top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Mudar o passado ou pavimentar o futuro?

Durante a temporada de julho de animes no Japão vimos uma situação curiosa: três deles (quatro se eu incluir Night Head) lidando com o tema de formas distintas. Vamos debater o tema para entendê-los melhor.


Nessa temporada de julho de 2021 aconteceu um fenômeno interessante: aconteceu de termos um número grande de animes que se dedicaram à temática da viagem no tempo e seus efeitos no destino das pessoas. Normalmente isso acontece relacionado a personagens que são transportados para outro mundo, uma temática que se tornou um subgênero no Japão (o isekai). Só que cada um dos animes vai lidar com o tema de uma maneira bem diferente, abordando ângulos que chegam até a ser curiosos e nos provocam alguns níveis de reflexão. Isso apesar de que alguns deles banalizam escolhas ou trajetórias, mas mesmo assim vale a pena discutir. Nessa postagem irei falar de três deles: Bokutachi no Remake, Scarlett Nexus e Tokyo Revengers. Diferentemente de outras postagens em que fiz alguns comentários sobre a produção, apontando diretor, obra original e quantos episódios, não vou fazer isso agora porque do contrário a postagem iria ficar imensa. Vou fazer uma sinopse e depois destacar como a viagem no tempo é abordada.


Começo pelo primo famoso do trio, Tokyo Revengers. Foi até uma coincidência este anime estar passando na mesma temporada que o resto porque ele já estava passando há algum tempo. Na trama, Takemitchi Hanagaki é um homem de vinte e seis anos que vive uma vida simples e monótona, trabalhando em uma locadora e morando em um apartamento apertado. Ele se lembra dos seus tempos de escola quando fazia parte de uma "gangue" com seus três amigos até que foram destruídos por um valentão que pertencia a uma gangue maior chamada Tokyo Manji. Um determinado dia, ele descobre que o seu amor de escola, Hinagaki Tachibana morreu em um confronto de gangues em um acidente de carro. Tanto ela como seu irmão mais novo, Naoto, acabam mortos dessa forma. No dia seguinte, Takemitchi está pensativo sobre sua vida e o quanto ele deixou para trás. Quando ele está indo ao seu trabalho e entra na estação de trem, o protagonista acaba sendo empurrado para os trilhos e morre. O que ele pensava ser o seu destino final toma um novo rumo quando ele desperta em 2005, doze anos antes e durante o seu período na escola. Takemitchi decide então fazer o possível para salvar a sua namorada de escola de um destino terrível muitos anos mais tarde.


O lado explorado pelo anime é o quanto a mão do viajante do tempo consegue transformar o passado e criar novas possibilidades. Cada vez que Takemitchi tenta alterar algum fato passado, ele cria outras variáveis que produzem efeitos diferentes no futuro. É como no filme De Volta para o Futuro em que Marty McFly tenta transformar a vida de sua família e acaba produzindo um futuro terrível. Esses desenvolvimentos em Tokyo Revengers permitem ao personagem entender fatos acessórios que levariam aos desdobramentos causados pelo futuro que ele conhece. A pergunta que o personagem faz, às vezes, é se o esforço que ele tem feito para alterar o passado não está sendo em vão. Porque parece que tudo tem ficado pior a cada nova interferência. Se no começo as decisões sobre o que fazer eram simples, agora elas não dependem apenas da força de vontade do protagonista, necessitando de planejamento, tempo de ação e aliados.


Outro anime que navega pela mesma corrente é Bokutachi no Remake. Kyouya Hashiba é um game designer fracassado de vinte e oito anos que tem uma carreira bem ruim na indústria de games. Ele é mandado embora de onde ele trabalha e se vê impossibilitado de continuar a viver em Tokyo e precisa voltar a morar com os pais. Para ele, isso é uma situação frustrante que coloca abaixo os seus sonhos na área. Ao pensar sobre a sua carreira, ele se lembra logo da Geração de Platina, um grupo de pessoas que são da sua idade e que foram muito bem sucedidos como designer, roteirista, cantora. Na sua avaliação, a decisão de ter optado por fazer uma universidade comum ao invés de uma faculdade de artes foi o fator fundamental para tê-lo levado à sua situação. Ao deitar na quarto da casa de seus pais toda a tristeza e depressão caem em seu ser e ele adormece pensando em escolhas nunca realizadas. Só que ele acorda dez anos no passado quando ele estava saindo de casa para se matricular no ensino superior. Depois de perceber que isso não é um sonho, Kyouya decide mudar o seu destino e se inscreve na faculdade de artes. Seu destino vai realmente mudar quando ele descobre estar dividindo o mesmo quarto com os membros da Geração de Platina.


Já vimos inúmeras vezes animes que se focam na jornada do protagonista que, ao viajar no tempo, procura modificar seu passado e realizar as escolhas certas para fazer de seu futuro algo melhor. Só que este futuro é melhor para quem? O que parece é que muitas destas histórias possuem um olhar egocêntrico, onde a realidade gira naquele que está realizando as alterações. Ele seria uma pessoa abençoada, escolhida. Porém, estas mudanças podem afetar a vida daqueles ao seu redor. E Kyouya vai percebendo aos poucos que o fato de ele estar mudando sua vida para melhor significa que alguém vai deixar de ter suas oportunidades. Os colegas de Kyouya vão perdendo o seu gosto por aquilo que fazem já que o protagonista sempre sabe o que fazer e, muitas vezes, toma o lugar daqueles que eram para estar realizando alguma coisa. Quando o protagonista se dá conta, ele tem a vida que ele sempre desejou, casado com a mulher que ele gostava e tendo uma família e um emprego promissor. Só que a Geração de Platina não existe mais. Todos desistiram de sua trajetória devido a um ou outro problema causado pelo próprio Kyouya ao assumir funções.


Um ponto curioso sobre os dois animes é que ambos os protagonistas estão insatisfeitos com suas vidas. E este é um mote bastante comum em histórias de viagem no tempo. São personagens que desejam mudar o seu status quo de alguma forma a partir de escolhas nunca realizadas. Em vários momentos da vida passamos por este questionamento. Se teríamos feito alguma coisa diferente, se nos arrependemos de uma situação marcante. Depende aliás do que para nós é um momento definidor de nossas vidas. Algo que somente nós mesmos sabemos responder. Só que uma coisa que fica bastante clara a partir da filosofia oriental é que as coisas acontecem por que precisam acontecer. Todas as escolhas que fazemos são parte da estrutura que forma nosso caráter, nossos defeitos e virtudes. Ao tomar caminhos diferentes seríamos outras pessoa e não o nosso eu atual. Somos moldados pelos acontecimentos.


O último dos três é Scarlet Nexus. Aí está um anime bem diferente dos outros dois. A história se passa em um futuro onde a humanidade aprendeu a usar as ondas cerebrais para realizar as mais variadas tarefas. Alguns seres humanos surgem com habilidades mentais acima da média podendo mover objetos, ficar invisíveis, manipular elementos ou prever o futuro. Tais habilidades acreditam-se terem vindo do Cinturão da Extinção, um imenso campo eletromagnético que circunda a Terra e de onde nasceram criaturas chamadas os Outros. Seres que se alimentam dos seres humanos e são combatidos pela Força de Supressão dos Outros, um grupo paramilitar dedicado a manter a paz e a ordem. Yuito Sumeragi é o filho do presidente de New Himuka, onde a história se passa. Ele finalmente conseguiu entrar para a força, mesmo que suas habilidades mentais sejam bem abaixo dos poderes dos membros da famosa família Sumeragi. Kasane Randall é uma menina que foi adotada pela família Randall e não sabe muito sobre seu passado. Ela e Naomi (que realmente pertence aos Randall) se tornaram irmãs inseparáveis e ambas estão dando apoio uma para a outra ao entrar para a força. O encontro entre Kasane e Yuito vai desencadear uma série de acontecimentos que colocarão em xeque a própria sociedade "utópica" de New Himuka.


Bem, onde está a viagem no tempo? Não vou comentar muito a respeito, apenas que tem a ver com algo chamado portal Kunad. De alguma forma Kasane e Yuito irão parar no futuro onde ficarão sabendo que este portal é responsável pelo aumento do número de Criaturas na Terra e seu consequente fortalecimento. E uma pessoa que eles conhecem é o responsável pela destruição da humanidade daqui há algumas décadas. O portal vai crescer de uma tal forma que irá engolir a tudo e a todos. Somente matando essa pessoa será possível mudar o futuro. Mas, isso é algo que não passa pela cabeça dos protagonistas. Eles querem fazer todo o possível para encontrar alguma alternativa ao problema. Mas, e se não houver alternativa? Vale a pena abandonar suas convicções por uma mudança que você não sabe se vai realmente surtir efeito? Como ter a certeza? Essa escolha moral vai ocupar boa parte da série e vamos descobrindo mais e mais elementos que vão apoiar os dois lados da questão.


Achei bastante curioso a existência destes três animes ao mesmo tempo. E isso porque eu não incluí Night Head, outro anime que também tem na viagem do tempo/extradimensional uma possibilidade para resolver os seus plots. Todos eles nos permitem pensar nas questões éticas por trás de uma simples escolha. E nos forçam a pensar em nossas próprias vidas e em como atuamos para fazer nossas decisões. É óbvio que em algum momento vamos refletir sobre nosso passado e como ele definiu nossas vidas. Maturidade é compreender que nossas escolhas fizeram quem somos e que não adianta apenas sofrer por aquilo que não foi escolhido. Resta aprendermos com o que erramos e buscarmos o sucesso.




2 Comments


Rubens Miranda
Rubens Miranda
Jun 26, 2023

O anime do Scarlet Nexus é uma adaptação do jogo lançado pela Bandai em 2021 para Xbox e PS

Like
Paulo Vinicius
Paulo Vinicius
Jun 29, 2023
Replying to

Sim, eu peguei o jogo para Xbox. Ainda não joguei, mas como eu curti muito o anime, vou acabar querendo conhecer mais. Até porque parece que no game eles exploram mais o mundo e o status dos infectados.

Like
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.