top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Os melhores livros lidos em 2022 (por Paulo Vinicius)

É chegada aquela hora!! Que rufem os tambores!! Quais livros ou histórias curtas eu mais gostei de ler nesse ano que está acabando? Que livros foram marcantes? Escolhi cinco deles e trago aqui para vocês. Deixem suas listas também nos comentários.


No ano de 2021 acabei não montando uma lista de melhores do ano por conta de vários motivos pessoais, mas este ano queria voltar com a nossa tradição e trazer aqui para vocês o que li de melhor. De certa forma, é uma maneira de destacar algumas das resenhas que fizemos aqui, além de montar uma lista rápida de indicações. Admito que li menos do que esperava em 2022 e isso é culpa de um certo grau de indisciplina da minha parte. Me faltou aquele momento de sentar e ler por uma ou duas horas por dia. Posso colocar a culpa no trabalho que foi puxado esse ano mesmo, mas a verdade é que o culpado fui eu mesmo. Como dados estatísticos, acabei lendo 95 materiais (divididos entre livros, quadrinhos e livros ilustrados), o que é cinco abaixo da minha meta de cem. Apesar de que já não me importo tanto com metas, mas o que realmente me incomodou foi o quanto preciso me libertar de distrações. Nos últimos dois meses do ano, consegui fazer isso efetivamente e fui muito mais eficiente e concentrado. Para vocês terem uma ideia, consegui ler quase doze livros em pouco mais de quarenta dias, só porque decidi ser um pouco mais concentrado. Sei que tem várias pessoas que conseguem ler esse tanto brincando, mas a questão é disciplina mesmo. Temos que ter aquele espaço para ler, aquele momento para parar, largar o celular e outras distrações.


Mas, vamos à listinha. E deixem suas listas nos comentários. Não há uma ordem específica aqui.


1 - "Emperor's Soul" de Brandon Sanderson


Ficha Técnica:


Nome: Emperor's Soul

Conto presente na coletânea Arcanum Unbounded - The Cosmere Collection*

Editora: Tor Books

Ano de Publicação: 2016


Link de compra:


Link da resenha:


*Tem uma edição (da capa ao lado) em que a novella foi publicada sozinha.







Sinopse: Shai é uma Forjadora: uma estrangeira que pode recriar com perfeição qualquer objeto, alterando sua história usando habilidades mágicas... embora ela esteja atualmente condenada à morte depois de tentar roubar o cetro do imperador. Shai tem uma última oportunidade para salvar a si mesma. O imperador quase não sobreviveu a uma tentativa de assassinato e ele precisa de uma nova alma. Apesar de a corte vir a sua habilidade de Forjadora como uma abominação, seus captores se voltarão para ela em busca de ajuda.


Deduzindo habilmente os planos de seus captores, Shai sabe que a primeira coisa que ela precisa é de um plano de fuga perfeito, mas no meio tempo, seu destino e o do império estão em sua capacidade de completar uma tarefa impossível: é possível criar uma imitação tão convincente que seja melhor do que a própria alma de uma pessoa?


Opinião: Depois de não ter uma experiência satisfatória lendo o primeiro volume de Mistborn, decidi retornar ao universo do autor partindo do segundo volume e chegando até Emperor's Soul. Nessa segunda vez, baixei um pouco minhas expectativas e fui ler pela diversão mesmo. Não me arrependi e consegui retirar bem mais agora. O segundo volume de Mistborn melhora em relação ao primeiro, e Herói das Eras é um passo bem grande a um grande épico. Mas, o título do Sanderson que mais me impressionou foi Emperor's Soul. Se todos os fãs do autor gostam dos livros volumosos dele, eu curti demais a maneira como Sanderson se limitou ao tamanho e conseguiu entregar uma narrativa fabulosa. Tem toda aquela brincadeira que Sanderson faz de criar sistemas de magia criativos a cada novo mundo criado, e a Forja é criativa à beça, mas posso resumir esta história a um único elemento: Shai. Que personagem ele foi capaz de criar. Shai tem profundidade, mistério e sentimentos que transbordam a cada cena. A maior parte da narrativa se passa dentro da cela ocupada por ela e nesse pequeno cômodo, Shai consegue ser muito eloquente. Alguns críticos do Sanderson reclamam da pegada mais comercial de sua escrita (e eu me incluo nesse bolo) e fico feliz de dizer que o autor sabe entregar algo mais poético quando assim deseja. Está aqui um ótimo exemplo disso. Me emocionei bastante com o destino da personagem ao final da história, e isso é uma demonstração do poder que ela tem.


2 - "Ensaio sobre a Cegueira - Edição Especial" de José Saramago


Ficha Técnica:


Nome: Ensaio sobre a Cegueira - Edição Especial

Autor: Jose Saramago

Editora: Companhia das Letras

Gênero: Ficção/Realismo mágico

Número de Páginas: 432

Ano de Publicação: 2022


Link de compra:


Link da resenha:

*Material recebido em parceria com a Companhia das Letras




Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1995, Ensaio sobre a cegueira é uma verdadeira viagem às trevas da humanidade. Neste clássico moderno da literatura em língua portuguesa, o leitor é dragado para um cenário devastador, onde uma “treva branca” passa a assolar a sociedade, espalhando-se incontrolavelmente. Toda a população deixa de enxergar, exceto por uma mulher, que se passa por cega para acompanhar o marido na quarentena compulsória a que todos foram submetidos. Presos à nova realidade, os cegos se descobrem reduzidos à essência humana.


No ano em que se celebra o centenário de nascimento do autor, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1998, a Companhia das Letras lança uma edição especial, em capa dura, com projeto gráfico de Raul Loureiro e obra de William Kentridge na capa, além de prefácio inédito de Julián Fuks e fortuna crítica com textos de Leyla Perrone-Moisés, Marco Lucchesi e Maria Alzira Seixo. Os leitores também terão acesso aos trechos de Cadernos de Lanzarote em que Saramago trata do processo de escrita da obra, selecionados e organizados por Graciela Margarita Castañeda e Pedro Fernandes de Oliveira Neto.


Opinião: Para mim, todos deveriam ler alguma coisa do Saramago uma vez por ano. Obrigatoriamente. Poucos autores conseguem ser tão relevantes como o português e conseguem entregar verdadeiras lições de vida em todos os seus trabalhos. Essa é a terceira vez que leio Ensaio sobre a Cegueira (fora que assisti ao filme duas vezes) e decidi escrever uma matéria a respeito dessa nova edição além de falar sobre o conceito do mal branco criado por ele. Tanto pode ser dito sobre o que ele nos apresenta em Ensaio sobre a Cegueira que poderíamos passar dias comentando. Cursos acadêmicos foram criados para comentar apenas este livro. Mas, para além de elogiar o trabalho de Saramago é preciso também dispensar vários comentários sobre esta bela edição da Companhia das Letras. Esta é uma edição que costuma ser chamada de Fortuna Crítica, que contém diversos extras como críticas feitas na época da publicação, um belo prefácio explicando os temas abordados e o impacto dessa obra de Saramago. Uma edição para colecionador nenhum botar defeito e essa obra merece esse tratamento.


3 - "A Outra Máquina" de Márcio Moreira


Ficha Técnica:


Nome: A Outra Máquina

Autor: Márcio Moreira

Editora: Dame Blanche

Número de Páginas: 99

Ano de Publicação: 2022


Link de compra:


Link da resenha:

*Material enviado em parceira com a editora Dame Blanche




Sinopse: A esposa do Cientista o deixou, mas ele não sabe bem como sofrer (e olha que ele sabe muita coisa). Então, ele decide construir uma Máquina do Tempo para resolver a questão, pois não é Ele que cura todas as dores?


No entanto, o Tempo não pretende facilitar a situação, e faz o Cientista seguir numa jornada de descobertas, do início dos dias ao fim do mundo. E nessa viagem, o cientista experimenta a mecânica dos desacontecimentos, a arqueologia dos desejos e a mágica do Magnífico Bizu, tudo para responder a maior questão de todas: como desatar o nó de seu destino com a linha da vida de sua amada.


Opinião: Esse é um dos dois materiais nacionais que mais gostei esse ano. E antes de falar do trabalho do Márcio Moreira, quero destacar o trabalho da Dame Blanche. É uma das nossas parceiras e mesmo quietinha, publicando poucos, mas muito bons romances, é competente e sempre tem seus autores nas listas de melhores do ano. Não tenho dúvidas de que A Outra Máquina vai concorrer a vários prêmios em 2023 pela ousadia do autor em brincar com a essência da escrita. Sim, porque este é um daqueles romances que bagunçam a sua cabeça e criam várias intepretações possíveis. Acho que o Márcio ficou horas pensando em como ele poderia fazer brincadeiras literárias legais e colocou todas elas nesse romance. Tem manipulação de palavras, mudança de tipo de fonte, alteração no estilo de texto. A Outra Máquina é a prova de que a literatura é um ser vivo, que pulsa e possui reações. A história também é muito boa e é uma boa e velha história de amor. Ao mesmo tempo em que não é, e você, leitor, é convidado a participar dela.


4 - "A Mulher do Viajante no Tempo" de Audrey Niffenegger


Ficha Técnica:


Nome: A Mulher do Viajante no Tempo

Autora: Audrey Niffenegger

Editora: Suma

Tradutora: Adalgisa Campos da Silva

Número de Páginas: 456

Ano de Publicação: 2009


Link de compra:


Link da resenha:







Sinopse: Publicado em mais de 20 países, a elogiada estreia literária Audrey Niffenegger, A Mulher do Viajante no Tempo é sucesso de vendas nos Estados Unidos desde seu lançamento, em 2003, e já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo. A Mulher do Viajante no Tempo conta a história do casal Henry e Clare. Quando os dois se conhecem Henry tem 28 anos e Clare, vinte. Ele é um moderno bibliotecário; ela, uma linda estudante de arte. Os dois se apaixonam, se casam e passam a perseguir os objetivos comuns à maioria dos casais: filhos, bons amigos, um trabalho gratificante. Mas o seu casamento nunca poderá ser normal. Mas Henry sofre de um distúrbio genético raro e de tempos em tempos, seu relógio biológico dá uma guinada para frente ou para trás, e ele então é capaz de viajar no tempo, levado a momentos emocionalmente importantes de sua vida tanto no passado quanto no futuro. Causados por acontecimentos estressantes, os deslocamentos são imprevisíveis e Henry é incapaz de controlá-los. A cada viagem, ele tem uma idade diferente e precisa se readaptar mais uma vez à própria vida. E Clare, para quem o tempo passa normalmente, tem de aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação. Em A Mulher do Viajante no Tempo, a autora mostra com muita sensibilidade, inteligência e bom humor que o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras - inclusive a mais implacável de todas: o tempo.


Opinião: Todos precisamos de romance em nossas vidas. Acabei pegando essa obra por conta da adaptação transmitida na HBO (e cancelada injustamente após uma temporada). Claro que o livro é muito superior à série, mas mesmo assim a série pode ser uma porta de entrada. O livro nos apresenta um amor entre duas pessoas; um amor que atravessa décadas e que nos faz valorizar o contato com a nossa outra metade. Uma história que faz com que amor à primeira vista não seja mais brega ou clichê. A prova viva de que é possível fazer boas histórias de amor sem que elas sejam água com açúcar. Até porque tem muito de vida real aqui. Nossos personagens não são pessoas perfeitas e o romance entre eles, apesar de ser entregue no primeiro episódio, pode não ser uma conclusão tão óbvia assim. Alguns momentos desse livro são de chorar, daqueles de se enrolar em estado fetal. A escrita da Niffenegger é calma e paciente, sem a necessidade de apelar para grandes momentos. O que você lê é o que você tem e aprenda a conviver com isso. Seu prêmio é se importar com os personagens. E nisso, a autora é excepcional.


5 - "Bem Mal me Quer" da H. Pueyo


Ficha Técnica:


Nome: Bem mal me quer

Autora: H. Pueyo

Editora: Dame Blanche

Número de Páginas: 101

Ano de Publicação: 2022


Link de compra:


Link da resenha:


*Material enviado em parceria com a editora Dame Blanche





Sinopse: Seja ousada, seja ousada...


Eficiência e discrição são qualidades obrigatórias para trabalhar na Casa Caprichosa. Afinal, ninguém quer ser a próxima vítima da proprietária, Anatema — uma gigantesca criatura aracnídea com gosto por láudano e por noivinhas humanas (que sempre encontram fim trágico na residência...)


A antiga guarda-chaves da residência acaba de ser morta e deglutida por Anatema. E cabe a Dália, a nova contratada, descobrir porque isso aconteceu — do contrário, ela terá o mesmo destino. Só que esse não é o único mistério irresistível dentro da Casa Caprichosa... E quando os monstros são vistos de perto, eles podem se revelar bem mais interessantes do que imaginamos...


Opinião: Sim, todo ano que tiver algum trabalho publicado pela Pueyo, ela vai estar na lista de melhores do ano. Por quê? Porque ela é foda! Simples assim. Escreve muito bem, sabe ousar (como sua protagonista neste romance), é uma mutante que nunca fica muito tempo em um mesmo estilo de escrita ou de gênero. Poderia ler um trabalho dela todos os meses. Ela sempre me surpreende com algo diferente. Neste romance aqui somos colocados em um ambiente muito estranho onde uma personagem busca sobreviver a uma criatura monstruosa, que é a pessoa a quem ela serve. É uma narrativa de uma fantasia meio sombria, mas usando todos os clichês de uma história investigativa. E a Pueyo vai nos enredando neste mundo estranho enquanto a personagem vai nos guiando pelos andares desta mansão repleta de segredos e surpresas. Para mim, a Pueyo é uma das melhores autoras brasileiras em atividade, e não à toa ela tem uma carreira que vai bem em mercado americano. Uma pena que poucos de nós (mais os iniciados em literatura nacional de gênero) que conhecemos o que essa mulher escreve. E não escreve pouco. Spoiler: tem uma coletânea de histórias dela que foi publicado esse ano por uma editora americana. Tá bom para vocês?




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.