top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

As Diferenças e as Semelhanças entre o livro e o filme O Cemitério

Na matéria de hoje vamos comentar sobre a nova adaptação de O Cemitério, clássico de terror escrito por Stephen King. Será que estamos diante de um novo clássico ou apenas mais um fracasso?

Falar de adaptações de livros para o cinema é sempre complicado. Isso porque são mídias diferentes e envolve uma forma de pensar o conteúdo de formas específicas. Não há uma receita certa: nem levar tudo ao pé da letra, nem adaptar demais. É com esse espírito que eu venho falar da nova adaptação de O Cemitério, um dos livros mas icônicos da carreira de Stephen King. Para muitos fãs do autor, é um material que figura tranquilamente no top 5. Seja por sua abordagem cruel no quesito de terror ou no impacto psicológico deixado no leitor após o término da narrativa. 

A primeira adaptação fez parte da minha infância. Foi um dos meios de entrada para este universo incrível do medo. Fora a trilha sonora inesquecível dos Ramones que se tornou sinônimo da história da família Creed. A adaptação de 1989 era algo completamente lastimável. Muitos erros de gravação, defeitos especiais, momentos que não tinham o menor nexo com o romance adaptado. Bem longe do glamour e do reconhecimento da crítica de O Iluminado, dirigido por Kubrick. O Cemitério Maldito figura tranquilamente entre as piores adaptações de obras do autor. Entretanto, se tornou um daqueles clássicos trash que ganharam status cult com o passar das décadas. 

A nova adaptação segue o ritmo de reboots em alguns filmes clássicos do autor. O sucesso de It no ano passado incentivou novas tentativas. Ainda estamos aguardando, por exemplo, uma adaptação de A Incendiária para os próximos anos. Entretanto, o sucesso de It se deve à excelente produção e ao fato de o autor ter feito adaptações bem pontuais ao mesmo tempo em que manteve um ritmo frenético na narrativa. Todos estavam animados porque O Cemitério tem uma narrativa até simples se comparado a outros livros do autor. Os elementos sobrenaturais da narrativa são poucos e fáceis de serem emulados. Até porque eu considero a história com um foco maior na construção e na relação dos personagens do que no sobrenatural em si. Este atua como desestabilizador para a família Creed. 

ATENÇÃO!!! CONTÉM SPOILERS DO FILME E DO LIVRO!!!

A história se foca nos membros da família Creed: Louis, Rachel, Ellie e Gage, além do pequeno gatinho Church. Eles acabaram de se mudar para uma casa à beira da estrada. Seu vizinho Judson Crandall apresenta a vizinhança a ele e tentando fazer com que a família se sinta à vontade no local. Ele aponta também para um local chamado "simitério" onde animais são enterrados. Lendas locais dizem que se trata de um lugar marcado por maus espíritos. Os problemas começam a acontecer quando Church morre atropelado na auto-estrada que passa em frente à casa dos Creed. A partir de então começa uma sequência de acontecimentos estranhos, inclusive quando Church aparece vivo mesmo após ter sido enterrado no "simitério". A sequência final de O Cemitério é uma das mais impactantes em todos os livros (mais de 20) que eu li do autor. Ele não pega leve em suas descrições e, para quem acha que tudo vai acabar bem no final, vai se surpreender. 

Antes de passar às críticas negativas, eu queria destacar o que tem de positivo na adaptação. Em primeiro lugar, os diretores conseguiram pegar bem o espírito do cenário e da trilha sonora. Achei a cenografia muito boa, principalmente do "simitério". As cenas são repletas de névoa e as tomadas de câmera reforçam o clima sinistro do local mesmo nos primeiros momentos do filme. Já a trilha sonora também funciona bem com a composição de cena. Gostei e achei que funcionou até o momento em que o filme degringola completamente. A escolha dos atores foi sensacional. Eu sou fã do John Lithgow. Para mim, é um dos atores mais polivalentes de Hollywood, principalmente quando ele se propõe a fazer personagens mais dramáticos (apesar de que os que ele fez em filmes de comédia também serem excelentes). A escolha de Jason Clarke para encarnar o protagonista eu achei normal. A atuação do ator está redondinha, sem grandes firulas. Mas, a Amy Seimetz estava muito bem como Rachel. 

E aí vem o meu segundo elogio à adaptação: eles abraçaram bem a relação de Rachel com sua irmã morta Zelda. Esse é um aspecto trabalhado no fundo na trama do livro e que acaba redundando nos problemas que ocorrem mais para o final da narrativa. Esse elemento de amarrar as pontas é bem realizado, mas é mal executado nos momentos finais ( vou comentar mais abaixo). Zelda é uma personagem que afeta diretamente o poder decisório de Rachel; o trauma dos momentos em que Rachel passou a seu lado, vendo a doença definhar sua irmã é o que faz da personagem tão traumatizada. A relação de Rachel com a doença e a morte é muito complicada. Algo que os diretores abordaram na trama em conversas dos pais com Ellie, a filha. O que existe além da morte? Este aspecto assombra a família por todo o filme.

Daqui para baixo são os elementos negativos. E tem muitos. Antes de mais nada é preciso dividir o filme em três atos: a chegada, os estranhos acontecimentos e o clímax. Eu acredito que até a metade do segundo ato, o filme é bom. Não é nenhuma obra revolucionária, mas entrega o necessário para o espectador. Até chega a seguir bem o livro, adaptando alguma coisa aqui e ali sem mexer na essência do que é contado por King. O problema começa a partir do terceiro ato quando parece que os diretores abandonaram o livro de lado e começaram a tomar muitas liberdades criativas. O problema não é a liberdade pela liberdade. Kubrick saiu da narrativa de O Iluminado para criar algo próprio e conseguiu criar algo memorável. O problema é quando as adaptações afetam a percepção da narrativa. O final acaba sendo completamente alterado e não para algo positivo. No livro, o pequeno Gage acaba morrendo por conta das maquinações do ser que ocupa o corpo de Church. O momento em que Gage volta para assombrar a família é assustador. Possivelmente uma sequência de acontecimentos que mais me assombrou na narrativa do autor. Isso porque tudo acontece de forma muito frenético em comparação ao restante do livro que adota um clima mais ascendente e progressivo. São setenta páginas finais que parecem dez. 

Os diretores usam também um recurso que acaba soando pobre para o filme: uma quantidade absurda de scare scenes. São aquelas ceninhas de susto súbito em que algumas delas são apenas sustos pelo susto e sem nenhum ganho para a narrativa como um todo. Esse tipo de recurso se tornou comum nos últimos anos principalmente com filmes como Atividade Paranormal ou Sobrenatural que empregam-no com bons resultados. Só que se tornou corriqueiro demais e para O Cemitério Maldito ficou estranho. Alguns momentos bobos como quando a família está chegando até o "simitério" e eles se voltam para trás e são apenas folhas farfalhando. Minutos depois quando eles chegam em casa, a filha alega ter visto uma sombra. Depois poucos momentos depois, isso continua com cenas que não vão a lugar algum. São sustos bestas que cansam o espectador depois de uns trinta minutos de projeção. 

No fundo, O Cemitério é um filme sobre pessoas. Sobre os laços que mantém uma família unida. King começa a desfazer esses laços pouco a pouco a partir dos acontecimentos estranhos. Quando Gage retorna à vida é o sinal de que sua vida foi despedaçada. O medo de Rachel por conta do ocorrido com sua irmã Zelda intensifica a situação de terror. Isso porque o leitor foi trabalhado ao longo da narrativa a partir dos flashbacks de Rachel. Quando tudo explode, o payoff é efetivo. Por isso que eu não gostei da forma como a narrativa foi alterada na segunda metade. Porque eu conheço a mecânica de como tudo foi composto para gerar algo inigualável. 

Esta nova adaptação de O Cemitério apenas um pouco melhor do que a de 1989. Poderia ter redundado em algo melhor, mas acabou apenas sendo mais uma adaptação ruim e esquecível do autor. Apesar disso, os diretores conseguiram acertar em alguns pontos como questões técnicas e no tema da vida após a morte. Entretanto, as escolhas livres feitas pela direção agiram em detrimento de tudo ao invés de auxiliar o todo. 


Livro mencionado:

Ficha Técnica:


Nome: O Cemitério

Autor: Stephen King

Editora: Suma

Gênero: Terror

Tradutor: Mário Molina

Número de Páginas: 424

Ano de Publicação: 2019 (nova edição)


Link de compra:

https://amzn.to/2JkjmxX


*Material enviado em parceria com a editora Suma





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.