top of page
  • Foto do escritorAmanda Barreiro

A Leitura e os Desafios da Produtividade em Tempos Pandêmicos

Será que precisamos nos cobrar tanto?

Vivemos tantas mudanças desde o início da pandemia: saúde, família, educação, empregos, lazer, tudo posto em cheque, correndo riscos até então impensáveis. O isolamento social e a quarentena tiveram uma grande contribuição no aumento da procura por novas formas de entretenimento: alguns aprenderam a cozinhar, outros começaram a praticar dança, artesanato, a seguir vídeos DIY (vídeos de faça-você-mesmo), e, de repente, viu-se um novo interesse pela leitura. Não é nenhuma surpresa que os livros entrem em cena em um momento que exige mais reflexão e que demanda tempo e atenção muitas vezes incompatíveis com uma rotina de trabalho pesada. Para os leitores de longa data, notícias que comprovem o despontar da leitura como um hobby mais valorizado no país são motivos de comemoração, sem dúvidas.


Tudo estaria ótimo, se não fosse por uma questão: como lidamos com nossos hobbies? A nossa sociedade insiste em uma exigência de produtividade surreal, nos afogando diariamente em tarefas extenuantes, estressantes e desumanas, motivo pelo qual os índices de transtornos emocionais e mentais estão cada vez mais altos. Ansiedade, estresse, depressão, burnout, síndrome do pânico, todas potencialmente causadas pela pressão diária e constante pela infame produtividade (não exclusivamente, é claro). Transportando isso para o cenário pandêmico, com uma taxa recorde de desemprego de 14,7% (na data desta publicação), em contextos de home office e de tédio absoluto, nossas energias, antes tão focadas em produzir, produzir e produzir, procuram um novo alvo: o que consumimos como entretenimento.


É aí que entramos em uma espiral vertiginosa de buscar por resultados e produtividade até mesmo em nosso momento de descanso: as séries atrasadas, a lista de livros que só aumenta, aquela quantidade infinita de coisas que sentimos ter que cumprir. Então vem o bloqueio. Já que tratamos o lazer como obrigação, iniciamos um processo inverso do originalmente proposto e vamos nos afastando das coisas que mais gostamos de fazer. Enquanto vemos influencers lendo dez, doze livros por mês, mal conseguimos terminar um, e o fazemos por pressão, culpa, tentando fugir desse sentimento de falha por não atendermos às nossas próprias expectativas.


Agora pensem comigo: que tipo de sociedade doente é essa que consegue reduzir o nosso lazer a uma "to do list", ou no caso dos leitores a uma "to be read" (a famosa TBR)? Somos tão escravos do nosso tempo que, desta forma, não conseguimos nem mais aproveitar o momento e nos divertir, apenas vamos riscando as tarefas cumpridas. Afinal, por que precisamos ler 50 livros em um ano? Claro, é sempre interessante se desafiar, buscar conhecimento e ir atrás do que nos interessa, mas, de verdade, quantas dessas 50 leituras foram realmente importantes para você? Quantas delas você curtiu fazer? Quantas te divertiram ou te proporcionaram bons momentos? Se você não conseguir responder nem com a maioria delas, temos um problema.


O momento nunca foi tão propício para discutirmos saúde mental, autocuidado e amor-próprio. A pandemia escancarou doenças e problemas muito maiores que a própria covid-19, acendendo um alerta para o nosso comportamento autodestrutivo e para as relações que estabelecemos com o outro e com as nossas próprias necessidades. Diante de um cenário tão triste e caótico, com tantas notícias trágicas, seja pela doença ou por suas consequências na política, na economia ou nos nossos planos para o futuro, é preciso que tenhamos a compreensão de que é normal não conseguirmos produzir. Aliás, será que realmente precisamos produzir neste momento? Ou será que precisamos produzir tanto assim, pelo menos?


A reflexão que eu quero deixar aqui, então, é: preserve-se, cuide-se, respeite-se, permita-se. Sim, permita-se não assistir àquela série só porque já faz mais de seis meses que você começou a assisti-la e ainda não terminou; permita-se demorar dois meses para ler um livro de 300 páginas; permita-se passar um tempo sem ler, se é isso que você quer. Aprenda a reconhecer seus limites, enfim, e não se cobre por produtividade no seu lazer. Você não tem obrigação de se divertir com o que quer que seja!


Por fim, procure ajuda e apoio neste momento, se sentir necessidade. Você não precisa passar por tudo isso sozinho.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.