top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Um estranho táxi e suas histórias paralelas

Odd Taxi é um daqueles animes estranhos que aparecem em todas as temporadas. E consegue ser uma das histórias mais surpreendentes e viciantes. Um taxista que se envolve em uma série de histórias que contém ação, sequestro, traição, extorsão e até tráfico de medicamentos. Não conhecem? Chega mais!



Quem diria que eu estaria aqui para falar sobre um anime sobre uma morsa taxista que é perseguido por um gorila com uma arma de fogo? E estaria indicando fortemente ele para vocês. É um anime de mistério que vai nos colocar diante de vários personagens que se interligam às vezes por conexões diretas e outras nem tanto. É como um imenso quebra-cabeças formado por peças que parecem desconexas em um primeiro momento, mas que depois de metade montado, explode a nossa cabeça. Sinceramente assisti os dois primeiros episódios sem muita expectativa apenas pela curiosidade e por ser semelhante a Beastars. Outra coisa: não se deixem enganar... Apesar de conter personagens que representam animais antropomorfizados, o anime não é fofinho. Envolve drogas, mortes, extorsão.


A história de Odd Taxi é estranha como o anime. Sua exibição começou a ser feita no começo de abril de 2021, mas os quatro primeiros episódios foram distribuídos gratuitamente antes da estreia como uma espécie de degustação. Posso estar errado, mas o mangá é uma adaptação da série, ou seja, é o inverso do que normalmente vemos (se eu estiver enganado, peço que me corrijam). A série tem roteiros de Kazuya Konomoto (seu primeiro trabalho com roteiros de animação) e direção de Baku Kinoshita (também seu trabalho de estréia). O estúdio encarregado da animação é o studio OLM (Pokemon e Inazuma Eleven) e o studio P.I.C.S. (a única produção mais longa é Space Bug, de 2010). O mangá começou a ser serializado em janeiro por Konomoto e com arte de Takeichi Abaraya e é publicado na revista Big Comic. Conta com dois volumes até o momento. Para um trabalho de estreia de toda a equipe, está fantástico. A animação não tem nada de revolucionário, e tem o emprego de algumas cenas em CGI. Não vai primar por isso, mas consegue entregar algo bastante competente. Tendo a concordar com um comentário que vi na internet de que o roteiro de Odd Taxi parece saído de um filme do Quentin Tarantino. Ele tem os exageros, a crueldade exagerada e aquele jeito meio irônico de levar a vida. Além de ter um ambiente que parece saído de um filme noir dos anos 60. Mesmo se passando nos dias atuais.


Vou tentar explicar a história, mas vai ser bem complicado. Hiroshi Odokawa é um motorista de táxi que trabalha principalmente à noite levando clientes de um lado para o outro. Sua vida já é bastante complicada porque ele vive sozinho e sem parentes, além de parecer estar com algum tipo de stress ou depressão, precisando se consultar com o dr. Goriki vez por outra. Mas, alguns acontecimentos vão levar a vida de Odokawa por uma roda gigante. Primeiro, uma adolescente fugiu de casa e a última vez em que foi vista foi no táxi de Odokawa. A polícia desconfia que o taxista pode estar escondendo a jovem em sua casa, configurando um sequestro ou uma prisão domiciliar contra a sua vontade. Odokawa parece estranhamente esquivo em relação a essa situação e em sua casa, existe um cômodo que parece abrigar alguém, mas nunca temos a confirmação de verdade. Em outra viagem, ele leva Kabasawa, um jovem sem aspirações e que deseja fama a qualquer custo. Durante ela, Kabasawa faz uma selfie boba tentando conquistar seguidores em sua rede social, e, sem querer, tira uma foto de um conhecido criminoso chamado Dobu enquanto ele realizava um encontro com outra pessoa do submundo. A foto viralizou, mas não pelos motivos que Kabasawa queria e ele se tornou um influencer que dedica a sua vida a levar Dobu à justiça... tudo por mais alguns milhares de seguidores. E, para completar, Odokawa descobre que uma pessoa está traficando remédios do consultório de Goriki, podendo levar ao fechamento da clínica. Tudo isso e muito mais vai se cruzar nesta fascinante história.



São tantos assuntos neste anime que nem sei por onde começar. Bem, vou falar sobre quatro das histórias de Odd Taxi e deixar o resto para a curiosidade da galera. Sem dúvida alguma Odokawa é um protagonista bem estranho e divertido. Sua vida é bastante marcada por decepções e dissabores, e percebemos em suas falas com os clientes o quanto tem uma visão azeda sobre felicidade e esperança. Tem um momento ótimo que marca bastante da expressividade dele que é quando Imai, um garoto que é apaixonado por um grupo de idols fala de o quanto ele gastou de seu tempo e esforço para apoiá-las. E Imai fala isso com um carinho sincero, mostrando sua devoção a elas. Odokawa faz diversos questionamentos a ele indicando que ele precisava ter uma vida e não se preocupar com coisas que não serão importantes a ele no futuro. E que ter um grupo de idols significava uma perda de tempo, algo que mais tarde ele veria com tristeza ao refletir. Só que ele diz isso de uma forma engraçada, que conquista Imai por sua sinceridade abrupta. Outro momento curioso sobre o personagem é sua relação com Shirakawa, alguém que no começo diz estar interessada romanticamente por ele. Mas, quando ele descobre suas verdadeiras intenções isso só desperta sua tristeza. O olhar que ele direciona a ela em uma conversa no parque é somente triste e decepcionado. As intenções sombrias de Shirakawa acabam azedando diante de tamanho problema.


Mas, a história de Odokawa é bastante envolvida com Dobu. O criminoso acaba descobrindo que Odokawa tem uma gravação de quem tirou a selfie e até de alguns outros acontecimentos que o interessam. Dobu acaba se tornando uma presença constante na vida dele e o taxista descobre que o criminoso tem contatos inclusive na polícia. O que acaba impedindo-o de denunciar o que vem acontecendo com ele e se livrar de Dobu. Odokawa decide então fazer uma manobra arriscada, se envolvendo com Dobu em alguns de seus planos. O fato de Shirakawa estar sendo chantageada pelo criminoso também não ajuda muito, mesmo o taxista não querendo nada com ela depois que ele descobre algumas coisas. Isso vai empurrando Odokawa a um confronto de facções dentro de um grupo criminoso onde um lado temos o braço armado de Dobu contra um chantagista como Yano. E essa guerra de gangues vai ter o taxista no meio de tudo isso.


Só que também temos a história de Tanaka que aparece do nada no meio de tudo isso. Tanaka tem uma peculiaridade: ele é estupidamente azarado. Daqueles que escorregam em uma banana que aparece do nada na rua. Parece que o destino odeia Tanaka com todas as forças. Só que a vida de Tanaka ganha um brilho quando ele encontra um jogo online em que ele se destaca. Agora ele finalmente vai conseguir atrair a atenção das pessoas, algo que ele nunca foi capaz de fazer. No jogo de celular que ele é viciado, ele deseja capturar um animal raro, apenas porque ele gosta do animal. Ele fica tão viciado no jogo e em encontrar o que ele tanto quer que ele começa a despejar todas as suas economias nele. Isso tudo em vão. Um dia, depois de várias tristezas e notícias ruins, ele finalmente consegue o tal do animal. Sua vida ganha um brilha após anos de azar. O animal raro é finalmente dele e ele consegue enxergar uma luz no final do túnel. Agora tudo ficará bem. No segundo seguinte ele quase é atropelado pelo táxi de Odokawa que acaba passando por cima do seu celular. E ele não consegue recuperar sua conta com o animal que ele tanto havia suado a camisa para conquistar. Na visão dele sua vida perdeu todo o sentido. Tanaka agora quer colocar uma bala na cabeça de Odokawa por ter tirado o resto de esperanças que ele tinha.


A última história que eu quero comentar é a do pobre Kakihana. O macaco que tem tiques de don Juan. Um homem simples que ganha pouco e deseja encontrar a mulher de sua vida a todo custo. Ele é amigo de Odokawa e os dois conversam sobre coisas banais e as expectativas de Kakihana de encontrar o verdadeiro amor. Ele está todo empolgado porque se inscreveu em um aplicativo de namoro e uma linda cachorrinha chamada Shiho deu match nele. E ele conseguiu depois de muita conversa marcar um encontro com ela. Só que Kakihana quer impressioná-la e estar desempregado não o ajuda a levá-la a um encontro ideal. No momento seguinte, o vemos levá-la a um belo restaurante chique onde ele faz um encontro à luz de velas, onde declara seu amor para ela. Kakihana presenteia Shiho com todo o tipo de presentes caros. E a gente fica se perguntando como ele conseguiu fazer isso sem ter um centavo no bolso. Infelizmente Kakihana buscou um agiota criminoso que pertence à gangue do Yano. E a cada novo encontro com Shiho ele pede mais e mais dinheiro. Bem... isso não vai dar certo.



O que eu contei não é nem a ponta do iceberg do anime. Tem várias situações interessantes, inteligentes e divertidas. Um exemplo é essa cena aí em cima, quando Shirakawa e Odokawa estão conversando e a jovem ovelha percebe o quanto o taxista está chateado com ela. Para chamar a sua atenção, ela decide mostrar os seus movimentos de... capoeira. E do nada ela começa a jogar capoeira no meio do parque. Odd Taxi é uma das coisas mais inteligentes que eu vi nessa temporada. É daqueles que a gente se distrai e quer ver o que vai acontecer no episódio seguinte. Ficamos nos mordendo de curiosidade porque os ganchos deixados entre os episódios são de roer as unhas.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.