• Paulo Vinicius

Resenha: "Ninja, Robôs e Dinossauros" e "Noir Rarefeito" de Thiago D'Evecque

Resenha dupla nesta semana dedicada ao autor Thiago D'Evecque. Com uma proposta incrivelmente inovadora em uma das histórias ele escreve uma boa história noir (quase um CSI só com algo a mais) e na outra ele mistura ninjas, robôs e dinossauros. Diferente não? Conheçam mais no Ficções Humanas.



Vamos conversar rapidamente sobre dois contos curtos escritos por Thiago D'Evecque. Algo que eu sempre ressalto em minhas postagens é o valor do conto. É nele que conhecemos a verdadeira habilidade do autor, tendo que contar uma história em um espaço curto. Thiago D'Evecque é um autor que se destaca pela sua construção de personagens. Nos dois contos ele apresenta personagens muito interessantes em situações diversas.

Ninjas, Robôs e Dinossauros é uma homenagem clara aos tokusatsu, aquelas antigas séries japonesas com super-herois que invocam robôs gigantes. A protagonista é Alicia que aparece em uma missão em que precisa derrotar um poderoso robô tiranossauro rex. A ação é rápida e impactante, mas senti falta de compreender a motivação dos personagens. Provavelmente isso se deu devido à limitação de espaço, prejudicando uma compreensão maior por parte do leitor. O final é interessante e mostra bem o estilo narrativo do autor: quando ele precisa ser violento, ele o é e pronto. Sem firulas.

Noir Rarefeito é um conto meio CSI no estilo noir. Marta e Carlos funcionam naquele estilo de personagem meio decadente ao mesmo tempo em que passam algo cool. Marta chega em um apartamento onde um crime aconteceu e precisa encontrar o responsável pelo assassinato. Ao mesmo tempo em que o autor revela um pouco o caráter dos personagens, a história acaba mostrando elementos curiosos. O final eu achei quase que uma pegadinha, mas entendi a ideia de deixar um final em aberto. Gostei mais de Noir Rarefeito entre os dois contos porque senti que a pena de Thiago funciona melhor nessa atmosfera mais decadente. Limbo é um livro fantástico, mas vendo Noir Rarefeito eu queria muito ver como seria uma história do autor nesse gênero.




Ficha Técnica: Ficha Técnica:


Nome: Noir Rarefeito Nome: Ninjas, Robôs e Dinossauros

Autor: Thiago D'Evecque Autor: Thiago D'Evecque

Editora: Auto-Publicado Editora: Auto-Publicado

Gênero: Policial Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: N/I Número de Páginas: 6

Ano de Publicação: 2015 Ano de Publicação: 2015


Avaliação: Avaliação:






Link de compra:

https://amzn.to/2GaY8Rx

Link de compra:

https://amzn.to/2UpDgyt


Tags: #ninjasrobosedinossauros #noirrarefeio #thiagodevecque #noir #ficcaocientifico #autopublicacao #contos #leiacontos #scifi #leiascifi #amocontos #amoscifi #ficcoeshumanas

ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.