• Paulo Vinicius

Na Mesa do Escritor: Apresentação

Ana Lúcia Merege compartilha suas impressões, experiências e algumas dicas sobre a arte e o ofício de escritor no Brasil. 



Pessoas Queridas,


É com prazer e orgulho que inauguro uma nova coluna aqui no Ficções Humanas, intitulada “Na Mesa do Escritor”.


Começo por me apresentar: meu nome é Ana Lúcia Merege, moro em Niterói – RJ e trabalho há 23 anos na Biblioteca Nacional. Minha formação me ajuda bastante a desenvolver meu trabalho como escritora (e vice-versa, como constataremos em várias ocasiões). Sempre gostei de escrever, mas demorei um pouco a publicar: meu primeiro livro, “O Caçador”, saiu como edição independente em 2005, nada menos de dez anos após eu ter escrito a primeira versão. Depois, felizmente, não parei mais, achei editores dispostos a apostar em mim e até conquistei alguns leitores. A essa altura já devem ser pelo menos dezenove e meio!


Meu trabalho mais conhecido é o livro de fantasia “O Castelo das Águias”, publicado em 2011 pela Editora Draco. É por essa intrépida casa paulista, dedicada aos quadrinhos e à literatura fantástica nacional, que vêm saindo os livros e as coletâneas organizadas por mim. Em geral escrevo fantasia épica ou histórica e me dirijo ao público jovem, mas nem sempre: vocês saberão a respeito do meu “Lado B”. E, além disso, sou pesquisadora, embora não especialista, nas áreas de Mitologia, Literatura Popular e Contos de Fadas.


Arte exclusiva para o blog Castelo das Águias da ilustradora Hidaru Mei

Nesta coluna, irei abordar vários temas ligados à escrita, indo desde a construção de mundos e personagens até questões relacionadas ao mercado editorial. De modo algum pretendo ser algum tipo de “coach”, muito menos ditar regras ou fornecer receitas prontas. Meu ponto de vista é o de uma pessoa que, bem cedo, começou a adquirir certa bagagem literária, produziu seus primeiros textos com base na tentativa e erro e tentou publicá-los numa época em que a internet e as redes sociais estavam longe de ser o que são hoje. Ao mesmo tempo, é o ponto de vista de alguém cujas duas profissões envolvem disseminar e promover informação, e que, por isso, acredita ser válido compartilhar suas experiências.


Para quem quiser conhecer meu trabalho, vou deixar dois links: o do meu blog pessoal, “A Estante Mágica de Ana”, que existe desde 2002, e o específico de Athelgard, universo em que se passa “O Castelo das Águias”. Seria ótimo receber sua visita por lá. E, se alguém tiver perguntas ou sugestões de temas para esta coluna, pode deixar nos comentários.


Tags: #namesadoescritor #analuciamerege #apresentacao #novacoluna #escritacriativa #athelgard #ocastelodasaguias #ocacador #editoradraco #estantemagicadaana #ficcoeshumanas





ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.