A mais prestigiada premiação britânica de ficção científica. É reconhecida como uma das mais importantes premiações literárias, equiparada ao Man Booker Prize. É dada todos os anos ao melhor livro de ficção científica publicado no mercado britânico no ano anterior. O vencedor é escolhido por um júri de especialistas.
Vencedor:
"Rosewater" (The Wormwood Trilogy vol. 1) de Tade Thompson
Ficha Técnica:
Nome: Rosewater
Autora: Tade Thompson
Série: The Wormwood Trilogy vol. 1
Editora: Orbit
Número de Páginas: 432
Data de Publicação: setembro de 2018
Link de compra:
Sinopse: Rosewater é uma cidade no limite. Uma comunidade formada nos limites de um misterioso biodomo alienígena, seus residentes sendo formados por aqueles com esperança, com fome e os miseráveis - pessoas ansiosas por uma luz dentro do domo ou um gostinho dos poderes de cura que dizem que ele possui.
Kaaro é um agente governamental com um passado de crimes. Ele já esteve dentro do domo, e não quer saber de ir de novo - mas quando algo começa a matar outros como ele, Kaaro deve desafiar seus mestres e buscar uma resposta, encarando o seu passado sombrio e chegando a um descoberta sobre um futuro horrível.
Demais Finalistas:
"Semiosis" (Semiosis vol. 1) de Sue Burke
Ficha Técnica:
Nome: Semiosis
Autora: Sue Burke
Série: Semiosis vol. 1
Editora: Tor Books
Número de Páginas: 336
Data de Publicação: fevereiro de 2018
Link de compra:
Sinopse: Colonizadores vindos da Terra queriam o lar perfeito, mas eles terão que sobreviver naquele que eles encontraram. Eles não perceberam que outra forma de vida observa... e espera...
Apenas a comunicação mútua pode forjar uma aliança com a espécie senciente que vive no planeta e provar que os humanos são mais do que ferramentas.
"Revenant Gun" (Machineries of Empire vol. 3) de Yoon Ha Lee
Ficha Técnica:
Nome: Revenant Gun
Autor: Yoon Ha Lee
Série: Machineries of Empire vol. 3
Editora: Solaris
Gênero: Ficção Científica
Número de Páginas: 400
Data de Publicação: junho de 2018
Link de compra:
Sinopse: Quando Shuos Jedao acordou pela primeira vez, muitas coisas deram errado. Suas poucas memórias disseram a ele que ele era um cadete de dezessete anos - mas seu corpo pertence a um homem décadas mais velho. O hexarca Nirai Kujen manda Jedao reconquistar o fraturado hexarcado embora Jedao não tem recordação de sequer ter sido um soldado, quanto mais um general. Certamente um talento para video games não o qualifica para liderar um exército?
Logo Jedao descobre que a situação é ainda pior. Os soldados de Kel sob o seu comando podem ser obrigados a obedecê-lo, mas eles o odeiam graças ao massacre que ele não se lembra de ter cometido. A amizade de Kujen não pode esconder o fato de que ele é um tirano. E o que é ainda pior, Jedao e Kujen estão sendo caçados por um inimigo que sabe mais sobre Jedao e seus crime do que ele mesmo....
"Frankenstein in Baghdad" de Ahmed Saadawi
Ficha Técnica:
Nome: Frankenstein in Baghdad
Autor: Ahmed Saadawi
Editora: Oneworld
Número de Páginas: 320
Data de Publicação: janeiro de 2018
Link de compra:
Sinopse: Das ruas devastadas de uma Baghdad ocupada pelos EUA, Hadi - um coletor e um estranho quebra-galhos em uma cafeteria local - recolhe partes humanas e as costura juntas para criar um corpo completo. Seu objetivo, ele acredita, é para o governo reconhecer as partes como pessoas e dar a elas um enterro adequado. Mas quando o corpo completo desaparece, uma onda de estranhos assassinatos varre a cidade, e relatos falam de um criminoso de aparência horrenda que, embora tenha recebido tiros, não pode ser morto. Hadi logo percebe que criou um monstro, um que precisa de carne humana para sobreviver - primeiro dos culpados, e então de qualquer um em seu caminho.
"The Electric State" de Simon Stalenhag
Ficha Técnica:
Nome: The Electric State
Autor: Simon Stalenhag
Editora: Skybound Books
Número de Páginas: 144
Data de Publicação: setembro de 2018
Link de compra:
Sinopse: No final de 1997, uma adolescente fugitiva e seu pequeno robô amarelo de brinquedo viajam para o oeste através de um estranho terreno americano onde as ruínas de gigantescos drones de batalha enchem o interior, junto com o lixo descartado de uma sociedade de consumo de alta tecnologia viciada em um sistema de realidade virtual. Quando eles se aproximam dos limites do continente, o mundo fora da janela do carro parece se revelar em uma velocidade ainda maior, como se em algum lugar além do horizonte, o núcleo vazio da civilização finalmente ruiu.
"The Loosening Skin" de Aliya Whiteley
Ficha Técnica:
Nome: The Loosening Skin
Autora: Aliya Whiteley
Editora: Unsung Stories
Número de Páginas: 132
Data de Publicação: novembro de 2018
Link de compra:
Sinopse: Em um mundo onde as pessoas descascam sua pele a cada sete anos, é apenas um fato da vida que nós deixemos de lado todas as ligações de nossa vida anterior. Com cada mudança nos tornamos uma nova pessoa, e embora possamos descartar o passado, a pele se lembra, traz tudo de volta se nós a tocarmos. E quando nossos amores são uma de nossas partes, aquelas memórias de amor podem ser compradas, se você conhecer as pessoas certas.
Apresentamos a nova droga, Suscutin, que irá prevenir as mudanças. Agora você pode manter sua pele para sempre. Agora você nunca precisará mudar quem você é.
Mas, não é tão simples para a guarda-costas de celebridades Rose Allington, que sofre de uma doença rara. Suas mudas acontecem rapidamente, mudando tudo sobre sua vida, quem ela é, quem ela ama.
Enquanto isso, seu antigo cliente, o superstar Max Black, está viciado em Suscutin, porque ele sabe que a muda pode fazê-lo perder tudo. Quando uma de suas peles é roubada, e o roubo é um trabalho interno, ele precisa do melhor que já tenha trabalhado para ele no serviço - mesmo que ela não seja mais a mesma pessoa.
Porque Max tem um filme para fazer sobre os Stuck Six, o sexteto mais famoso de amantes, que tinham uma vida perfeita. Os Seis confiaram nele para contar a história de amor que cativou o mundo.
The Loosening Skin lida com as camadas destas histórias, explorando nossas definições de amor, sexo e amizade, e o que significa crescer e mudar.
Tags: #arthurcclakeaward #premiacoesliterarias #aliyawhiteley #yoonhalee #simonstalenhag #tadethompson #ficcaocientifica #ficcoeshumanas
Comentários