top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Guerreiros ABC - A Guerra Volgana" de Pat Mills e Clint Langley

Os Guerreiros ABC são um grupo de robôs que defendem a liberdade em um mundo distópico onde Volgogrado se transformou em um Estado ditatorial. O temível Ikone, Volkhan, ameaça o mundo com seus guerreiros robóticos em uma batalha sem fim. Nesta série de histórias vemos os integrantes do nosso grupo principal revelando segredos de como eles conheceram o Ikone enquanto seguem rumo a Marineris resgatar Zippo, um de seus companheiros.



Aviso: essa série é parte integrante das revistas Heavy Metal Primeira Temporada, publicadas pela editora Mythos. Nós estamos analisando história por história das cinco edições. Caso vocês desejem ler sobre outras das séries na revista, cliquem nos links abaixo:


Sláine - O Mercenário

Contos de Telguth

Mundo dos Labirintos




Certamente o Pat Mills criou uma história bem pirada aqui. Vou começar tentando fazer uma sinopse e mesmo assim vou falhar miseravelmente. Os Guerreiros ABC são uma parte do exército americano que defende o resto do mundo dos objetivos expansionistas de Volkhan, o líder dos volganos. Em um futuro distópico, Volgogrado se tornou uma espécie de império fascista que busca eliminar para sempre as democracias do mundo, consideradas atrasadas e supérfluas para o desenvolvimento da civilização. Acompanhamos um grupo formado por membros de diversas companhias: Hammerstein, considerado um soldado ideal e o líder do grupo; Deadlock, um cavaleiro marcial que tem seu próprio senso de justiça; Zippo, um soldado que tem uma estranha atração por queimar outros robôs; Mongrol, um guerreiro ABC que foi destruído e remontado por uma jovem chamada Lara; e Blackblood, que outrora foi inimigo dos ABC e agora foi reprogramado. Eles estão a caminho de Marineris, uma cidade mineradora onde eles irão encontrar Zippo, uma recente adição ao grupo. Enquanto eles fazem essa perigosa jornada, os membros do grupo compartilham entre si histórias de como eles tiveram contato com o terrível Volkhan e se encontraram brevemente com Zippo durante as Guerras Volganas.


Essa é uma ótima história para conhecer todo o universo criado por Mills. Serve para introduzir cada um dos personagens ao mesmo tempo em que nos ambienta a um mundo que é realmente bizarro. Preciso dizer que essa não é uma história que me cativou de primeira e precisei de algumas edições para vir a compreender mais ou menos o mundo e quem eram os personagens. Aliás, pensei neles não como indivíduos, mas como tipos de robôs. Na história, vocês vão encontrar vários Hammersteins, por exemplo. Essa troca de histórias serve também para individualizar os membros do grupo em si para que os leitores estejam mais familiarizados com cada um. Até porque vamos encontrar elementos que destacam cada um como o ardiloso Blackblood que tem toda uma história com o grupo, o Zippo que teve contato com eles é meio piromaníaco, o Mongrol do grupo tem uma fixação em encontrar Lara que teve os pais mortos por Blackblood. Enfim, apesar de serem séries de robôs, sempre tem uma ou outra característica que os destacam.


A arte de Clint Langley pode chocar em um primeiro momento. Isso porque ela é aquele tipo de arte renderizada, totalmente feita por meios digitais. Parece que estamos vendo uma CGI de um game qualquer. Sinceramente, não é um estilo de arte que me agrade, sendo que eu prefiro tinta e pena. Mas, é uma arte bonita e eficiente e Langley é sagaz ao criar momentos que parecem feitos para um poster ou uma pin-up como o quadro ao lado. Isto não é uma capa, é uma página da HQ. Parece que os personagens estão posando ou fazendo aquele efeito típico de tokusatsu japonês (ou de power rangers) em que o grupo faz aquele momento-foto. De qualquer forma, as cores usadas por Langley se mesclam bem ao roteiro distópico de Mills ao ser sempre com cores escuras e cinzentas. Dá aquele ar robótico e mecânico que contribui para a narrativa; quase não vemos humanos na história já que as guerras são realizadas pelos robôs. Os humanos estão sempre em postos de comando.


A ação é desenfreada e as cenas são repletas de peças voando, balas, fogo, explosões. Langley consegue traduzir bem a intensidade da guerra para o leitor. Outro bom recurso empregado pelo artista são as splash pages. Tem várias delas. Para quem curte é um espetáculo à parte. A quadrinização usada revela também como ele usa uma mentalidade cinematográfica na composição em si. O mais usual são quadros grandes e largos de forma a dar espaço para a arte atingir o leitor de frente, mas ele emprega também closes ou sequências de momento para momento vez por outra. Se posso usar um adjetivo para falar sobre a ambientação é heavy metal. Tudo transborda heavy metal por toda a parte. Quase consigo imaginar uma música do Blind Guardian lendo as histórias. Ou um Iron Maiden. Meu incômodo foi com a dificuldade que tive para entender determinadas cenas; sem ser as cenas de combate, algumas pedem que você entenda o que está acontecendo. Outra coisa que me incomodou foi a escuridão de algumas cenas. Algumas delas fica difícil discernir o que está acontecendo. Não sei se é uma falha de impressão ou se foi uma escolha do artista.


As histórias giram com vários temas bem interessantes. E para quem imagina algo curtinho se engana porque as histórias são um pouco maiores até do que uma edição normal de quadrinho americano (que costuma ter entre 22 e 30 páginas). Apesar de Pat Mills apresentar uma narrativa em que os volganos parecem um império fascista de malucos, não há uma distinção clara entre bem e mal. Vamos pensar aqui que os robôs são empregados para que os humanos não precisem entrar diretamente em guerra. São como drones com inteligência artificial. Quem acaba morrendo são os civis arrastados para o conflito quando existe o bombardeiro de cidades. Tem um momento bem tenso na terceira parte em que um dos lados decide queimar, pilhar e destruir uma cidade apenas porque sim. Mesmo o lado dos americanos não é formado por pessoas lá de boa índole. Os humanos usam os robôs indiscriminadamente e não se importa em abandoná-los para serem destruídos. Existe uma linha de robôs dedicados a destruir os restos daqueles que foram derrotados em combate para que o inimigo não realize engenharia reversa.


Algo que se torna bastante comum nas histórias são robôs precisando fazer decisões morais. Eles possuem uma IA avançada que os dá um certo nível de consciência apesar de não serem completamente livres para tomar suas próprias decisões. Então alguns deles se questionam sobre a natureza do conflito, a validade ou não de uma estratégia ou até a culpabilidade de seres humanos em algum crime de guerra (Deadlock que o diga). Claro que alguns dos robôs possuem uma inteligência limitada, mas mesmo assim eles possuem consciência de si. Um desses exemplos é Mek-Quake, que era um dos membros do grupo, mas foi levado a um sanatório de robôs porque ele começou a dar sinais de instabilidade em combate. Ao permanecer no sanatório, Mek-Quake começa a se questionar sobre seus amigos. Ele quer entender por que foi colocado ali e abandonado pelos outros. E se torna alvo de outras influências questionáveis que colocam em dúvida sua lealdade aos ABC.


Também temos uma história com Blackblood onde conhecemos o império Volgano. E aí nos damos conta de como é o funcionamento de uma ditadura onde o líder é idolatrado como um ícone. Volkhan é tido como uma figura quase divina e todos devem lealdade a ele. As vidas das pessoas que vivem sob o regime de Volgogrado são vigiadas o tempo todo. Uma sociedade de controle onde ser assassinado por um dos robôs por causa de qualquer desvio de caráter é comum. Mongrol conhece Lara dessa forma, quando ele foi capturado pelo inimigo e desmontado. Lara consegue resgatá-lo e o remonta usando peças de robôs volganos, criando uma espécie de Frankenstein, com Mongrol mantendo sua consciência. É através dessa história de Blackblood que vemos o quanto a população dos dois lados está cansada da guerra e alguns trabalham para sabotar os esforços dos robôs e recuperar a paz. É um plot twist interessante que quero ver em outras edições.


Guerreiros ABC tem uma baita narrativa criada por Pat Mills. Ela parece simples colocando robôs uns contra os outros. Aliás, robõs os mais bizarros lutando uns contra os outros. Parece também ser apenas uma desculpa para cenas incrivelmente violentas, daquelas que a gente gostaria de ter na nossa parede. Mas, não é só isso. Mills faz duras críticas a políticas orientadas para o conflito, a uma sociedade de controle que não se importa com as vidas e a como vemos os soldados envolvidos em guerras apenas como ferramentas. A arte de Clint Langley é eficiente, naquele estilo renderizado comum a CGIs. Para essa história, ela funciona como uma luva ao mostrar um mundo cinza e metalizado.












Ficha Técnica:


Nome: Guerreiros ABC

Autor: Pat Mills

Artista: Clint Langley

Compõe as edições 1 a 5 da primeira temporada da revista Heavy Metal

Editora: Mythos

Tradutores: Érico Assis, Octávio Aragão, Antônio Tadeu e Hélcio de Carvalho

Número de Páginas: 100 cada edição

Ano de Publicação: 2018 a 2019


Link de compra: https://amzn.to/2ULxTuN (vol. 1)




bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.