top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Uma bela construção de personagens: "Âmbar" de Nicolás Ferraro

Nesta história de suspense e de vidas perdidas, vamos tentar aprender como Nicolás Ferraro construiu uma história instigante e nos prendeu usando técnicas avançadas de escrita. Vamos estudar um pouco sobre técnicas narrativas.


Sempre é válido estudarmos um pouco de escrita criativa partindo de alguma história como exemplo. Recebi Âmbar, de Nicolás Ferraro, dos meus parceiros da Avec Editora, mas não costumo fazer resenhas de livros policiais ou de thriller, porque acho que acaba fugindo do escopo do site. Mas, gostei tanto do livro que achei interessante destacar alguns pontos que tornaram o romance em algo especial e que valem a pena serem mencionados. Fora que sair de nossa zona de conforto e ler outros gêneros sempre é bom para diversificarmos nossas abordagens de escrita. Então, essa vai ser uma matéria diferente em que vou passar alguns pontos que julguei merecerem destaque. E quem sabe possam ajudá-los com alguma dúvida de escrita (para escritores) ou entenderem melhor as leituras que fazemos (para leitores mais curiosos).


Fazendo uma rápida sinopse, Âmbar é uma adolescente de seus quinze anos que vive com seu papel Victor Mondragón. Ela vive se mudando a todo o momento e seu cotidiano é bastante perigoso. Isso porque seu pai é um matador de aluguel. Um homem contratado para fazer os mais diversos trabalhos, desde tráfico de drogas até assassinatos a sangue frio. Victor é um dos melhores no que fazem, o que lhe rendeu uma reputação conhecida no Cone Sul. Âmbar faz parte dessa vida, mas anseia com uma adolescência normal, onde ela pode fazer amigos, frequentar a escola, namorar. Mas, isso não é uma escolha dela. Só que tudo irá mudar quando Victor e seu companheiro são emboscados por atiradores. Embora Victor tenha saído vivo, seu companheiro não teve a mesma sorte. É aí que se inicia uma caçada para saber quem foi o responsável por colocar um prêmio na cabeça deles. Enquanto isso, Âmbar reflete sobre sua vida.


Vamos começar pelo início. Pelo começo da história mais precisamente e as escolhas que Ferraro faz. A narrativa é escrita em primeira pessoa, do ponto de vista da Âmbar. Então nós conhecemos o mundo pelos olhos dessa jovem que vive mudando de cidade e cuja vida é bastante perigosa. Optar pela primeira pessoa tem a ver com criar uma conexão entre o leitor e sua protagonista. Ferraro quis nos apresentar uma narrativa mais intimista. E a primeira pessoa fornece essa sensação. A narrativa pede o tipo de discurso empregado. Se Ferraro optasse pela terceira pessoa, a história soaria mais distanciada, mesmo que a câmera fosse focada em Âmbar. O relato pessoal da personagem ganha mais força porque revela os sentimentos que ela tem em seu íntimo. Não à toa o livro tem longos trechos narrativos. Porque vários destes parágrafos não passam de fluxos narrativos dela, navegando por todo tipo de assuntos. Variam desde os quartos de motel em que vivem, ao tipo de comida que ela curte, às suas opções para programas de TV. Ou seja, é através destes fluxos de pensamento que o autor nos revela como sua protagonista se relaciona com o mundo.


O começo da história nos coloca no meio da confusão acontecida após a emboscada realizada contra o pai de Âmbar, Victor. Logo no primeiro capítulo o leitor já percebe que existe alguma coisa errada acontecendo na vida dessa garota. A maneira como ela lida com a situação demonstra experiência. Ou seja, a opção de Ferraro por nos colocar no olho do furacão foi bastante acertada porque revela duas coisas: primeiro que é a motivação para a jornada da personagem e segundo que é a própria vida da mesma. Percebam que o autor não faz nenhum flashback em nenhum momento do livro. Não conhecemos a mãe da protagonista, uma personagem quase sempre mencionada. Sabemos apenas que Âmbar foi abandonada... ou não por ela. Lembrando que uma narrativa em primeira pessoa sempre tem um narrador não confiável. Isso acontece porque a história está sendo contada por aquele que é o protagonista da mesma. É sua visão de mundo que se interpõe sobre a nossa. Suas afirmações são seu ponto de vista. O personagem pode estar retendo, ocultando ou omitindo informações. Ou simplesmente não as tem por completo. Numa narrativa em terceira pessoa, a narrativa é menos parcial porque podemos ter acesso a uma gama maior de informações. O autor ainda pode reter essas informações, mas apenas para fins de dramaticidade. É diferente de um personagem simplesmente não saber informações. Muitas informações neste livro são deixadas no ar, mas não porque o autor deseje fazer uma série de livros. É porque estas informações não interessam ao contexto do que ele está escrevendo. Detalhe: a narrativa é bem fechadinha, sem deixar ganchos.


O autor optou por usar um esquema de três atos para contar sua história. Assim como a jornada do herói, a narrativa em três atos é apenas mais uma forma. Podemos até chamar esse modelo de cinematográfico porque muitos roteiristas de cinema ainda empregam até hoje esse formato. Nele há uma divisão clara de atos: introdução, meio ou desenvolvimento e clímax/conclusão. Esse sistema pode ter três ou quatro atos, dependendo de como o autor deseje contar sua história. Ele pode criar um ato adicional para trabalhar com mais profundidade a conclusão. Em Âmbar, os três atos correspondem aos três capítulos maiores do livro. Então, na introdução vemos como é a vida de Âmbar e o começo da busca de Victor; no desenvolvimento, eles chegam até uma outra cidade onde Victor descobre quem é o pistoleiro atrás dele e Âmbar começa a refletir sobre sua própria existência; e o clímax é o confronto com o antagonista e a conclusão com alguma mudança no status quo. Ferraro dividiu com bastante precisão seus três atos, então dá para analisá-los bem de perto. Na introdução geralmente apresentamos os personagens e suas motivações. Como a jornada se inicia e pistas sobre o que ela verdadeiramente esconde. No desenvolvimento os obstáculos são inseridos e o personagem precisa passar por "testes" que vão explorar sua convicção. O clímax é onde todas as sementes plantadas ao longo da narrativa vão brotar e os conflitos precisam ser resolvidos (ou não, caso um conflito se metamorfoseie em outro).


Outro ponto muito importante foi a opção de Ferraro por ter apenas dois personagens. Somente Victor e Âmbar. Teremos o antagonista sendo alardeado por toda a história, mas ele não é mostrado. Apenas sua presença é que representa algo ameaçador. Até temos personagens secundários, mas eles são meramente passageiros com exceção de uma que é introduzida no final do segundo ato e tem importância no terceiro. Ao escolher brincar com apenas dois personagens, o autor consegue se concentrar em dar maior tridimensionalidade a eles, mostrando que estes não são nem um pouco perfeitos. Novamente: narrativa em primeira pessoa, intimista, com narrador não-confiável. Todas essas características fornecem um ar de extrema humanidade a eles. Nem Âmbar, nem Victor se escondem em uma faceta heroica. Eles buscam sobreviver em uma conjuntura de morte e violência que se repete de maneira cíclica ao longo da história. Na essência, a narrativa nada mais é do que a protagonista tentando quebrar esse ciclo de mortes. Passamos muito tempo ao lado destes dois personagens e vamos conhecer seu interior, seus sentimentos.


O cenário empregado é de um interior maltratado e repleto de corrupção e crime. A maior parte das pessoas com as quais Âmbar e Victor lidam são criminosos de alguma espécie. Vale destacar que Ferraro ainda mantém um certo grau de inocência na maneira como a protagonista vê o mundo. Uma inocência cerceada por um mundo violento e cruel. Seu pai é capaz de atrocidades cruéis como espancar um garoto apenas porque respondeu errado para ele. Victor é um homem duro, forjado nesse mundo onde os amigos são poucos e você precisa olhar por cima do ombro. Sendo sua filha, Âmbar tenta justificar ou até normalizar as ações dele, mas com o passar da narrativa suas certezas vão caindo por terra. É um cenário tão distorcido que a figura do Sábio da história é assumido por uma mulher que tem uma conduta moral questionável. E Ferraro é bastante habilidoso ao tornar tal mulher uma pessoa bastante interessante e repleta de sabedoria a passar para alguém mais nova. Boa parte dos locais são terrenos baldios, casas abandonadas, pequenos vilarejos dominados por chefões do crime. Somos apresentados a uma normalidade dentro da ausência do Estado. Algo bastante comum em lugares afastados dos grandes centros urbanos. Outro detalhe: a narrativa parece se passar algumas décadas no passado. Não sei precisar se nos anos 80 ou 90.


Falando um pouco do clímax/conclusão, sem dar spoilers, o autor amarrou várias pontas soltas. Até acho que existe um deus ex machina, uma coincidência muito grande, acontecendo lá pelos momentos finais, mas nada de grave. Nesse clímax, o autor explora como a personagem amadureceu suas dúvidas a ponto de ter se tornado outra pessoa. A Âmbar do final do livro não é a mesma que no começo. Ela chegou a uma definição de o que ela deseja para si tendo como base todas as suas experiências anteriores somadas aos acontecimentos recentes. Tudo isso entra em uma rota de colisão que reflete suas escolhas. O que ela faz no final faz total sentido e é coerente com todo o registro narrativo. O autor fez de uma forma que desse a entender que se tratou de uma virada narrativa, mas nada foi mais lógico do que o que ela fez. Tem um ponto que não sei se a inspiração de Ferraro foi essa. A jornada de Âmbar me parece com a de um protagonista de faroeste. Ele chega a uma cidade com problemas ou uma situação complicada, precisa lidar com o problema, e ao final sua presença não é mais requerida naquele espaço e ele precisa cavalgar rumo ao sol. O protagonista de faroeste geralmente é um fora-da-lei ou alguém que vive às margens dela. O problema que se apresenta na cidade é um que as autoridades ou as forças da normalidade não conseguem lidar. Em qualquer outro contexto, o protagonista seria mal visto na cidade. Mas, sua abordagem à margem da lei favorece os habitantes locais naquele momento. Depois que tudo é resolvido, o fora-da-lei continua sendo um fora-da-lei. Por isso ele precisa deixar o lugar. Tirando alguns detalhes deste modelo narrativo, se parece muito com a jornada da protagonista.


Enfim, espero que vocês tenham curtido essa forma de apresentar um livro. Tentei abordar alguns elementos de escrita criativa, me referindo a trechos do livro e dando alguns insights sobre ele. Gostei bastante de Âmbar e é uma leitura bem rápida. A gente acaba bastante imerso na vida de Âmbar e em como ela precisa lutar para sair daquele ciclo de violência incessante. Ao final, me senti bastante satisfeito com a leitura e procurei compartilhar de uma maneira um pouco diferente. Se vocês gostaram, deixem seus comentários aí.


Livro comentado:


Ficha Técnica:


Nome: Âmbar

Autor: Nicolás Ferraro

Editora: Avec

Gênero: Drama

Tradutora: Jana Bianchi

Número de Páginas: 255

Ano de Publicação: 2023


Link de compra:


*Material recebido em parceria com a editora Avec






Sinopse: Um dos maiores êxitos da literatura argentina atual agora no Brasil. Com Ámbar, vencedor do prêmio Daniel Hammett de melhor romance policial de 2022, Nicolás Ferraro constrói uma narrativa poderosa sobre a relação entre uma adolescente, que apenas queria uma vida normal, e seu pai criminoso, responsável por arrastá-la para uma jornada ao inferno.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.