top of page
  • Foto do escritorAmanda Barreiro

Resenha: "Uma Tocha na Escuridão" (Uma Chama entre as Cinzas vol. 2) de Sabaa Tahir

Na continuação de Uma Chama Entre as Cinzas, Laia precisa chegar à prisão de Kauf para resgatar seu irmão. Enquanto isso, o Império mergulha no caos.


Sinopse:

O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?


Uma Tocha na Escuridão


Alerta: contém spoilers de Uma Chama Entre as Cinzas!


A história de Laia prossegue pelo que deveria ser o momento mais visceral da trama: a fuga da Academia Blackcliff cobrou um alto preço dela e de Elias Veturius, o Máscara que decidiu questionar a realidade na qual foi criado para acreditar e seguir fielmente. Digo deveria porque, diferentemente do primeiro volume, que entregou uma história cheia de sobressaltos e emoções intensas, Uma Tocha na Escuridão não conseguiu manter o ritmo e precisou desacelerar em muitos momentos.


Tudo bem que uma história mais comedida não implica em perda de qualidade, longe disso, mas alguns pontos me levam a questionar o padrão adotado por Sabaa Tahir para contar o desenrolar dessa narrativa. Vou começar a comentar a partir de um nível mais estrutural: para um momento de desenvolvimento na trama, como costuma caber no meio de trilogias e séries, a linguagem, a escrita e a estruturação narrativa de Tahir ficou simplificada demais, rasa e sem a cadência necessária para aprofundar o mundo criado pela autora. Temos o Império, os entornos, as Tribos, alguns locais pontualmente mencionados e a prisão de Kauf; todo o restante fica solto e sem muita dimensão. Os capítulos excessivamente curtos e divididos entre Laia, Elias e a Máscara Helene também não ajudam muito a fazer uma composição mais sólida do Império. Infelizmente, todo o worldbuilding, a cultura e a mitologia da série são interessantes demais para se perderem em páginas e mais páginas da Laia se sentindo assim ou assado, querendo beijar esse ou aquele ou fazendo mais e mais bobagens.


Essa escrita e narrativa simplificadas são características das literaturas Young Adult em geral, e deixo claro que simples não precisa significar ruim; não é bem o caso desse segundo volume. Há uma certa incerteza na condução da história, resultando em vários capítulos desnecessários, especialmente os da própria protagonista Laia, e vários de Helene também são apenas mais e mais da mesma informação. Acho lastimável que uma personagem tão forte, impetuosa e calorosa como Laia tenha ficado em um plano tão banal. Para não ser injusta, há sim uma recuperação dessa situação e as coisas melhoram a partir de uns 60% da trama, mas até chegar lá...


Como citei a mitologia e o worlbuilding de forma geral apresentados e desenvolvidos em Uma Tocha na Escuridão, preciso também comentar o porquê de só ter reclamado dos capítulos da Laia e da Helene. Por conta do desenrolar dos eventos pós-fuga de Blackcliff, boa parte dessa maravilhosa mitologia árabe fica reservada aos capítulos de Elias Veturius. Se antes os effrits nos foram brevemente introduzidos, além da vaga menção aos djinns e ao misterioso Portador da Noite, neste segundo volume todos esses seres e espaços mágicos vêm à tona e interagem de diversas - e importantes - formas com os protagonistas. Elias, no entanto, não apenas interage como vivencia uma narrativa só sua, muitíssimo bem construída e mais intrigante do que os passos errantes de Laia.


Acredito que vale ressaltar não apenas a qualidade da construção dessa mitologia e fantasia com inspirações árabes, mas também o quão diferente é essa temática nos nossos romances ocidentais. O cenário desértico e as criaturas do Oriente Médio não são exatamente novidade ou exclusividade da escrita da Tahir, mas certamente não são tão explorados quanto deveriam ser, principalmente se considerarmos a vastidão dessa cultura milenar e a densidade e diversidade de culturas povoando toda a região.


Mas falando especificamente sobre as personagens, pelo menos com relação às três principais, é perceptível que tanto Laia quanto Helene acabaram caindo num lugar comum às protagonistas femininas - o romance, o triângulo amoroso, os momentos de paixão impensada -, o que é uma pena, como já mencionei. Gostei da inclusão de novos personagens, como a tribal Afya e a djinn Shaeva. O marcial/espião Harper também acrescenta bons momentos no plot de Helene, contribuindo com mais informações sobre o Império e alguns segredos interessantes.


Uma característica que se manteve na escrita da Sabaa Tahir, entretanto, é o risco das decisões: percebo que a autora continua ousada e não teme fazer escolhas complexas, tampouco teme as consequências de lidar com a narrativa depois dessas escolhas. Há mais de um momento assim neste livro, e por isso devo não só elogiar, mas também demonstrar respeito diante de tanta coragem. Soluções fáceis simplesmente não estão no menu da autora.


No geral, a condução do segundo volume da série foi desanimadora e um tanto frustrante - eu tinha expectativas altas para este livro, já que o primeiro foi tão empolgante! Tanto a narrativa quanto o desenvolvimento dos personagens deixou a desejar e não conseguiu desviar do lugar comum das histórias Young Adult. Não são erros tão graves que me façam desistir da série, mas confesso que vou para o terceiro volume bastante desconfiada e prevenida. Neste momento, o que segura Uma Tocha na Escuridão é basicamente a mitologia belíssima dos djinns, que eu quero ver muito mais.








Ficha Técnica:


Nome: Uma Tocha na Escuridão

Autora: Sabaa Tahir

Série: Uma Chama Entre as Cinzas - vol. 2

Editora: Verus

Tradutor: Jorge Ritter

Número de Páginas: 434

Ano de Publicação: 2017


Outros Volumes:


Link de compra:


















Comentarios


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.