• Paulo Vinicius

Resenha: "O Método Respiratório" de Stephen King

Um conto realmente assustador presente na coletânea Quatro Estações, de Stephen King. O final deste conto é surpreendente. Convido vocês a conhecerem este que, na minha opinião, é uma das melhores histórias do autor.

Esta noveleta faz parte de uma coletânea denominada Quatro Estações. Decidi selecionar apenas duas histórias para resenhar, sendo que estas são aquelas que mais tem a ver com o gênero de terror. Neste livro King dá a cada noveleta o tema de uma estação do ano. O método respiratório equivale ao Inverno no clube, o último conto do livro.

A história se passa em um misterioso clube de empresários e veteranos. Neste clube as pessoas se reúnem para contar histórias, conversar ou apenas tomar um drink. King quis dar ao clube um aspecto mais misterioso, mas acabou deixando o conceito do próprio clube como pano de fundo. A maneira como o protagonista é convidado ao clube também é estranho. Acredito que King queira trabalha com este clube em outros contos. Senti um pouco do universo multidimensional de A Torre Negra em O Método Respiratório. Pode ser apenas uma impressão, mas foi o que eu percebi permeando as linhas da noveleta.

O enredo se concentra em uma prática do clube de contar uma história de terror na última reunião antes do natal. Em uma destas reuniões, um dos membros mais antigos conta uma história de sua juventude. Esta se passa na década de 30 quando o personagem era um médico que gostava de atuar na área de partos e acompanhamento de gravidez. Ele conheceu uma estranha mulher cuja identidade ela queria manter no anonimato. Isto porque ser grávida e mãe solteira não era bem visto pela sociedade. A mulher tinha uma postura bem diferente para os padrões da época, sendo muito independente. O médico fez todo o possível para ajudá-la e ensinou a ela o método respiratório, método esse que é comum nos dias de hoje. Este consiste no treinamento respiratório ao longo da gravidez de forma a auxiliar as contrações durante o parto reduzindo levemente a dor.

King explora muito bem a sociedade da época mostrando as dificuldades que uma mãe solteira passava no período. O autor deve ter pesquisado sobre o assunto revelando algumas das superstições que cercavam a gravidez. Por exemplo, para acabar com ansiedade, recomendar o fumo. Algumas idéias que para nós, nos dias de hoje e com toda a nossa carga de informações, é uma tolice. Os temas são apresentados de uma maneira sóbria pelo autor e a leitura chega a ser muito agradável.

O enredo é contado através de flashbacks. É como se o personagem estivesse reunido com os amigos em torno de uma fogueira, contando algum acontecimento insólito. Ele poderia ter apresentado o tema em qualquer localização; ser em um clube estranho foi apenas uma artimanha para atiçar a curiosidade. Quem lê pelo menos 75% da história não entende o motivo de ela estar neste blog que lida com fantasia/terror/ficção científica. Mas, o fato de eu tê-lo incluído é por causa da cena do parto. Para quem é pai ou mãe, ou tem um mínimo de sensibilidade, aquela é uma cena gore bizarra. É de arrepiar toda a sequência que leva ao estranho acontecimento que marca os momentos finais da noveleta.

No geral, gostei da história. Achei que o encaminhamento dado por King foi interessante. O leitor acha que a história vai para um lugar quando ela segue outro rumo. Esse, talvez, seja o único problema a ser mencionado. O trecho do clube acabou não servindo diretamente à história. Os personagens são bem construídos e inseridos em uma conjuntura histórica diferente. Fora que eu gostei de ver uma história do autor que se passe em Nova York. É tão raro ele usar um grande centro urbano como pano de fundo. A história realmente é assustadora e nem sei se esse foi o real objetivo do autor. Leiam e vejam por vocês mesmos!

Ficha Técnica:

Nome: O Método Respiratório Autor: Stephen King Conto presente na coletânea Quatro Estações Editora: Suma Gênero: Terror Tradutora: Andréa Costa Ano de Publicação: 2013

Link de compra:  https://amzn.to/2MB4OIk


Tags: #ometodorespiratorio #stephenking #quatroestacoes #editorasuma #conspiracao #gruposecreto #tragedia #acidente #terror #leiaterror #amoterror #igterror #ficcoeshumanas


ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.