top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

A Campanha +Livros

Conheça um pouco mais sobre essa campanha iniciada no mês de julho e que está há poucos dias de ser finalizada. O que ela é, quem já demonstrou apoio e como fazer para dar o seu apoio também.



Já há alguns anos o mercado editorial brasileiro vem sofrendo crise após crise. Parece algo de proporções bíblicas. Desde 2017, não teve um ano em que pudemos dizer que não aconteceu alguma coisa que afetou editoras ou livrarias. Foram crises na distribuição de livros, o fechamento da principal gráfica do país situada no interior de São Paulo, duas crises econômicas que fizeram o poder aquisitivo da população diminuir e o encolhimento das redes Cultura e Saraiva. Digo até que no caso destas duas últimas que, a menos que aconteça um milagre celeste ou algum gestor com ideias mirabolantes, as duas devem estar encaminhando para uma lenta alvorada. 2020 é basicamente um ano perdido por conta da pandemia do covid-19 e tanto editoras como livrarias estão tendo que pensar em maneiras para fechar suas contas. Algumas fecharam, outras reduziram seus efetivos.


Foi pensando nisso que o Catarse ao lado de várias empresas e apoiadores pensaram em uma campanha que visasse ajudar pequenas editoras e livrarias a salvar seus negócios. Obter um valor em dinheiro que pudesse ser fatiado entre um grupo e servisse como um auxílio emergencial nesse momento de crise. Qualquer ajuda nesse momento é sempre bem vinda. O Catarse se tornou uma das principais ferramentas de publicação independente e de venda direta. Apesar de a Amazon ser uma boa saída para várias empresas, a empresa de Jeff Bezos pega para si mais da metade do valor nominal do livro. Mesmo pagando no ato, o que já é um lucro módico para uma empresa se torna menor ainda se você somar todos os impostos pagos por elas. O Catarse se tornou uma saída viável porque é quase uma venda direta. Se a Amazon pega 60 ou 70% do bolo, o Catarse pega 10 ou 20%. Por essa razão tem se multiplicado a quantidade de editoras que usam a plataforma como pré-venda de seus produtos (até porque o lucro principal de um título vem de suas pré-vendas). Em 2021, o Catarse vai fazer 10 anos.


Acreditamos que essa iniciativa, desenhada com a colaboração de diversas mentes do mercado, pode realmente fazer a diferença nos negócios contemplados, não apenas pelo valor que será doado, mas, principalmente, pelas conexões que pretendemos estimular dentro da cadeia profissional."

(Raíssa Pena, diretora de publicações do Catarse)


Na ação do + Livros, a Amazon está presente como um dos parceiros. Afinal para ela também é interessante a manutenção do mercado. Ninguém deseja que editoras sumam e livros deixem de ser publicados. Outros parceiros nessa campanha incluem a TAG Livros e a Storytel. A TAG é uma pioneira no ramo das caixas surpresa literárias. Hoje ela conta com dezenas de milhares de apoiadores e consegue produzir edições exclusivas que também auxiliam estas editoras. A única coisa que a TAG pede em troca é que sua edição tenha algo em especial em relação à edição que for lançada pela editora e que esta só publique um período de tempo depois. Mas, não tenho dúvidas de que o trabalho da TAG é essencial sim para várias editoras. Já a Storytel aparece como uma opção para as editoras investirem nos audiobooks. Estes vem se tornado uma febre principalmente nesses tempos de pandemia. O +Livros poder contar com parceiros de peso como esses três é algo que demonstra o quanto a campanha é representativa e essencial para o mercado.


Outras empresas de comunicações ou ligadas à área de cultura também manifestaram seu apoio. Contam entre elas a Konduto, o Pagar.me, a ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Suspense e Terror), a Writogether e a Felsberg Advogados se engajaram nessa iniciativa. A campanha de financiamento coletivo já iniciou com R$450.000 e a possibilidade de auxiliar 90 beneficiários. Mas, a meta é alcançar R$750.000 e poder apoiar 150 pessoas, entre editoras, livrarias e fornecedores. É uma iniciativa inédita no Brasil. Em um momento em que temos um governo que pouco apoia a cultura, nós temos que arregaçar nossas mangas e ajudar mesmo que seja um pouco.


Entre as editoras parceiras do + livros estão a sempre engajada Companhia das Letras, a Cobogó, a Editora Wish, a novata Antofágica, a Jambô, a New Order e o canal Vá Ler Um Livro. Todos personagens importantes em construir essa história. Todos eles também cederam ebooks ou cupons que fazem parte das formas de apoio da campanha. Uma gentileza essencial nesse momento. Mas, assim eu recomendo que mesmo que você não possa ajudar com um valor elevado, ajude com R$5,00 ou R$10,00. Qualquer valor que você puder ajudar, vai ser válido. Pensem que do outro lado estão pessoas que precisam de emprego nesse momento difícil.






A escolha de quem vai receber o apoio do +Livros está sendo feita por uma equipe de avaliadores. Aliás, por três. Esse corpo técnico vai em primeiro lugar verificar se as inscrições são válidas para participar na seleção. A seguir são escolhidos os beneficiados de acordo com cada situação apresentada. Os contemplados vão receber R$2.000 (autores) ou R$5.000 (editoras e livrarias) e serviços para fornecedores parceiros (no caso espaço no canal Vá Ler um Livro). Na categoria autores, o corpo técnico é formado por Allesandra Ruiz, Cláudia Lemes e Felipe Castilho; na categoria editoras, Francisco Jorge, Raquel Menezes e Ricardo Costa; e na categoria livrarias, Bruno Mendes, Ketty Valencio e Talita Camargo. Uma lista preliminar deve ser divulgada no dia 30 de agosto, mas a lista final só deve sair lá para o final de setembro. A divulgação será feita de forma pública e transparente pelo Catarse.


Principais Formas de Apoio:


1 - Só Quero Apoiar: R$15,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.


2 - Companhia das Letras: R$20,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 30% OFF para compras no site da Companhia das Letras


3 - Jambô Editora: R$20,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 30% OFF para compras no site da Jambô Editora


4 - New Order: R$20,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 30% OFF para compras no site da New Order


5 - Patrocine um Agente do livro: R$200,00


Potencialize o alcance do +Livros. Apoios maiores garantem mais beneficiários com um menor número de apoiadores.


6 - Editora Cobogó: R$25,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 50% OFF para compras no site da Editora Cobogó


7 - TAG Livros: R$25,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 50% OFF para o primeiro mês de assinatura da TAG Experiências Literárias. Os cupons são válidos por até 30 dias.


8 - ABERST: R$25,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 1, da ABERST

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 2, da ABERST


9 - Cupons para aumentar a estante: R$40,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 50% OFF para o primeiro mês de assinatura da TAG Experiências Literárias. Os cupons são válidos por até 30 dias.

- 30% OFF para compras no site da Companhia das Letras

- 20% OFF para compras no site da editora Wish

Todos os cupons são válidos por até 30 dias


10 - Editora Wish: R$45,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- E-book "Dez Dias em um Hospício", da editora Wish (inédito em português)

- E-book "O Hospício de Muskov", antologia de vários autores, publicado pela editora Wish (ficção nacional)

- E-book "Contos de Fadas Mundiais" da editora Wish

- 20% OFF para compras no site da editora Wish


11 - E-books para ler em 2020: R$50,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- E-book "Dez Dias em um Hospício", da editora Wish (inédito em português)

- E-book "O Hospício de Muskov", antologia de vários autores, publicado pela editora Wish (ficção nacional)

- E-book "Contos de Fadas Mundiais" da editora Wish

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 1, da ABERST

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 2, da ABERST


12 - Promocional E-books e cupons: R$70,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- E-book "Dez Dias em um Hospício", da editora Wish (inédito em português)

- E-book "O Hospício de Muskov", antologia de vários autores, publicado pela editora Wish (ficção nacional)

- E-book "Contos de Fadas Mundiais" da editora Wish

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 1, da ABERST

- E-book Narrativas brasileiras de mistério vol. 2, da ABERST

- 50% OFF para o primeiro mês de assinatura da TAG Experiências Literárias. Os cupons são válidos por até 30 dias.

- 30% OFF para compras no site da Companhia das Letras

- 20% OFF para compras no site da editora Wish

Todos os cupons são válidos por até 30 dias


13 - Storytel, histórias para ouvir no celular: R$60,00


- Nome na lista pública dos apoiadores do fundo

- Pack digital de marcadores do +Livros para você imprimir em casa e lembrar a cada nova leitura de que você foi parte fundamental para fazer esse projeto acontecer.

- 3 meses de assinatura na Storytel, plataforma de audiobooks







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.