• Paulo Vinicius

Nommo Awards 2019

A premiação de fantasia e ficção científica do continente africano continua a apresentar muitas obras de qualidade para o mundo. Escolhida por uma Associação de Escritores Africanos, este é o terceiro ano da premiação. Conheçam o vencedor e os demais finalistas deste ano.


Vencedor:


"Água Doce" de Akwaeke Emezi


Ficha Técnica:


Nome: Água Doce

Autor: Akwaeke Emezi

Editora: Kapulana (no Brasil)

Gênero: Fantasia

Tradutora: Carolina Kuhn Facchin

Número de Páginas: 208

Data de Publicação: dezembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2to6KAa










Sinopse: Água doce, de Akwaeke Emezi, é um livro como nenhum outro. Com uma linguagem crua e física, narrada majoritariamente na primeira pessoa do plural – Nós –, a obra renega a possibilidade de um “eu” único e uniforme, celebrando e advertindo sobre a vida em espaços liminares. Ada sempre foi estranha. Quando criança, vivendo no sul da Nigéria, a família se preocupa com ela e não a entendem. Enquanto Ada ainda estava no ventre, o pai rezou por uma filha, e Ala, a deus-píton, ouviu; mas algo deu errado: talvez os deuses tenham esquecido de fechar os portões, pois Ada nasceu com diversos seres dentro de si. Quando ela vai para os Estados Unidos para a universidade, um evento traumático acaba sendo o catalizador que transforma seus muitos “eus” em algo mais forte. Ada é ọgbanje – ela é vários, e apenas um. Os muitos espíritos que vivem dentro dela nunca se consolidam, mas, depois de quase (quase?) enlouquecer, Ada aprende a tomar a frente e controlá-los. Seu corpo transforma-se junto com sua mente, adequando a materialidade ao que os ọgbanje são: sem gênero, sem extremos, sempre liminares. Água doce narra uma jornada de autoconhecimento, crescimento e aceitação, da filha de um deus jogada no mundo com um pé ainda do outro lado.


Demais Finalistas:


"Filhos de Sangue e Osso" (O Legado de Orisha vol. 1) de Tomi Adeyemi


Ficha Técnica:


Nome: Filhos de Sangue e Osso

Autora: Tomi Adeyemi

Série: O Legado de Orisha vol. 1

Editora: Rocco (no Brasil)

Gênero: Fantasia

Tradutor: Petê Rissatti

Número de Páginas: 560

Data de Publicação: outubro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/37vRujj








Sinopse: Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas. O perigo espreita em Orïsha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes ― e seu coração.


"Knucklebone" de Nechama Brodie


Ficha Técnica:


Nome: Knucklebone

Autor: Nechama Brodie

Editora: Pan MacMillan

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 390

Data de Publicação: fevereiro de 2018













Sinopse: Sangomas e policiais não se misturam. Normalmente. Mas, isto é Joburg, uma metrópole que é igualmente luz e sombras, e onde nem tudo pode ser facilmente explicado. Ian Jack, um ex-oficial de polícia desiludido, se une com Reshma Patel, um colega de sua antiga vida, para investigar uma invasão à domicílio de rotina que acabou mal. Mas quando eles descobrem ligações com um possível tráfico ilegal de animais e um sindicato do tráfico, as coisas vão de complicadas para perigosas até o puro mal.


"A Spy in Time" de Imraan Coovadia


Ficha Técnica:


Nome: A Spy in Time

Autor: Imraan Coovadia

Editora: Rare Bird Books

Número de Páginas: 296

Data de Publicação: agosto de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2X0tWiJ












Sinopse: Enver Eleven tem vinte e cinco anos e está pronto para a aventura.


Ele é o mais novo recruta da Agência, ansioso por saltar através de seu primeiro portão rumo a um tempo não familiar. Na cidade natal de Enver, Johannesburg, pessoas de pele clara são uma raridade e tem sido assim por séculos. As pessoas de Johannesburg foram poupadas dos rigores do apocalipse por causa dos túneis com milhares de quilômetros pasando sobre eles.


As máquinas pensante da Agência lhe deu a primeira missão em Marrakesh, prósximo do ano de 1955. Seu supervisor é o forte e taciturno Shanumi Six.


Sua missao: prevenir o apocalipse de acontecer novamente.


Mas, quando um grupo de portadores do caos sequestram Shanumi, Enver deve passar pelos lugares mais explosivos da linha temporal - Rio de Janeiro 1967, Johannesburg 2271 - em uma missão para preservar nossa própria existência. Sua jornada irá levá-lo para o meio de uma catástrofe que irá forçá-lo a colocar suas pressuposições a um teste em uma atmosfera de conspiração e intriga.


"The Strange" (Linked Worlds vol. 3) de Masha du Toit


Ficha Técnica:


Nome: The Strange

Autora: Masha du Toit

Série: Linked Worlds vol. 3

Editora: Auto-Publicado

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 588

Data de Publicação: novembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2tmOZBf










Sinopse: A detetive Elke Veraart e seu ciber-cachorro Meisje são mantenedores da paz, patrulhando o Olho da Babilônia. É um bom trabalho, mas existe mais na vida do que perseguir traficantes e resolver disputas domésticas! Então três crianças pedem a Elke para encontrar sua mãe, que desapareceu por mais de um ano. A busca atrai o tipo errado de atenção. Elke e seus jovens amigos estão em perigo. Incapaz de resistir aos poderes que foram liberados contra ela, Elke é varrida para fora do Olho da Babilônia e rumo a outro mundo. Enquanto ela luta para recuperar sua liberdade, as crianças estão desprotegidas. Eles devem encarar, completamente sozinhos, um novo perigo que espreita os corredores do Olho da Babilônia. The Strange é o terceiro livro da série Linked Worlds.


"Empty Monsters" de Cat Hellisen


Ficha Técnica:


Nome: Empty Monsters

Autora: Cat Hellison

Editora: Auto-Publicado

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 398

Data de Publicação: fevereiro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2SMzk8S










Sinopse: Aden Onnery é o filho mais velho de uma família de viúvas que usam seus poderes para erradicar a magia. Como um garoto, ele nunca imaginou assumir o manto dos Onnery, mas um acidente de nascimento o deixou marcado e estranho. Por toda a sua vida, ele acreditou que os Onnery destruíam os monstros que trariam o fim de seu povo, até que ele é forçado a entrar em uma barganha com um mágico sobrevivente. Para salvar sua irmã da cruel lei dos poderes coloniais, Aden escolhe entrar em um mundo fora de sua experiência e ir contra tudo o que ele foi ensinado a acreditar. Ele deve ajudar a salvar a própria coisa que sua família busca exterminar - uma linhagem mágica em seu povo. Ao fazê-lo, Aden irá confrontar a verdade que os monstros estão sua própria família.


Tags: #tomiadeyemi #akwaekeemezi #cathellisen #mashadutoit #imraancoovadia #nechimabrodie #nommoawards #premiacoesliterarias #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.