• Paulo Vinicius

O Prêmio Machado DarkSide 2020

Nesta iniciativa da editora DarkSide Books, ela vai contemplar uma série de categorias ligadas ao mercado editorial brasileiro. Saiba mais sobre este prêmio em nossa postagem.


Logotipo Prêmio Machado DarkSide

Em um momento tão delicado vivido pelo nosso mercado editorial com crises se empilhando uma após a outra, parece que a gente consegue sempre se superar com a nossa inventividade e criatividade. A DarkSide Books, uma das editoras mais queridas dentro do universo geek, decidiu criar esse ano o Prêmio Machado DarkSide 2020. Trata-se de uma premiação voltada para estimular a produção artística nacional. Estimular o brainstorm de ideias para quem sabe gerar novos talentos dentro deste estranho cenário que a gente vive. Já que estamos diante de um governo que pouco se importa com a cultura, vamos nos unir para produzir e mostrar que o brasileiro tem valor e é capaz de entregar materiais que gerem interesse nas pessoas. E por que não usar uma plataforma como a da DarkSide que possui milhares de seguidores em suas redes sociais?


Usar a figura de Machado de Assis foi de extrema inteligência da parte da editora. Sei que muitos de vocês associam o autor às tortuosas leituras escolares do ensino médio. Mas, eu sugiro que vocês repensem um pouco. Acabamos tendo um encontro com suas obras em um momento errado de nossas vidas e precisando engolir seus livros dentro de um acachapante currículo voltado apenas para uma prova de vestibular que não prova nada a ninguém. Machado é um autor multifacetado que escreveu em múltiplos gêneros literários e possui uma produção invejável mesmo para os padrões atuais. Algo de fazer até Stephen King ficar de queixo caído. Assim como o Mestre do Terror, Machado passou pelo romance, pelo drama, pela ficção científica e até pelo terror. Então é nessa figura tridimensional e polivalente que a editora quer que vocês, produtores artísticos e de conteúdo, pensem no material que vão entregar para ser submetido a um corpo de jurados.


A palavra em todas as suas formas

A premiação vai contar com uma comissão avaliativa que vai premiar um vencedor em R$100.000,00 (cem mil reais) dividido em cinco categorias, sendo elas:


- Romance/Contos: romance ou coletânea de contos inéditos (mínimo de 40 mil palavras no projeto completo);

- Quadrinhos: projetos inéditos de quadrinhos (mínimo de 60 páginas);

- Não-Ficção: biografias, documentos históricos, pesquisas/monografias;

- Outras Narrativas: audiovisual, podcasts, poesia, teatro, música, jogos e todas as formas onde a palavra se manifesta;

- Desenvolvimento de Projetos: categoria exclusiva para receber a Mentoria DarkSide em projetos não finalizados.


Os vencedores receberão também um troféu especial e contratos editoriais.


Só lembrando qual é o portfólio da DarkSide: fantasia, terror, scifi, obras de suspense, thriller, obras que falem de mentes criminosas. Então cuidado com o material a ser entregue e ser submetido. Mais um conselho também: revisem o material que está sendo enviado. É importante que o material tenha um cuidado e algum grau de qualidade. Pensem que essa premiação vai ser bastante concorrida. Temos que ser profissionais com aquilo que estamos submetendo para análise. Só assim poderemos ser levados a sério. Revisem, enviem para leitores beta, usem o máximo de tempo possível até o último dia de envio. Não há pressa. Leiam os detalhes do edital com atenção, formatem de forma que seja agradável à leitura do júri. Tudo isso ajuda no momento da avaliação.


As inscrições já estão abertas e são inteiramente gratuitas. Os criadores interessados devem acessar o site oficial do prêmio — www.premiomachado.com.br — ou o site da DarkSide® Books — www.darksidebooks.com.br — para fazer a sua inscrição até meia-noite do dia 29 de setembro de 2020. O resultado será revelado na última sexta-feira 13 do ano, dia 13 de novembro de 2020, através dos sites e redes sociais da DarkSide® Books.


Um machado cortando um livro ao meio

Além da premiação acima, a DarkSide também decidiu dar um destaque para os influenciadores digitais. Entendendo a importância dos mesmos para a divulgação literária no país, nada mais justo do que dar luz a eles. Dessa maneira, dentro do Prêmio Machado DarkSide 2020, vai haver uma categoria especial chamada Menção Honrosa em que uma Comissão Avaliativa vai escolher os 30 perfis mais participativos nas redes sociais e submetê-los a votação popular. Os cinco que tiveram a maior quantidade de votos vão receber um troféu, uma menção honrosa e um prêmio surpresa ainda não revelado.


Para mim, é um enorme prazer poder comentar de iniciativas como o +Livros, o Prêmio LeBlanc e o Prêmio Machado que me fazem acreditar que podemos superar com folga essa crise. E todos nós queremos acreditar no poder transformador da palavra assim como Machado de Assis acreditava lá no século XIX.


Tags: #premiomachadodarkside #darksidebooks #premiacao #premiacoesliterarias #categorias #literatura #literaturabrasileira #machadodeassis #leitura #artes #teatro #animacao #quadrinhos #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.