• Paulo Vinicius

2018 Shirley Jackson Awards

A mais tradicional premiação que homenageia obras de suspense, de fantasia sombria e de terror escolheu os seus melhores do ano de 2018. A seleção é feita via votação por um corpo de especialistas. Seguem o vencedor e os indicados na categoria principal e na de melhor novella.


Melhor Romance:


Vencedor:


"Little Eve" de Catriona Ward


Ficha Técnica:


Nome: Little Eve

Autora: Catriona Ward

Editora: W&N

Gênero: Terror

Número de Páginas: 288

Data de Publicação: julho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/35KvFwa










Sinopse: Nova York, 1921. Sete corpos mutilados são descobertos em um círculo de pedras antigo em uma remota ilha da Escócia. As vítimas são "as Crianças" - membros de um culto de adoradores da natureza governado pelo patriarca carismático e sádico, o adicionador.


O único sobrevivente do massacre, Dinah, acredita que Eve é a assassina, aparentemente afogada enquanto tentava sua fuga. Ainda assim, à medida em que a história dos anos de Eve que levam ao massacre se interligam com os relatos de Dinah do que aconteceu depois, uma verdade mais estranha e sombria emerge.


A Ilha é tudo o que Eve conhece. Escondida do mundo, as Crianças acreditam que a Grande Cobra que habita o oceano, dança nas pedras na alvorada e oferece seu sangue em sacrifício. A palavra do adicionador é a lei. Quando Eve é forçada no mundo além da Ilha, sua fé e amor são testadas por amizades inesperadas que a fazem questionar tudo. Com ela começando a enxergar através das ficções macabras do adicionador, o mundo que Eve conhece entra em colapso. Ela perderá sua humanidade com sua crença? Isso a levaria a matar?


Demais Finalistas:


"In the Night Wood" de Dale Bailey


Ficha Técnica:


Nome: In the Night Wood

Autor: Dale Bailey

Editora: Joseph Adams/Mariner Books

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 224

Data de Publicação: novembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/37VVhrt










Sinopse: Pai fracassado, marido fracasso e pesquisador fracassado, Charles Hayden espera colocar sua vida de volta aos eixos com um novo projeto: uma biografia de Caedmon Hollow, o autor há muito falecido de um lendário livro vitoriano para crianças, In the Night Wood, e antepassado de sua esposa, Erin. Muito abalados pela morte de sua jovem filha, eles deixam para trás sua vida na América, Erin abandona a advocacia e o casal se muda para a remota casa em Hollow, Yorkshire.


Na vila vizinha, Charles encontra uma mulher que ele uma vez amou, uma criança que poderia ser sua própria filha e um fantasma de si mesmo que ele esperava manter enterrado. Erin, paralisada pela sua dor, se refugia em pílulas e na pintura de imagens de um terror com chifres na floresta.


Na floresta primitiva que cerca a casa ancestral de Caedmon Hollow, um antigo poder está ressurgindo, um rei há muito esquecido que assombra os sonhos dos Haydens. E a cada manhã os limites das sombrias árvores parece diminuir.


Logo Charles e Erin irão se aventurar na floresta noturna.


Logo eles descobrirão que as trevas sob as árvores é senão uma sombra das trevas que estão dentro de nós.


"Social Creature" de Tara Isabella Burton


Ficha Técnica:


Nome: Social Creature

Autora: Tara Isabella Burton

Editora: Raven Books

Gênero: Suspense

Número de Páginas: 288

Data de Publicação: junho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2Qr2Iir










Sinopse: Lavinia tem tudo.


Lavinia tem um apartamento em Upper East Side.


Lavinia vai a festas glamourosas que duram da tarde até o dia seguinte.


Lavinia quer assumir o controle de sua vida e viver ao máximo.


Lavinia irá morrer logo.


Lavinia sabe disso.


Você sabe disso.


"We Sold our Souls" de Grady Hendrix


Ficha Técnica:


Nome: We Sold our Souls

Autor: Grady Hendrix

Editora: Quirk Books

Gênero: Terror

Número de Páginas: 336

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2MzqBmQ










Sinopse: Toda manhã, Kris Pulaski acorda no inferno. Nos anos 90, ela foi a principal guitarrista do Durt Wurk, uma banda de heavy metal às vésperas de obter o sucesso até que o vocalista Terry Hunt embarcou em uma carreira solo e disparou rumo ao estrelato, deixando seus companheiros para apodrecer na obscuridade.


Agora Kris trabalha como gerente noturna de um Best Western; ela está cansada, quebrada e infeliz. Então um dia tudo muda - um ato chocante de violência coloca sua vida de cabeça para baixo, e ela começa a suspeitar que Terry sabotou mais do que apenas a banda. Kris coloca o pé na estrada, esperando reunir os membros do Durt Wurk e confrontar o homem que arruinou a sua vida. Sua jornada irá levá-la do cinturão da Pennsylvania até um centro de reabilitação de celebridades e até mesmo um festival musical satânico. Uma balada furiosa sobre nunca desistir, We Sold our Souls é uma jornada épica rumo ao coração de um interior louco por conspirações, com drogas rolando soltas e pessoas paranoicas que parecem ter perdido a própria alma.


"Everything Under" de Daisy Johnson


Ficha Técnica:


Nome: Everything Under

Autora: Daisy Johnson

Editora: Graywolf Press

Gênero: Suspense

Número de Páginas: 272

Data de Publicação: outubro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2MBrEm6










Sinopse: O dicionário não contém todas as palavras. Gretel, uma lexicógrafa por formação, sabe isso melhor do que ninguém. Ela cresceu em uma casa no barco com sua mãe, vagando pelos canais de Oxford e falando uma língua privada de sua própria criação. Sua mãe desapareceu quando Gretel era uma adolescente, abandonando-a em um orfanato, e Gretel tentou continuar sua vida, gastando seus dias atualizando itens de dicionário.


Uma chamada telefônica de sua mãe é tudo o que precisa para o passado voltar à tona. Para encontré-la, Gretel terá que recuperar lembranças enterradas no fundo dos canais invernais. Um garoto fugitivo encontrou companhia e abrigo neles, e todos eles são assombrados por seu passado e perseguidos por uma criatura assustadora espreitando no canal: o bonak. Tudo e nada ao mesmo tempo, o bonak é o nome de Gretel para a coisa que ela mais temia. E agora que ela está buscando por sua mãe, ela terá que encará-lo.


Melhor Novella:


Vencedor:


"The Taiga Syndrome" de Cristina Rivera Garza


Ficha Técnica:


Nome: The Taiga Syndrome

Autora: Cristina Rivera Garza

Editora: Dorothy A Publishing Company

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 128

Data de Publicação: outubro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2MzVSWy











Sinopse: The Taiga Syndrome segue uma Ex-Detetive sem nome enquanto ela busca por um casal que escapou para os cantos mais longínquos da Terra. Um marido traído é convencido por um breve telegrama que sua segunda ex-esposa quer que ele a localiza; que ela deseja ser encontrada. Ele contrata a Ex-Detetive, que segue com um tradutor rumo a uma floresta nevada e hostil onde estranhas coisas acontecem e a tradução trai tanto o senso comum como os cinco sentidos. Histórias de João e Maria e de Chapeuzinho Vermelho assombram a jornada da Ex-Detetive, embora as lições de sua jornada são mais empíricas do que morais: que tanto o amor pode fugir, assim como aqueles que odiamos fogem para longe também. Que algumas vezes deixar tudo para trás é a única coisa que resta fazer.


Demais Finalistas:


"The Only Harmless Thing" de Brooke Bollander


Ficha Técnica:


Nome: The Only Harmless Thing

Autora: Brooke Bollander

Editora: Tor.com

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 96

Data de Publicação: janeiro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/35NZR9h











Sinopse: No início do século XX, um grupo de mulheres que trabalham em uma fábrica em Newark, Nova York, lentamente morreram de envenenamento por radiação. Nessa mesma época, um elefanta indiano foi deliberadamente colocado para morrer por eletricidade em Coney Island.


Estes são os fatos.


Agora estas duas tragédias são interligadas em uma sombria história alternativa de fúria, radioatividade e injustiça brigando para ser corrigida. Se preparem para uma dura jornada que cruza eras, contando histórias de crueldade tanto grandiosas quanto mesquinhas em busca de significado e justiça.


"The Sea Dreams it is the Sky" de John Hornor Jacobs


Ficha Técnica:


Nome: The Sea Dreams it is the Sky

Autor: John Hornor Jacobs

Novella contida na coletânea A Lush and Seething Hell

Editora: Harper Voyager

Gênero: Terror

Número de Páginas: 384

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2QrIeG9








Sinopse: Uma mistura brilhante do psicológico e do sobrenatural, pegando os insights agudos de Robert Bolaño e a imaginação tenebrosa de H.P. Lovecraft, The Sea Dreams it is the Sky examina a vida em uma ditadura sul-americana. Centrada no diário de um poeta exilado e suas tentativas fracassadas em traduzir um texto enlouquecedor, ele é contado por uma jovem mulher tentando chegar a termos com um país que quase devorou a si mesmo.


Em My Heart Struck Sorrow, uma bibliotecária descobre uma gravação do Sul Profundo - que pode ser o estilo musical do próprio Demônio.


"Judderman" de D.A. Northwood


Ficha Técnica:


Nome: Judderman

Autor: D.A. Northwood

Editora: Dead Ink

Gênero: Terror

Número de Páginas: 78

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2rC4mW3









Sinopse: Londres, no início dos anos 70. Em uma cidade abalada pela violência do futebol, ataques-bomba de republicanos, blecautes e racismo virulento, um novo mito urbano está tomando forma. Entre os bairros destruídos, as ruas em ruínas e os projetos fracassados de uma metrópole decadente, pessoas sussurram terem visto uma figura maligna apelidada de Judderman. Uma manifestação da psiquê doente de uma cidade, ou será algo mais sinistro?


"The Atrocities" de Jeremy C. Shipp


Ficha Técnica:


Nome: The Atrocities

Autor: Jeremy C. Shipp

Editora: Tor.com

Gênero: Suspense/Fantasia

Número de Páginas: 112

Data de Publicação: abril de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2Zvv9jc











Sinopse: Quando Isabella morreu, seus pais ficaram determinados a assegurar que sua educação não iria ser abalada. Mas, os pais de Isabella não avisaram à nova governanta sobre a... condição de Isabella, e quando a Srta Valdez chega na mansão, tendo forçado a si mesma através de um labirinto surreal de estátuas deturpadas e parecidas com seres humanos, ela descobre que não tem nenhuma garota para tutorar.


Ou será que tem...?


Tags: #theatrocities #jeremycshipp #littleeve #catrionaward #inthenightwood #dalebailey #socialcreature #taraisabellaburton #wesoldoursouls #gradyhendrix #everythingunder #daisyjohnson #thetaigasyndrome #cristinariveragarza #theonlygreatharmlessthing #brookebollander #theseadreamsitisthesky #johnhornorjacobs #judderman #danorthwood #shirleyjacksonawards #premiacoesliterarias #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.