• Paulo Vinicius

#EspalheFantasia: "Se Tudo Der Errado Amanhã" de Johnatan Marques

Rubens vai até o lugar onde sua irmã se encontra para entregar um cartão de Natal, tentando se reconciliar com sua família. Ele contraiu licantropia e passou a sofrer o ostracismo deles. Mas, ao chegar ao local, ele vê tudo pegando fogo. Ele sai para salvar sua irmã.




O preconceito é algo terrível. Pode afastar famílias, impedir o contato, machucar o coração. Johnatan Marques consegue captar essas ideias muito bem ao nos apresentar uma história curtinha, mas repleto de sentimentos de confusão, amor e contradição. Somos colocados ao lado de Rubens e Omar, dois licantropos que estão seguindo rumo à Academia de Magia. No mundo criado pelo autor, os licantropos são considerados seres inferiores e tratados como vândalos e escória da sociedade. Rubens quer tentar reatar os laços com a sua família, entregando um cartão de Natal para sua irmã. Binho era o primogênito da família e um mago em treinamento muito talentoso. Até o dia em que foi transformado em lobisomem quando retornava de uma noite de farra. A partir daí, ele foi ostracizado pela família.


Essa é uma história triste. O protagonista sofre um profundo preconceito da parte de todos ao seu redor. Nesse ponto, o autor conseguiu captar muito bem essa aura de asco e nojo que as pessoas sentem com mendigos, bêbados ou pessoas que abusam de drogas (estou hiperssimplificando... jogue outras minorias no meio e você vai entender como é esse olhar). Ao lermos as páginas, isso é quase como uma aura transbordando das palavras e nos atingindo com fúria. Me lembro que eu tive vários sentimentos ao ler essa história. Confusão, no sentido de entender o motivo pelo qual a família do Binho pode ser tão cruel com ele. Raiva, de todos os tolos que falam alguma coisa torta ou simplesmente olham de lado quando o protagonista passa. Tristeza, ao perceber o quanto o coração dele está machucado.


Talvez uma das temáticas mais fortes desse conto é a família. Qual é o sentido ou o significado de uma família, quando a sua própria te abandona? Aliás, o conceito de família pode ser relativizado? Diante de tanto ostracismo, Rubens se sente solitário no mundo. Está sendo culpabilizado por algo que não é necessariamente culpa dele. Uma condição do qual ele precisa conviver com ela. Mas, que lhe rendeu uma pessoa muito amorosa chamado Omar. É ao tentar dar forma aos seus sentimentos, que vamos ver a jornada do nosso protagonista ao tentar entender o que fazer a seguir. E é nessa vibe que o autor consegue ser muito bem sucedido.


A narrativa é muito bem escrita e o autor consegue passar bem os sentimentos que ele gostaria. A narrativa pulsa como um ser vivo. E se pensarmos bem, a metáfora do licantropo pode ser transferida para várias outras no nosso mundo contemporâneo, tão repleto de sentimentos negativos como ele anda nos últimos tempos. O final consegue nos dar aquele calorzinho no coração de que nem tudo está perdido.



Ficha Técnica:


Nome: Se Tudo Der Errado Amanhã

Autor: Johnatan Marques

Editora: Auto-Publicado

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 26

Ano de Publicação: 2018

Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2FW2N8n


Tags: #setudodererradoamanha #johnatanmarques #licantropo #sobrenatural #magia #preconceito #lgbt #literaturalgbt #familia #amor #pertencimento #fantasia #amofantasia #leiafantasia #ficcoeshumanas







ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.