top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Em busca de um sonho

O aquário Gama Gama é a paixão da vida de Kukuru. Mas, a baixa quantidade de visitas e a idade de seu avô fazem com que ele decida fechá-lo no final do verão. Kukuru pede para tentar salvar o aquário e seu avô a nomeia diretora interina até ele fechar. A chegada da ex-idol Fuuka, sem rumo e desesperançosa após perder sua vaga na agência de talentos, podem ocasionar uma virada na vida de Kukuru e do Gama Gama.



Desde que Shiroi Suna no Aquatope foi anunciado meses atrás, eu sabia que esse seria o meu momento relaxante da semana. Aquele slice of life com uma história cotidiana, uma música tranquila e pessoas felizes fazendo coisas legais. Em todas as temporadas, sempre saio em busca desse tipo de material e não me decepcionei nem um pouco com Aquatope. Sei que é o tipo de animação que não agrada a todos, não tem uma história emocionante com explosões, dramas e viradas. Mesmo assim, slice of life, ou histórias de cotidiano, conseguiram cativar uma legião de fãs que procuram algo diferente no meio de tantos lançamentos. Nesse ponto, Aquatope entrega tudo o que fãs como eu curtem. E com isso consigo satisfazer os meus momentos de paz semanais.


Sendo mais um título do studio P.A. Works, responsável por animes como Shirobako e Hanasaku Iroha, ele mantém todas as características do gênero com sucesso. Personagens cativantes e sensíveis, uma história de superação resolvendo problemas corriqueiros e pessoas com dramas e dificuldades reais. A direção ficou nas mãos de Toshiya Shinohara (filmes de InuYasha e Kuroshitsuji), a direção de fotografia com Satoshi Namiki (Another e Hanasaku Iroha), a arte de fundo com Yoshinori Shiozawa (End of Evangelion e Rewrite) e a direção artística com Kurumi Suzuki (Irozuki Sekai no Ashita kara). Como podemos ver pelo background dos membros da equipe de direção todos são muito experientes e já participaram de grandes projetos. Não que a animação seja exigente demais já que um slice of life não precisar se esmerar em algo bem trabalhado. Basta que consiga transmitir bem as mensagens desejadas. A trilha sonora serve para manter o ar calmo da animação e são músicas que se encaixam adequadamente nas cenas.


O aquário Gama Gama é o lugar onde Kukuru cresceu. Até hoje ela se encanta com o aquário criado por seu avô e toda a magia que ronda os seus salões. Ela se dedicou a aprender um pouco sobre tudo o que existe no aquário, mas quando seu avô revela que pretende vender o aquário no final do verão, seu coração se parte. As visitas ao aquário tem diminuído assim como o interesse das pessoas. Mas, Kukuru insiste em manter o aquário, esse lugar tão incrível que ela deseja compartilhar com as pessoas. Depois de muito conversar com seu avô, ele concorda em torná-la diretora interina até o fechamento do aquário no prazo determinado. Sobre fechar ou não o aquário, seu avô foi esquivo e preferiu não dar uma posição quanto a repensar sobre o assunto. Kukuru não quer desistir de seu sonho.


Por outro lado, Fuuka desiste de seu sonho de se tornar uma idol. Depois de passar por muitas dificuldades e decepções, ela se convence que esta não é uma vida para ela. Ao levar seu pedido de demissão para sua agente, ela ouve os comentários sussurrados a seu respeito: "Nunca teve o espírito", "nunca se importou o suficiente", "não tem o talento". As lágrimas vem em seu rosto e ela sai derrotada da agência de talentos sem um destino certo. Ao ligar para a sua mãe, ela afirma estar voltando para casa, derrotada e de malas prontas. Mas, por uma loucura do destino, ela subitamente decide seguir para Hokkaido já que ela sempre gostou do mar. Fuuka não sabe entender por que ela vai até lá até que chega a uma cidade com um pequeno e lindo aquário. Ao visitar a exposição de animais marinhos, ela se vê sugada para dentro de uma paisagem oceânica onde ela vê peixes e outros animais passando ao seu redor, em uma experiência onírica maluca. É então que ela conhece Kukuru, a diretora do aquário com quem ela faz rapidamente amizade. Em um impulso louco, Fuuka pede a Kukuru um emprego no aquário Gama Gama. Nem ela sabe por que fez isso, mas no fundo de seu coração sabe que é a coisa certa a se fazer. É aí que os destino das duas meninas, a que tem um sonho e a que perdeu um sonho, se encontra. Será que elas conseguirão salvar o Gama Gama de ser fechado?


Uau... precisei de dois parágrafos para explicar a sinopse da história. Fiquem tranquilos que eu não dei nenhum spoiler, é apenas a premissa básica do primeiro episódio. E o motivo pelo qual a história acontece. É fascinante ver essa contradição entre um sonho sonhado e um sonho perdido. Temos duas personagens com diferentes experiências de vida que se encontram por alguma mágica do destino. Aliás, esta é uma série marcada por situações fantásticas e inexplicáveis acontecendo. Não se trata de uma narrativa de fantasia, mas espíritos mágicos rondam o Gama Gama e pregam peças de vez em quando. Como isso que aconteceu à Fuuka que eu descrevi no parágrafo acima ou em um senhor idoso que sempre aparece no aquário para se lembrar do amigo que ele perdeu. E de repente ao olhar para dentro do aquário, ele revive um momento feliz com seu amigo cujo espírito se despede dele com carinho. São pequenas coisas que tocam o coração de todos aqueles que nutrem algum sentimento pelo lugar e acabam protegidos pelos espíritos.


Kukuru é uma personagem alegre e animada e sua preocupação com o Gama Gama a colocou na posição de buscar encontrar alguma forma de salvá-lo. Ela se torna uma diretora séria e trabalhadora, conhecedora de cada detalhe da administração do local. Com a ajuda de um grupo pequeno, porém unido de funcionários, ela tenta criar estratégias que possam aumentar a renda de lá. Só que a indiferença e a falta de visitas doem em seu coração porque cada dia que passa a esperança de salvar se esvai. A chegada de Fuuka dá um sopro de ar fresco ao Gama Gama e apesar da resistência inicial e de achar que ela estava ali só por conveniência, Kukuru percebe o esforço que a ex-idol tem para cuidar de lá. As duas desenvolvem uma forte conexão o que leva Kukuru a renovar suas energias. Claro que ela sabe que ainda falta muito para conseguir de fato salvar o Gama Gama, mas só o fato de ter alguém com ideias novas por perto já significa uma mudança.


Demora um pouco para a ficha da Fuuka cair em relação às suas escolhas. Ter saído de Tokyo, um grande centro para uma cidade menor e que se situa em uma região turística e de praia é uma baita mudança. E ela é atraída ali pelos ventos da mudança... ou seja, não houve um planejamento. Tanto que ela nem chegou a avisar a mãe que estaria indo para lá. Fuuka, de fato, fugiu de casa; ou fugiu de voltar para casa. Ela é abrigada na casa dos avós de Kukuru e decide trabalhar no Gama Gama. Ter tido seus sonhos destruídos pelos obstáculos apresentados pela vida a fez ficar vazia. De repente o sonho de sua vida deixou de existir, deixando tudo em ruínas. É curioso usar essa expressão porque o subtítulo da série é Quando duas Garotas se encontram em uma cidade em ruínas. Podemos dizer que essa cidade poderia ser os sonhos das duas que foram balançados pelas circunstâncias. Fuuka permanece no Gama Gama porque a magia do lugar lhe proporcionou uma visão de que ela poderia encontrar seu caminho em breve. É como se ela hoje fosse um copo vazio e estivesse sendo preenchida com água lentamente por aqueles que trabalham no aquário: desde Kukuru até todos os outros. Fuuka se torna uma pessoa que funciona quase como uma irmã mais velha para Kukuru, servindo de apoio e confidente quando ela precisa. Essa relação, que a animação brinca com o equilíbrio de um amor romântico e um amor fraterno, é o que vai levar a série em seu ritmo tranquilo e sossegado.


Aquatope é o típico anime de quem procura uma história relaxante e que levante os nossos espíritos. Não vai agradar a todos, e isso é bem comum em slices of life. Muita gente reclama que são animes que parecem não ir a lugar nenhum, que não possuem emoção. Discordo porque esse não é o objetivo deles. Aqui temos apenas duas pessoas que precisam reencontrar seus sonhos dentro de um lugar que precisa de ajuda. Um aquário quase mágico que leva esperança e sonhos a todos que tem algum tipo de laço com o lugar. Recomendo a animação a todos aqueles que estão em busca deste pequeno lugar seguro e mágico. E continuarei sempre a buscar esse tipo de animação em todas as novas temporadas.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.