top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

O Santo e a Porca: uma comédia da avareza

Euricão tem uma porca em casa. Uma porca que ele trata com tanto carinho, mais até do que a sua filha ou sua irmã. Mas, o pedido de casamento de Eudoro vai criar um dia maluco na casa do nosso protagonista onde a avareza dele será levada ao limite.


"O que eu procuro atingir, portanto, é, se não a verdade do mundo, a verdade do meu mundo, afinal, inapreensível em sua totalidade, mas mesmo assim, ou por isso mesmo, tentador e belo, com seu sol luminoso e selvagem, tão selvagem que não podemos vê-lo. Procuro me aproximar dele com as histórias, os mitos, os personagens, as cabras, as pedras, o planalto seco e frio de minha região parda, pedregosa e empoeirada. Esta visão ardente - grosseira e harmoniosa, ao mesmo tempo - o cerne para onde se dirige meu trabalho de escritor. Admito, a exemplo do que acontece com o público e com a arte popular de minha região - o mamulengo, o romanceiro -, a mentira geral do teatro para que isso me possibilite comunicar aos outros, na medida de minhas forças, a substância desse mundo. Nunca o teatro conseguirá reproduzir a vida, que se reinventa a cada instante."

(Ariano Suassuna)




Mais um livro do nosso projeto Ariano Suassuna. Esse eu não pude colocar em nossas resenhas por não ter nem um pingo de elemento fantástico na narrativa. Se bem que se a gente forçar um pouco a barra, podemos entender que a figura de Santo Antônio pode ser entendida como o marco fantástico da história. Não que ele apareça, mas ele acaba guiando as ações de Euricão à distância. Mas, enfim, O Santo e a Porca é a mostra do humor sempre preciso de Suassuna, com situações pastelão e hilárias ao mesmo tempo.


A situação é simples: Eurico, mais conhecido como Euricão Engole-Cobra vai receber a visita de Eudoro, um fazendeiro local, aparentemente com muitos recursos. Ele vem pedir a mão de sua filha, Margarida em casamento. Apesar de ser muito mais nova do que ele, Eudoro se afeiçoou à menina que havia passado algumas semanas lá. Mas, Margarida é apaixonada por Dodó, filho de Eudoro que fugiu de casa e se finge de corcunda e horrível para estar junto de sua amada. Há muitos anos atrás, Eudoro tentou se casar com Benona, irmã de Eurico, mas as circunstâncias acabaram prejudicando o compromisso. No meio disso tudo, Caroba, empregada de Eurico, tenta ajudar Margarida e Benona a alcançar o amor. Toda essa situação maluca vai esbarrar na avareza de Eurico, que não quer que Eudoro vá visitá-los porque isso significaria preparar um jantar e deixá-lo dormir em sua casa, o que "gastaria muito dinheiro" segundo ele.


"Ai, a crise" Ai, a carestia! Santo Antônio me proteja! Ai, a crise! Ai, a carestia!"

Novamente estamos nos deparando com uma peça de teatro de Suassuna, uma peça que se passa inteiramente em uma casa onde as coisas se sucedem umas às outras. O autor se baseou em uma comédia de Plauto, um dramaturgo latino (A Comédia das Panelas) e adaptou a um cenário tipicamente nordestino. Assim como o Auto da Compadecida, O Santo e a Porca é um texto bem atemporal, podendo ser adaptado a qualquer cenário em qualquer temporalidade. Os temas também são simples, sendo o amor, o ciúme e a avareza. O texto é bem fácil de ser compreendido, apesar do regionalismo forte presente. A peça é dividida em três atos, sendo o primeiro a apresentação do problema, o segundo as complicações que se empilham umas após as outras e no terceiro acontece o clímax e o fechamento da história. Esta não se pretende aplicar uma lição de moral, mas esta é clara de ser apreendida a partir de um protagonista que não é nem um pouco empático.

Eurico é um personagem bem ruim de nos identificarmos. E eu até compreendo que a intenção de Suassuna não era a identificação, mas a caricatura para provocar a crítica. Ele acaba extrapolando a noção de avareza do personagem para provocar o afastamento do leitor. As situações apresentadas pelo autor vão demonstrando a mesquinhez do personagem que vai se mostrando cada vez mais problemático. Por exemplo, ele se recusa terminantemente a preparar um jantar para Eudoro, mas quando Caroba menciona que ele poderia pedir um dote a ele de 20 contos, ele muda de ideia de repente. O personagem valoriza demais os bens materiais e aos poucos isso vai subindo de tom até chegar àquele final. Está na cara que a situação com Eurico não iria acabar bem. O que mais me encantou na história é em o quanto Suassuna conseguiu transformar o protagonista em alguém caricato sem parecer besta. O ser um avarento forçado conseguiu dar mais humor à história e cada vez que o personagem aparecia, a gente já sabia que algo engraçado iria acontecer. Mas, ao mesmo tempo é aquele humor ácido que a gente não deveria estar rindo, mas que é engraçado. No fim, o comportamento de Eurico nos provoca uma reflexão sobre o quanto bens materiais são mais importantes ou não do que simplesmente pessoas.


As confusões entre os casais também dão um ótimo ritmo para a leitura. Vou começar com Eudoro e Benona que são os menos trabalhados. Eu queria saber como deu errado o relacionamento entre os dois, mas como se trata de uma peça e não de uma narrativa em prosa, fica difícil trabalhar um flashback. No entanto, Suassuna deixa bem claro a relação entre ambos. Só seria uma pitadinha maior de drama a esta situação. Os dois são vítimas simplesmente de uma sociedade que espera demais das pessoas e onde as aparências acabam se sobrepondo aos sentimentos. É uma boa crítica de Suassuna a uma forma torta de lidar com duas pessoas que se gostam. A gente percebe no meio do segundo ato que quando Benona se apresenta disponível para se casar com Eudoro, ele se recusa mais porque deu sua palavra à Eurico de que se casaria com Margarida (ou pelo menos na mente de Eudoro era assim já que Eurico pensava outra coisa).


A situação entre Margarida e Dodó vai pelo mesmo caminho das aparências. Dodó precisa fugir de casa para tentar estar junto de sua amada. Eles precisam inventar um plano mirabolante para que os dois consigam convencer Eurico a dar a mão de sua filha para Dodó. Isso mesmo Eurico pensando que o namorado era apenas um homem feio, pobre e corcunda. O que acaba contribuindo para que os dois acabem juntos é a própria avareza de Eurico. Durante a narrativa, o protagonista acaba focando toda a sua atenção em proteger a sua porca, eventual herança de sua família, mas que sabemos esconder algum segredo do qual ele não revela. Focar na porca tirou sua atenção em relação àqueles que o cercam. Quando ele se tocar do que realmente aconteceu é meio tarde para tentar algo.


Desde o começo a gente vai sentindo que o final não vai ser algo legal. Durante a narrativa o leitor vai criando esperanças de que haja algum tipo de mudança na índole do protagonista. Suassuna dá um ar bem leve à narrativa o que cria falsas expectativas para nós. Mas, logo vamos nos dando conta de que não é nesse ponto que ele quer tocar, mas provocar uma profunda reflexão em quem está assistindo. E sim, o final é bem melancólico mesmo. O plot twist da história é a própria ausência de um plot twist. No fim, O Santo e a Porca é uma leitura divertida quando precisa ser e reflexiva quando se propõe a provocar o leitor a fazer. Só tenho a curtir cada vez mais a escrita mágica de Suassuna que me encanta a cada novo livro lido ou relido.



Livro citado:



Ficha Técnica:


Nome: O Santo e a Porca

Autor: Ariano Suassuna

Editora: Nova Fronteira

Gênero: Comédia/Teatro

Número de Páginas: 224

Ano de Publicação: 2017 (nova edição)


Link de compra:







Sinopse: Escrita em novembro de 1957, O Santo e a Porca retoma um tema clássico com uma roupagem original: não apresenta o vício da avareza apenas pelo que nele há de risível, a exemplo do que fizeram Plauto e Molière, mas, também, do por seu aspecto doloroso, tomando o ponto de vista de quem o possui.




0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.