• Paulo Vinicius

Resenha: "O Silêncio do Mundo" de Melissa de Sá

Em um mundo em que as fronteiras voltaram a existir, Licia conhece um jovem rapaz que busca na música a resposta para os problemas de seu coração.



Sinopse:


Num continente oprimido por um governo autoritário, a adolescente Lícia tenta entender o mundo à sua volta ouvindo CDs antigos e procurando músicas e fotos nos restos da banida Internet.





A Melissa gosta de trabalhar com distopias. É legal pensar primeiro no conceito de distopia antes de analisar o conto porque isso fala muito de como a autora pensou a construção narrativa. Uma distopia é uma especulação de um futuro onde algum tipo de acontecimento trágico provocou a ascensão de um governo opressor. O autor pode ou não precisar que tipo de governo é e de que forma ele atua. Neste conto, a Melissa opta apenas por mostrar o segundo caso. Só por isso, ela deixa o conto ainda mais assustador porque o leitor acaba completando as lacunas deixadas para trás.


Licia é uma adolescente em fase de amadurecimento. Ela convive com uma realidade diferente daquela vivida pela sua mãe. A todo o momento a autora faz o contraste entre a vida de ambas. O terror de uma distopia é quando ela se toda normalizada na vida de uma pessoa. Para Licia, aquela realidade opressora é o status quo. Para a mãe dela, se lembrar daquilo que ela perdeu parte seu coração. Não é possível sofrer por aquilo que você ignora. Quando Licia conhece Yuri forma-se uma conexão instantânea. Surge alguém com quem ela consegue compartilhar ideias, passar tempo. Alguém com quem ela se identifica. Porém ao mesmo tempo ele é um rapaz melancólico, que busca preencher as lacunas de seu coração através da música.


Este é claramente um conto young adult onde a autora vai tratar o amor adolescente, a descoberta e o amadurecimento. Mas, ela faz isso sem ser água com açúcar. As relações entre Licia, Yuri e Aldaya funcionam bem e revelam diversas camadas. Tem a amizade, o amor nascente, a forma como a opressão se forma dentro dos seus corações. E, principalmente, aquele momento de estalo quando Licia percebe a prisão em que está vivendo. O Silêncio do Mundo não é um conto que me encantou por completo, mas é muito bem escrito e desenvolve bem seus personagens dentro da proposta pensada pela autora.








Ficha Técnica:


Nome: O Silêncio do Mundo

Autora: Melissa de Sá

Editora: Draco

Número de Páginas: 21

Ano de Publicação: 2014


Avaliação:

Link de compra:

https://amzn.to/3jt7eub