top of page
  • Foto do escritorAmanda Barreiro

Desafio Ficções: "Bruxa Akata" (Bruxa Akata, vol. 1), de Nnedi Okorafor

Uma trama cheia de mitologia e cultura nigeriana se desenrola em torno de Sunny, uma albina que parece transitar entre dois mundos.


A ilustração mostra uma jovem menina albina com símbolos desenhados no rosto e um inseto na testa, representando a protagonista Sunny.
Arte da capa da edição brasileira.

Sinopse:


Carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano, Bruxa Akata tece uma trama de magia e mistério, repleta de mitologia africana. Uma história de amizade, superação e sobre como achar seu lugar no mundo.


Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos e é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. O sol é seu inimigo. Castiga a pele e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente, é uma agente livre. Uma pessoa com poderes que nasceu de pais comuns.


Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?


Bruxa Akata


Escolher a Nnedi Okorafor como autora negra de fantasia para o Desafio Ficções me pareceu uma escolha óbvia: já havia lido alguns autores nigerianos e a cultura riquíssima deles sempre me empolgou. Ainda que separados por um oceano de distância, é impressionante o quanto o Brasil absorveu e se transformou no país que é hoje aos moldes de reinos africanos milenares, como a própria Nigéria (com maior influência da nação iorubá por aqui). Essa conexão América-África, ainda tão distante quando pensamos especificamente na fantasia, precisa ser fortalecida e valorizada.


Dito isso, Bruxa Akata é um livro infanto-juvenil ou young adult bastante focado em valores muito particulares da cultura igbo, como a mitologia, a culinária e os costumes sociais. Apesar de se dirigir ao público jovem, não deve ser confundido com uma narrativa boba, com aqueles romances e crises adolescentes de sempre; não, Bruxa Akata rompe com o estereótipo de young adult ao fornecer uma imersão encantadora em um universo que sequer sonhamos em existir, cheio de pós e facas mágicos, livros de feitiços, máscaras rituais e um sem fim de situações sobrenaturais interessantíssimas.


A imagem representa a protagonista Sunny, uma jovem negra de pele albina e dreads loiros. O rosto de Sunny está iluminado.
Sunny - arte por @adxnnart

A começar pela escrita da Nnedi Okorafor, leve, engenhosa e envolvente, o ritmo da leitura torna-se viciante uma vez que se consiga assimilar alguns conceitos básicos que vão sendo explicados. Aqui e ali surgem palavras em igbo, mas nada que um leitor experiente não consiga resolver. Essas palavras, aliás, contribuem para a imersão pretendida e acabam por facilitar uma maior compreensão da história toda, sem que a tradução possa interferir gravemente na narrativa. Os capítulos são curtos e pontuados por inserções de trechos do livro que Sunny está lendo durante a trama para se educar sobre sua posição na sociedade leopardo, o que facilita todo o worldbuilding da autora e é uma grande ajuda para nos situar nas questões mitológicas.


Narrado em terceira pessoa, mas sempre seguindo os acontecimentos sob a perspectiva de Sunny, é possível visualizar melhor todas as situações e entender tanto os sentimentos confusos da protagonista como o desenrolar do mistério construído pelo livro. Sobre Sunny, tudo nela é incomum, algo inaceitável para uma jovem menina de doze anos. Filha de pais nigerianos, nascida nos Estados Unidos e albina, a protagonista de Bruxa Akata pensava que o bullying era o seu maior problema. Isto é, até se descobrir uma agente livre leopardo. Sunny é muito bem construída, uma típica jovem tímida e insegura, mas criativa e ingênua. A autora compôs um quarteto principal para a trama, diferenciando-se dos demais livros do gênero, e todos os personagens são carismáticos, interessantes e contam com dramas e histórias de vida bastante singulares.


Por falar em romper com o típico trio de heróis adolescentes, preciso dizer que acho a comparação entre Bruxa Akata e Harry Potter terrivelmente injusta. Ainda que ambos envolvam adolescentes aprendendo magia e que existam, sim, algumas semelhanças como professores e um lugar mágico acessível somente aos leopardos, basicamente essa é toda a associação que se pode fazer entre as duas histórias. Bruxa Akata é extremamente original na temática, desde os encantamentos à finalidade deles, representando uma magia muito mais simbólica e atrelada à natureza e aos elementos.


A imagem representa a protagonista Sunny sobreposta a um sol.
Sunny - arte de Sophie Campbell

Este, aliás, é um dos meus aspectos favoritos na leitura, me surpreendendo positivamente pela quantidade de informações tão diversas do que costumamos consumir por aqui (considerando que a mitologia igbo sequer é considerada na nossa cultura ocidental), mas ao mesmo tempo expressas de forma muito tangível. O sobrenatural age como o elo entre todas as demais nuances do livro e é utilizado em todos os detalhes.


Okorafor trabalha a magia leopardo inserindo receitas, vestimentas, tradições e relacionando inclusive situações cotidianas a uma aura mágica, nos transportando a um lugar de possibilidades infinitas que costumam ser contempladas somente na infância. E é com esse olhar atencioso aos detalhes que a autora nos conquista a todo momento com aventuras, monstros, desafios e vilões que conseguem surpreender até o leitor mais habitual de fantasia.


A história em si não inventa a roda, é linear e gera as expectativas naturais do gênero young adult, mas surpreende pela criatividade e pelos elementos desconhecidos - para nós - que utiliza. Mesmo imaginando como algumas coisas aconteceriam, em vários momentos me peguei ansiosa para descobrir o que aconteceria a seguir e torcendo para Sunny ficar bem. Foi esse tipo de sentimento, de aproximação com a narrativa, que a Nnedi Okorafor conseguiu provocar com enorme habilidade, tornando Bruxa Akata um livro gostoso de ser lido, uma raridade entre tanta mesmice.


Bruxa Akata deixou uma urgência em conhecer a fantasia sob novas expressões culturais e mostrou como são infinitas as possibilidades quando se trabalha com mitos, lendas e costumes que fogem do lugar comum eurocêntrico, apostando nas tradições e em uma escrita empática, leve e graciosa para contar uma história digna de ser conhecida. O livro tem uma continuação ainda não publicada no Brasil. Vamos torcer pela continuação da história de Sunny.











Ficha técnica:


Nome: Bruxa Akata

Autora: Nnedi Okorafor

Série: Bruxa Akata vol. 1

Editora: Galera Record

Tradutor: João Sette Câmara

Número de Páginas: 322

Ano de publicação (no Brasil): 2018



Link de compra:












Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.