• Paulo Vinicius

#EspalheFantasia: Futuras Adaptações de Livros de Fantasia

Nessa postagem vamos citar cinco ótimas adaptações de livros de fantasia que sairão nos próximos anos. Para você que deseja estar em dia com as leituras antes de iniciar a série.



Desde o sucesso que foi Game of Thrones vários canais de TV tem buscado a nova série que irá desbancar a adaptação feita pela HBO. Muito foi tentado (e algumas boas séries apareceram nesse meio tempo), mas nada conseguiu superar o impacto da narrativa dos Stark, dos Targaryen e dos Lannister. Indo na contramão dos meus colegas de iniciativa, eu queria comentar com vocês sobre futuras adaptações que estarão chegando nos próximos anos. Isso para o caso de desejarem fazer a leitura antes do começo da série. Tirando a primeira dica que tem equipe de produção e data, todas as outras não tem nada definido.


1 - "O Senhor dos Anéis - série spin-off" de J.R.R. Tolkien



Não tem como não começar pela mais iminente e a mais diferente das adaptações que eu vou falar aqui. A Amazon Prime comprou os direitos de exibição de séries baseadas no universo de Tolkien, o que foi um choque para muita gente se levarmos em consideração o quanto o legado do mestre de fantasia sempre foi tratado com cuidado. Assim que conseguiu seu feito, o canal de streaming passou a planejar seus próximos passos. A série de TV vai se passar na Segunda Era, muito tempo antes dos acontecimentos da trilogia clássica. Vamos ver algum material sendo retirado do Silmarillion, mas creio que boa parte do roteiro vai ser original. Para os fãs de Senhor dos Anéis, isso é uma notícia preocupante porque poderia perder um pouco da essência do livro. Para mim, eu acho empolgante porque é um material que precisa ser apresentado a novos leitores. A trilogia clássica, muitas vezes, parece algo canônico e imóvel, quando ela deveria representar um ponto de entrada para novos leitores. Já se passaram duas décadas dos filmes dirigidos por Peter Jackson e eles já não possuem o mesmo efeito para a geração atual. Renovar é preciso e a iniciativa da Amazon Prime é excelente para isso. Os direitos de publicação dos livros no Brasil pertencem à Harper Collins BR.


Link de compra da trilogia clássica


2 - "As Crônicas do Matador de Rei" de Patrick Rothfuss



Okay, vocês sabem que eu não gosto da série do Patrick Rothfuss. Mas, isso não significa que ela não faça sucesso ou que ela tenha uma legião de fãs. Para quem não conhece, As Crônicas do Matador de Rei contam a história de Kvothe, um jovem que fazia parte de uma trupe itinerante que foi atacada pelo Chandriano. Desde então, Kvothe vai passando por uma série de obstáculos e desafios enquanto tenta viver sua vida e encontrar uma maneira de derrotar o algoz de seus pais. O primeiro livro tem um bom pedaço acontecendo em uma Academia onde Kvothe vai aprender os princípios da magia enquanto conhece amigos, inimigos, aliados e rivais.


Por enquanto sabemos que os direitos de produção estão com a Lionsgate que pretende produzir um filme e uma série com o material produzido pelo autor. Sabemos também que a direção musical vai ficar com uma equipe liderada por Lin-Manuel Miranda e o showrunner vai ser John Rogers. A adaptação cinematográfica vai ficar a cargo de Sam Raimi. Para quem está querendo ver as aventuras de Kvothe, bem... a série não vai ser sobre ele. Ela vai se passar antes da série e será sobre artistas itinerantes explorando o mundo criado por Rothfuss. Como o autor gosta de mesclar música e narrativa em prosa, podem esperar uma narrativa com muita influência de poesia e musicalidade. No Brasil, tudo o que Rothfuss produziu até o momento foi publicado pela editora Arqueiro.


Link de compra: Livro 1 e Livro 2


Resenha no Ficções


3 - "A Companhia Negra" de Glen Cook



A Companhia Negra é considerada a precursora dos romances de fantasia sombria que se tornaram tão comuns na primeira década do século XXI. Apesar de ela ser contemporânea de outras como a série Memory, Sorrow and Thorn (de Tad Williams) e As Crônicas de Gelo e Fogo (de George R.R. Martin), a série de Glen Cook tem sua importância entre aqueles que conhecem o gênero mais a fundo. A narrativa fala de uma companhia de mercenários que vendem seus serviços para aqueles que pagam mais. Mas, eles descobrem que fazem parte de uma profecia e terão que rever os seus conceitos e a quem devem lealdade. Ao mesmo tempo eles acabam sendo contratados pela misteriosa governante do Império do Norte, a Dama.


A produção da série está nas mãos de Eliza Dushku (a protagonista de Dollhouse) e da produtora de David S. Goyer. Aparentemente Dushku irá fazer o papel da Dama. Contudo, o elenco ainda não foi selecionado. A série está sendo produzida pela Phantom Four. No Brasil, apenas três livros da série (que compõem um arco fechado) foram lançados pela editora Record.


Link de compra: Livro 1, Livro 2 e Livro 3


4 - "A Roda do Tempo" de Robert Jordan



Se os leitores de fantasia estão ansiosos pela série de Senhor dos Anéis, a sobre A Roda do Tempo é outra que possui grande expectativas. Clássica no mesmo nível que a série de Tolkien, ela infelizmente ainda não teve aquele grande apelo no público brasileiro. Ela tem sido publicada pela Editora Intrínseca que já publicou 6 dos 14 volumes dela. Sua narrativa tem tudo o que os leitores gostam: aventura, magia, coragem, poder, bem contra o mal. A história inicia com a protagonista Moiraine em um mundo onde apenas as mulheres conseguem usar magia. A protagonista faz parte de uma organização sombria chamada Aes Sedai e parte em uma jornada ao lado de cinco companheiros. Moiraine acredita que um dos cinco pode ser a reencarnação de um ser poderoso que vai colocar em ação uma antiga profecia. Nela, a humanidade pode ser salva ou destruída por esse indivíduo poderoso.


A saga da produção da série de TV baseada em A Roda do Tempo é longa. Inicialmente ela havia sido comprada por um canal inglês que mantinha os direitos da série como refém. Após um piloto de série ridículo, Harriet McDougal, viúva de Jordan, moveu céus e terra para reaver os direitos de produção da série e as vendeu para a Sony. O desenvolvimento da série ficou a cargo da Amazon que já selecionou parte do elenco. O showrunner é Rafe Judkins, responsável por alguns sucessos como Agents of S.H.I.E.L.D. e Chuck. Moiraine vai ser interpretada pela atriz Rosamund Pike. Apesar de ainda não ter uma data de estréia, a produção já está bem avançada e eles já trabalham na segunda temporada.


Link de compra: Livro 1, Livro 2, Livro 3, Livro 4, Livro 5, Livro 6


5 - "A Terra Partida" de N.K. Jemisin



Com o domínio que N.K. Jemisin teve sobre as premiações de gênero nos últimos anos, era esperado que os direitos de produção de uma série sobre os livros fosse iminente. Ninguém menos que a TNT adquiriu os direitos. A narrativa conta a história de três mulheres: Damaya, Essun e Syenite. A jovem Damara é levada por um estranho homem após descobrir ser capaz de usar orogenia, a arte de mover as placas tectônicas. Aqueles que possuem essa habilidade sofrem um forte preconceito, sendo culpabilizados pelo fenômeno conhecido como Quinta Estação que destruiu boa parte do mundo. Syenite (uma aprendiz de orogenia) segue ao lado de Alabaster (um orogene de dez anéis) para investigar a presença de um estranho cristal em um vilarejo. E Essun, uma orogene que decidiu se esconder após anos sendo explorada, chega em casa apenas para descobrir sua família destroçada: seu marido matou seu filho enforcado e sequestrou sua filha. Essun parte em busca de sua filha e para se vingar de seu querido filho.


O showrunner da série vai ser Leigh Dana Jackson, responsável por séries como Helix e Sleepy Hollow. Já o produtor executivo vai ser Daveed Diggs. Ainda não foi feita a seleção de elenco, portanto, a produção está em seus estágios iniciais. No Brasil, a série foi publicada completa pela editora Morro Branco.


Link de compra: Livro 1, Livro 2 e Livro 3



Resenha no Ficções: Livro 1, Livro 2 e Livro 3


Participantes do #EspalheFantasia:


Brena Gentil --> https://etsurvive.com

Instagram: www.instagram.com/etsurvive


Paulo Vinicius F. dos Santos --> https://www.ficcoeshumanas.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/ficcoeshumanas

Instagram: www.instagram.com/ficcoes_humanas


Natália Rocha --> https://www.instagram.com/_fantasticomundoliterario/

Facebook: https://facebook.com/fantasticomundoliterario/


João Victório Bevilacqua --> https://www.instagram.com/queriaaquelelivro

Youtube: https://www.youtube.com/user/TheJVSB


Clecius Alexander Duran (autor) --> www.cronicasdaluacheia.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/cleciusduran/


Luis Henrique Bonaventura --> https://nerdgeekfeelings.com/

Instagram: https://www.instagram.com/l.bonaventura23/


Ana Lúcia Merege (autora) --> www.instagram.com/anamerege

https://www.estantemagica.blogspot.com


Fabiana Ferraz (autora) --> https://www.facebook.com/Fabiana-Ferraz-2177922412292342/

Instagram: https://www.instagram.com/fabiferrazautora/


Julianne Vituri --> https://www.instagram.com/juliannevituri/


Celly Nascimento --> https://www.instagram.com/melivrando/


Diego Guerra --> http://www.diegoguerra.com.br

Instagram: http://www.instagram.com/autordiegoguerra

Facebook: https://www.facebook.com/autordiegoguerra


Isabela Alves Manhães --> https://taglibraryisa.blogspot.com/

Instagram: https://www.instagram.com/taglibraryisa/


Nikelen Witter (autora) --> http://nikelenwitter.com

Instagram: http://instagram.com/nikelenw


Diogo Andrade (autor) --> https://www.instagram.com/diogosdeandrade/

Facebook: https://www.facebook.com/diogo.sdeandrade


Tags: #espalhefantasia #adaptacoesliterarias #seriesdetv #filmes #jrrtolkien #senhordosaneis #cronicasdomatadorderei #patrickrothfuss #acompanhianegra #glencook #arodadotempo #robertjordan #aterrapartida #aquintaestacao #nkjemisin #editoraarqueiro #editoraintrinseca #editoramorrobranco #editorarecord #harpercollinsbr #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.