Diaries vol. 2

Editora: Tor.com

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 160

Data de Publicação: maio de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2InmDv9











Sinopse: Ele tem um passado sombrio - um em que um número de seres humanos foram mortos. Um passado que fez com que ele recebesse o apelido de "Murderbot". Mas ele tem apenas vagas memórias do massacre que gerou esse título, e ele quer saber mais.


Estando lado a lado com a nave de Transporte e Pesquisa chamada ART (você não quer saber o que a letras "A" significa), Murderbot segue para o instituto de mineração onde ele fugiu. O que ele descobre pode mudar para sempre a forma como ele pensa...


Demais Finalistas:


"The Black God's Drums" de P. Djèlí Clark


Ficha Técnica:

Nome: The Black God's Drums Autor: P. Djelì Clark Editora: Tor.com Gênero: Fantasia Número de Páginas: 112 Data de Lançamento: agosto de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2IngJu8












Sinopse: Em uma Nova Orleans alternativa pega no meio da Guerra Civil Americana, a escaladora de paredes conhecida como Creeper anseia fugir das ruas para o ar - em particular, ao conseguir uma vaga a bordo da aeronave Ladrão da Meia Noite. Creeper planeja conquistar a confiança da Capitã Ann-Marie com informações que ela descobre sobre um cientista haitiano e uma arma misteriosa que ele chama de Os Tambores do Deus Negro. 

Mas Creeper também tem um segredo: Oya, o orixá africano do vento e das tempestades fala dentro de sua mente e pode ter motivações próprias. 

Logo, Creeper, Oya e a tripulação do Ladrão da Meia Noite são jogados em uma missão perigosa visando impedir os Tambores do Deus Negro de serem libertados e varrer toda a Nova Orleans. 


"The Tea Master and the Detective" de Aliette de Bodard


Ficha Técnica:


Nome: The Tea Master and the Detective

Autora: Aliette de Bodard

Editora: Subterranean Press

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 96

Data de Lançamento: março de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/332YzG3










Sinopse: Certa vez, a nave mental conhecida como A Criança Sombria foi um transporte militar. Uma vez, ela saltou sem esforço por entre estrelas e planetas, carregando tropas e tripulação para uma guerra que rasgou o Império. Até que uma emboscada matou sua tripulação e a deixou ferida e quebrada.


Agora a guerra acabou, e A Criança Sombria, sobrevivendo contra odos os obstáculos, fugiu. Descarregada e lutando para manter alguma forma de seguir a vida, ela não tem planos de voltar ao espaço. Até que a estudante abrasiva e arrogrante chamada Long Chau veio vê-la. Long Chau quer recuperar um corpo para seus estudos científicos: uma tarefa simples o suficiente e bem paga.


Mas, quando o corpo que eles encontram revela ter sido assassinado, a simples tarefa se torna uma investigação vasta e complexa, levando inexoravelmente de volta ao passado - e, novamente, ao vácuo insuportável onde A Criança Sombria quase perdeu tanto a sanidade quanto a vida...


"Beneath the Sugar Sky" (Wayward Children vol. 3) de Seanan McGuire


Ficha Técnica:

Nome: Beneath the Sugar Sky Autora: Seanan McGuire Série: Wayward Children vol. 3 Editora: Tor.com Gênero: Fantasia Número de Páginas: 176 Data de Lançamento: janeiro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2AMW66m










Sinopse: Beneath the Sugar Sky, o terceiro livro da série Wayward Children, retorna à Casa de Eleanor West para Crianças Perdidas em uma fantasia contemporânea voltada para fãs de todas as idades. Nesta escola de magia, crianças que viveram aventuras fantásticas são reintroduzidas ao mundo "real".

Quando Rini aterrissa com uma verdadeira queda na fonte atrás da Casa de Eleanor West para Crianças Perdidas, a última coisa que ela espera é encontrar sua mãe, Sumi, que morreu anos antes de Rini sequer ser concebida. Mas, Rini não pode deixar a Realidade ficar no caminho de sua busca - não quando ela tem um mundo inteiro para salvar! (Muito mais comum do que qualquer um pode supor).

Se ela puder achar uma maneira de restaurar sua mãe, Rini terá mais do que um mundo para salvar: ela nunca terá nascido em primeiro lugar. E em um mundo sem magia, ela não tem muito tempo antes que a Realidade perceba sua existência e a varra para longe. Para a sorte dela, o corpo de alunos da escola está bem acostumado com buscas...

Uma história de amizade, pães e derring-do.

Cuidado: Pode Conter nozes.


"Binti: The Night Masquerade" (Binti vol. 3) de Nnedi Okorafor


Ficha Técnica:

Nome: Binti: The Night Masquerade Autora: Nnedi Okorafor Série: Binti vol. 3 Editora: Tor.com Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 208 Data de Lançamento: janeiro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2IqhmTM











Sinopse: Binti retornou ao seu planeta natal, acreditando que a violência da Medusa foi deixada para trás. Infelizmente, embora seu povo seja pacífico como um todo, o mesmo não pode ser dito dos Khoush, que alimentam as chamas de sua antiga rivalidade com a Medusa.

Longe de sua vila quando os conflitos começam, Binti corre para casa, mas a raiva e o ressentimento já levou as vidas de muitos próximos a ela.

Mais uma vez fica a cargo de Binti e seu intrigante novo amigo Mwinyi, intervir - embora os anciãos de seu povo não acreditem em suas motivações completamente - e tentam prevenir uma guerra que poderia varrer o seu povo de uma vez por todas.

Não percam a conclusão essencial da trilogia Binti.


"Gods, Monsters and the Lucky Peach" de Kelly Robson


Ficha Técnica:


Nome: Gods, Monsters and the Lucky Peach

Autora: Kelly Robson

Editora: Tor.com

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 240

Data de Lançamento: março de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2LQV6o0











Sinopse: Descubra uma história de aventura com a humanidade utando para consertar seu planeta arruinado ou luxurioso em um passado menos corrompido.


Emm 2267, a Terra apenas começou a se recuperar de desastres ecológicos que se espalharam pelo mundo. Minh é parte da geração que primeiro retornou para a superfície da Terra vinda do inferno que é o subterrâneo, para reivindicar o habitat ancestral da humanidade. Ela gastou toda a sua vida restaurando ecossistemas fluviais, mas ultimamente o tipo de projetos de restauração de longo prazo em que Minh trabalha parece estar parado devido à invenção da viagem no tempo. Quando ela consegue a oportunidade de levar um time até o ano de 2000 a.C. para pesquisas os rios Tigre e Eufrates, ela consegue também uma chance de descobrir os segredos do grupo sombrio de pensadores que controlam a tecnologia de viagem no tempo.


Tags: #hugoawards #premiacoesfantasticas #torcom #solaris #maryrobinettekowal #marthawells #kellyrobson #catherynnemvalente #nnediokorafor #seananmcguire #aliettedebodard #yoonhalee #naominovik #pdjeliclark #ficcaocientifica #scifi #ficcoeshumanas






ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.