• Amanda Barreiro

Resenha: "Vigília Noturna - Contos Noir", de Karen Alvares e Dana Guedes

Mistério e sedução misturam-se nos dois contos noir assinados por Karen Alvares e Dana Guedes.



Sinopse:


Investigação, mistério e o clima "noir" das primeiras décadas do Século XX. Esses são os ingredientes de "Vigília Noturna", uma antologia das autoras Dana Guedes e Karen Alvares. Os dois contos exploram as histórias de detetives solitários, que precisam encarar as sombras do próprio passado para resolver casos repletos de suspense. Coloque o jazz na vitrola, vista seu melhor casaco e deixe o manto da noite cobri-lo nessa leitura.




Contos Noir

Vigília Noturna é um dueto de contos de temática noir escritos pelas autores Dana Guedes e Karen Alvares. Foi a minha primeira experiência com a Dana, mas a Karen é uma autora que já acompanho há bastante tempo e nunca deixa de me surpreender.


A coletânea, em si, é de alta qualidade e muito bem ambientada dentro da proposta, proporcionando toda a imersão esperada em um clima sombrio e absolutamente sedutor. E tudo isso fica melhor com música, é claro. As autoras disponibilizaram uma playlist no Spotify para completar a experiência.


Vou expor minhas impressões sobre os dois contos de forma mais particular.


1 - A Pérola e o Camafeu

Cena do filme "Laura", 1944.

Autora: Dana Guedes

Avaliação:


O crime é a alma do gênero noir, estética marcante da primeira metade do século XX. Detetives, mafiosos e femme fatales dividiam a cena em tramas cheias de um charme inconfundível.


Todos os elementos mais representativos foram incorporados à trama de A Pérola e o Camafeu, primeiro conto da coletânea. Benjamin Amsel é o Vigia, o típico investigador solitário e amargurado, solucionando os mistérios que a

polícia não consegue.


O conto é curtinho, mas trabalha muito bem os personagens, bem construídos e encaixados na temática, apesar de guardarem semelhança com os principais ícones noir - um perfil bastante explorado pela literatura policial e pelo cinema. O clichê está presente em todo o conto, mas isso não é ruim; Dana Guedes utiliza esses elementos para criar uma história rápida, interessante e rigorosamente fiel à premissa.


A ambientação é tão bem feita que quase podemos visualizar a história, como em um filme de época. A autora utiliza vários trechos de músicas (excelentes, por sinal) para ajudar nessa contextualização, então recomendo essa experiência interativa.


A Pérola e o Camafeu não é um conto inovador; ele fica numa zona de conforto bem delimitada e acaba por reproduzir os clássicos do gênero, mas o faz de forma sábia e com uma escrita mais do que competente. Esse meu primeiro contato com a autora foi, de fato, muito prazeroso.


2 - A Mulher Púrpura


Autora: Karen Alvares

Avaliação:


Conheço o trabalho da Karen já de longa data, sempre acompanhando sua contribuição ao terror nacional, além de outros contos variados aqui e ali, e ela sempre me surpreende no modo de conduzir a narrativa. Em A Mulher Púrpura, a detetive M. é contactada por uma mulher sedutora em um bar decadente. Novamente, há a incidência de vários clichês noir para compor o perfil das personagens, a ambientação e o esqueleto da história, mas Karen vai além e acrescenta elementos até mesmo avessos aos esperados de um conto desse universo.


A combinação causa estranheza a princípio; é ousada, devo dizer, e surpreende. Aos já familiares com a escrita da autora, é no inesperado e no sobrenatural que reside o seu talento. Karen desenvolve uma história intrigante, atraente e cheia de tensão. Gostei de como se deu a transição da ambientação e de como os mistérios foram revelados; tudo foi muito bem articulado. Particularmente, eu gostaria de ler mais sobre o background da detetive, seu passado, sua infância... mais detalhes sobre o que realmente aconteceu seriam muito bem vindos.


Vigília Noturna é um livro curtinho com dois contos de qualidade com ambientação e temática noir, cujo foco é a investigação policial. Ainda que o gênero seja muito explorado, ele sempre guarda seu charme em um mix de elegância, decadência, melancolia e sedução. Ambos os contos são muito bons e valem a pena cada minuto da leitura.



Ficha técnica:


Nome: Vigília Noturna - Contos Noir

Autoras: Dana Guedes e Karen Alvares

Editora: Independente

Gênero: Suspense noir

Número de páginas: 68

Ano de lançamento: 2019


Link de compra:

https://amzn.to/2LO0LtU


*Este livro foi cedido em parceria com a autora Karen Alvares.


Tags: #literaturanacional #noir #contos #policial #suspense #misterio #autorasnacionais










ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.