top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Melhores Animações assistidas em 2023

Nesta postagem pretendo destacar as melhores animações que tive a oportunidade de assistir no ano anterior. Muitas novidades legais, outras surpresas e alguns retornos sensacionais.


Chegou a hora de fazer aquela listinha legal de animações assistidas no ano anterior. Selecionei somente cinco e uma menção honrosa para não deixar a postagem longa demais. Sei que deixei várias coisas de fora, mas isso é o mal de qualquer lista. E outra coisa: não fui capaz de assistir a tudo o que eu gostaria de ter assistido. Então ausências serão sentidas. Sem mencionar que acabei ficando mais na Crunchyroll, que é onde assisto a maior parte dos animes que gosto. Isso acabou deixando de fora a Netflix e o Star+ que tem algumas coisas que pretendo assistir esse ano. Não é uma lista perfeita de nenhuma forma e são apenas as minhas opiniões. Até porque eu tenho gostos bastante peculiares em animações, o que pode fugir um pouco do que é mais popular.


Façamos o seguinte: deixem o top 5 de vocês nos comentários. Vamos compartilhar indicações para que mais pessoas conheçam mais animações.


Seguem as animações que se encontram em nenhuma ordem de qualidade ou preferência. Apenas coloquei as animações abaixo mesmo.



Mushoku Tensei 2ª Temporada


Ficha Técnica:


Nome: Mushoku Tensei 2ª Temporada

Diretor: Hiroki Hirano

Produtores: Kouji Yoneda, Tomoyuki Oowada, Takahiro Yamanaka, Ryosuke Imai, Mitsuteru Hishiyama, Takurou Hatakeyama

Estúdio: Toho Animation

Gênero: Isekai, Fantasia

Número de Episódios: 12

Disponível em: Crunchyroll








Sinopse: Depois que sua relação com Eris Boreas Greyrat atinge novos patamares, Rudeus Greyrat está animado. Infelizmente, sua alegria dura pouco, com Eris abandonando-o subitamente para embarcar em sua própria jornada. Acreditando que Eris perdeu todo o interesse nele, um Rudeus deprimido e de coração partido se dirige aos territórios do norte. Com o seu único objetivo sendo o de localizar sua mãe no vasto continente, Rudeus se questiona se insistir em sua vida diária vale a pena, caindo em uma rotina robótica com ele ruminando sem fim sobre o seu amor perdido.


Entretanto, os perigos do norte logo provam que alguém não pode sobreviver com uma mente anestesiada. Enquanto está em uma jornada com o grupo Counter Arrow, com quem ele passou a trabalhar, Rudeus tem um encontro com a morte - uma experiência que o força a finalmente sair de seu desespero. Com novos companheiros, Rudeus redescobre o prazer de se aventurar e move adiante com seu objetivo original de viver sua segunda oportunidade na vida a todo vapor.


Opinião: Sou fã de carteirinha de Mushoku Tensei. Desde a primeira temporada que acompanho avidamente. Não sei o que me fez curtir tanto o anime, mas seu ritmo e personagens são apaixonantes. Gosto do Rudeus e às vezes a gente sente vontade de dar umas porradas no personagem para ele tomar vergonha e seguir em frente. Toda a situação com a Eris nos deixou de cabelo em pé na primeira temporada porque tudo caminhava em uma direção e levamos uma bela rasteira. Nessa segunda temporada acompanhamos no começo um Rudeus anestesiado e sem vontade de viver. Chegava a doer esses episódios de tão tristes que eram. A série conseguiu manter um ritmo leve mesmo em um momento bem melancólico com toda a história da impotência do Rudeus. O contato com a Counter Arrow foi importante para o crescimento do personagem como indivíduo e aprender a lidar com as perdas. A bola fora que ele dá nessa temporada é hilária. Aliás, todo o episódio de o Rudeus com o Heckler tentando arrumar uma mulher para ele é de rachar o bico. Falta sensibilidade no Rudeus, algo que ele vai aprender na marra.


E é quando passamos para a fase da Academia. Com um personagem lutando para se tornar mais maduro e tentando encontrar a sua mãe. Toda a fase parece ser clichê de academia mágica, mas aos poucos a série vai se descolando. A gente fica louco com o segredo da Sylphie e a cada novo episódio nos perguntamos quando a verdade vai ser revelada. O ship pelos dois é total ao longo da temporada porque a Sylphie acaba despertando o melhor que existe no Rudeus. Quando o clímax acontece é emocionante e nos deixa com um final muito doce em relação ao que foi a primeira temporada. Me parece que essa segunda temporada também é um split coeur com a outra metade acontecendo na temporada de abril. Tempo demais de espera!!



Kaina of the Great Snow Sea


Ficha Técnica:


Nome: Kaina of the Great Snow Sea

Diretor: Hiroaki Andou

Produtores: Yumi Hamamoto, Akitoshi Mori, Ryouhei Takahashi

Estúdio: Polygon Pictures

Gênero: Ficção Científica

Número de Episódios: 11 + filme

Disponível em: Crunchyroll










Sinopse: A humanidade está beirando a extinção. Em um mundo coberto de neve onde a água se tornou escassa, as últimas terras habitáveis são localizadas aos pés de Árvores Orbitais gigantescas espalhadas por uma Terra desolada. De acordo com uma lenda, existe um sábio que conhece o segredo para produzir quantidades abundantes de água para salvar a humanidade.


Ririha, a princesa de Atland, usa um balão orgânico de ar quente para subir no topo de uma Árvore Orbital com a esperança de encontrar-se com o salvador de seu povo. Uma vez que ela atinge o Topo - uma área que parece ser uma janela infinita de gelo transparente - ela se encontra com Kaina, um dos últimos homens vivos no Topo. Entretanto, ela não consegue encontrar o homem que buscava.


Incapaz de retornar por si mesma para o seu povo, a princesa pede a ajuda de Kaina, que está ansioso para explorar o mundo da superfície que ele imaginava estar vazio. Com Kaina descobrindo sobre a guerra que assola o povo de Ririha, com a nação tecnologicamente avançada de Valghia, e outros perigos na superfície, ele percebe que sua missão de escolta irá se provar mais difícil do que ele imaginava.


Opinião: O que acho incrível no mercado japonês é a capacidade que eles tem de criar roteiros bastante criativos e com algumas ideias bizarras. Imaginem um mundo futurista distópico em que o mundo foi assolado por alguma catástrofe que levou ao surgimento de árvores colossais que se estendem acima da estratosfera formando uma espécie de escudo de gelo, impedindo a entrada de raios ultravioleta. Na superfície do mundo, o gelo produzido pelas árvores em flocos faz surgir um mar de gelo. Aos poucos a humanidade foi severamente reduzida e a água foi escasseando. Algumas pessoas passaram a viver no topo destas árvores enquanto outras viviam próximo às raízes. E isso provocou uma separação entre esses povos. A trama se dá quando a escassez de água provoca uma busca pelos povos acima da árvore que teriam as respostas para uma restauração da água no planeta. Um roteiro maluco de ficção científica onde a gente poderia apontar vários furos. Mas, sabe quando a história é tão legal e criativa que o espectador pouco se importa com isso? A série fechou com uma temporada só e um filme e como se trata de uma história original não há necessidade de eles continuarem e o filme encerra bem a narrativa. Das indicações que estou fazendo aqui essa é a mais simples e direta e a que é possível ver de uma tacada só.


O protagonista é bastante carismático e funciona como um personagem-orelha para nós. Como ele não conhece nada do mundo abaixo, as perguntas que ele faz são as que nós mesmos gostaríamos de fazer. Por ter sido criado por anciãos, ele é um personagem bastante inocente e não conhece bem a noção de guerra. Por isso que quando ele desce e vê o conflito entre Atland e Valghia ele pergunta por que as pessoas não poderiam conversar e resolver as diferenças. A inocência dele é fascinante. O mais legal desse anime é que apesar da história ter o Kaina como protagonista ele não tem nenhum poder especial, nem nada demais. Nas lutas, é o Orinoga (o chefe de segurança de Atland) quem resolve os problemas. Kaina é corajoso e sábio em vários momentos. A Ririha também é muito importante para a trama e ao longo dos episódios vemos o crescimento dela. As dificuldades servem para dar a ela condições para se tornar de fato a princesa que Atland precisa. Sei que o anime poderia ter tido mais episódios, mas me conformei com o que foi apresentado. Melhor do que inserir uma série de episódios sem utilidade para trama. Gostei, recomendo. E a Polygon Pictures se supera em trazer animes completamente insanos.



MF Ghost


Ficha Técnica:


Nome: MF Ghost

Diretor: Naka Tomohito

Produtor: Nobuhito Korosu

Estúdio: Felix Film

Gênero: Corrida/Ficção Científica

Número de Episódios: 12 (teve renovação de temporada)

Disponível em Crunchyroll











Sinopse: Com os veículos elétricos dominando a vida na década de 2020, o interesse nos veículos com motores movidos a combustão interna é mantido através de uma série de corridas conhecidas como MFG. Centenas de pilotos ambiciosos sendo vistos por mais de 30 milhões de pessoas online, competem de maneira feroz por uma vaga entre os Quinze Divinos - os quinze corredores que lideram o campeonato - por uma chance pelo grande prêmio de 100 milhões de yen. Entre estes indivíduos almejando o topo está Kanata Rivington, de 19 anos.


Tendo estudando em uma escola de corridas famosa na Inglaterra, Kanata tem como o objetivo o próximo campeonato da MFG e se inscreve na competição com o pseudônimo de Kanata Katagiri. Em comparação aos veículos milionários de seus oponentes, o Toyota 86 GT de Kanata, passado adiante por um antigo corredor da MFG, o coloca em desvantagem considerável. Kanata recebe o auxilio de um dos Quinze Divinos, mas ele ainda trata o MFG apenas como uma forma de alcançar o seu verdadeiro objetivo: encontrar o seu pai desaparecido. Enquanto isso, a aparição de Kanata causa comoção entre os competidores e espectadores com seu estilo de direção que lembra o de um corredor lendário das corridas de rua.


Opinião: MF Ghost é o sucessor espiritual de Initial D. É do mesmo autor, se passa no mesmo mundo, e o tal corredor lendário é o Takumi, o protagonista de Initial D. Só que a série se passa no futuro para que o autor consiga tornar os carros de combustão interna mais raros e caros. Fiquei órfão de Initial D depois da sensacional quarta temporada. Initial D é uma das minhas séries favoritas com toda a emoção e conhecimento passados episódio a episódio. O autor é um baita conhecedor de carros e de mecânica e consegue traduzir isso de um jeito fácil para o espectador. Lógico que ele dá uma viajada de vez em quando, mas não é nada que seja inconcebível. Os episódios são emocionantes com voltas e reviravoltas que te mantém preso na tela. O campeonato é formado por poucas corridas, das quais vemos apenas duas. Ficou mais quatro para a próxima temporada. A animação do estúdio é bem legal, não sendo das melhores que vamos ver, mas consegue entregar algo competente. A série antiga é conhecida pelos seus beats de euromusic que a direção tenta emular. Ainda falta a qualidade da quarta temporada de Initial D, mas chega próximo disso.


Deu para ver que o autor evoluiu muito de Initial D para cá. Parece ser só uma série sobre carros, mas é bem mais do que isso. Temos o mistério do pai de Kanata (que tenho a impressão que é o Keisuke, irmão do Ryosuke, que é o organizador do MFG), o romance fofinho entre o Kanata e a Ren, a ambição do Beckenbauer, os irmãos Kitahara, o lolicon do Sawatani entre vários outros. Ryosuke criou o MFG para conhecer um piloto de alto nível que consiga extrapolar as limitações que ele impôs ao campeonato. Então tem várias coisas acontecendo no fundo. Entre as corridas acontecem muitas coisas que servem de background para cada uma delas. Ou seja, a série alterna entre episódios em alta velocidade e uma atmosfera mais cool. Comparei MF Ghost como sucessor de Initial D, mas cuidado, gente. A série não chega próximo de Initial D. Ela tem um clima nostálgico para quem curtiu a série, mas caminha por suas próprias pernas. Chega a ser injusto até comparar principalmente se jogarmos a terceira ou a quarta temporada. Para quem nunca assistiu Initial D vai ser ótimo conhecer algo desse gênero.


Frieren e a Jornada para o Além


Ficha Técnica:


Nome: Sousou no Frieren

Diretor: Keichiro Sato

Produtores: Haruka Aoki, Yuuichirou Fukushi, Yuukou Itou, Naoki Iwasa, Ruriko Kikuchi, Takashi Nakanome, Taisuke Shikama, Ayuri Taguchi, Shouichirou Taguchi

Estúdio: Madhouse

Gênero: Fantasia

Disponível em Crunchyroll








Sinopse: Durante sua longa jornada de dez anos para derrotar o Rei Demônio, os membros do grupo do herói - o próprio Himmel, o sacerdote Heiter, o anão guerreiro Eisen e a maga elfa Frieren - forjam laços através de aventuras e batalhas, criando memórias preciosas e inesquecíveis para muitas delas.


Entretanto, o tempo que Frieren passa com seus companheiros é equivalente a meramente uma fração de sua vida, que já dura milhares de anos. Quando o grupo se separa após sua vitória, Frieren casualmente retorna para a sua rotina "normal" de colecionar magias por todo o continente. Graças ao seu senso de passagem de tempo diferente dos humanos, ela parece não nutrir fortes sentimentos pelas experiências que passou.


Com os anos se passando, Frieren gradualmente se dá conta como os seus dias com o grupo de heróis a impactou. Testemunhando as mortes de dois de seus antigos companheiros, Frieren começa a se arrepender de imaginar sua vida como ganha; ela promete tentar entender melhor os humanos e criar conexões pessoais reais. Embora a história de uma jornada memorável tenha terminado, uma nova história está prestes a começar.


Opinião: Esse é o primeiro dos animes que ainda se encontra em exibição. E facilmente pode ser considerado como um dos melhores de 2023. Não à toa se encontra em várias listas de melhores do ano. A proposta é genial e mostra como a fantasia ainda tem muitas histórias a serem contadas. O que acontece depois que a aventura acaba? Depois que se mata o grande vilão? Esse é o mote para a jornada de Frieren, que é uma elfa e possui um tempo de vida infinitamente maior que os seres humanos. Com séculos de idade, a vida dos seres humanos é como um pequeno grão de areia em um imenso deserto. Com isso, ela tem um senso macro de existência completamente diferente. Como pensa um ser praticamente imortal? Como ele enxerga a passagem do tempo? Frieren é uma personagem fria, mas não no sentido maligno da coisa. É só que ela tem dificuldade de entender seres que morrem tão rápido. Na narrativa a gente percebe como os elfos se apegam pouco aos seus pares. Existem poucos elfos no mundo e eles não vivem em comunidade (pelo menos não que eu tenha visto e a própria Frieren nega isso). Só que a estadia com Himmel, Eisen e Heiter durante os dez anos de jornada criou em Frieren um senso de aventura e fez o gelo em seu coração derreter em parte. É com isso que ela parte depois em uma nova jornada com a Fern e o Stark, dois jovens aventureiros.


Poderia ficar horas comentando sobre o quanto a narrativa é deliciosa e ela emociona em vários episódios. A animação não é totalmente voltada para ação, então não espere ver grandes combates ou nada do tipo. Até tem um arco de ação bem legal na primeira metade e a fase atual também está com um momento climático. Mas, é mais um slice of life, muito bem animado pelo Madhouse e com uma trilha sonora incrível. Vários episódios são bem fechadinhos e tratam da nova jornada que a Frieren está fazendo. São narrativas bem gostosas, tem um ritmo animado ao mesmo tempo em que tratam de temas bem legais como coragem, perseverança, fé. Esse anime me fez querer comprar o mangá, assim como o próximo anime que vou comentar. Só tenho elogios a ele.


Diários de uma Apotecária


Ficha Técnica:


Nome: Kusuriya no Hitorigoto

Diretor: Norihiro Naganuma

Produtores: Tomoko Fujimura, Yuito Hirahara, Mitsuteru Nishiyama, Takafumi Inagaki, Aya Kawamura, Satoshi Masada, Katsuji Morishita, Hiroshi Mutou, Junya Okamoto

Estúdio: TOHO Animation

Gênero: Fantasia/Mistério

Número de Episódios: 24

Disponível em Crunchyroll







Sinopse: Maomao, a filha de um apotecário, foi retirada de sua vida pacífica e vendida para as camadas mais baixas da corte imperial. Agora trabalhando como uma empregada, Maomao se adapta à sua nova vida mundana e esconde o seu vasto conhecimento de medicina para evitar chamar a atenção.


Não muito tempo depois da chegada de Maomao, o filho mais novo do imperador inexplicavelmente começa a ter graves sintomas de alguma coisa - quase como se tivesse sido vítima de uma maldição. A curiosa Maomao facilmente resolve o mistério e, para ficar longe dos holofotes, tenta deixar uma dica anônima. Infelizmente, o lindo e observador eunuco Jinshi enxerga através do engodo e a revela.


Em reconhecimento por seu talento, Maomao é promovida à dama de companhia para a concubina favorita do imperador, Gyokuyou. Com Maomao continuando a curar as diferentes doenças que afligem a corte imperial, sua inteligência farmacêutica rapidamente se torna indispensável.


Opinião: Diferentemente de Frieren que se tornou uma sensação no ano passado, Diários de uma Apotecária chegou meio de mansinho. Ninguém esperava muito da animação e até nem vejo o anime aparecendo em muitas listas. O que considero um erro, já que ele tem um ritmo próprio e foge bastante do lugar comum. Ultimamente animações que se passam dentro de cortes imperiais se tornaram uma febre e esse tem uma proposta interessante com personagens que são bastante cativantes. Diários de uma Apotecária tem um ritmo mais devagar e se foca bastante em tratar o elenco principal e de apoio. A Maomao é uma personagem que revela ter inúmeras camadas de personalidade e isso fica claro à medida em que ela se vê forçada a tomar atitudes. Se deixada de lado, ela é uma personagem que prefere levar uma vida pacata. Só que o ambiente de corte é agitado com suas tramas e histórias confusas de amor e traição. A sinopse não deixa muito claro isso, mas Maomao atua como provadora de venenos. Ela é uma especialista nisso. Só com o passar do tempo que vemos a personagem sair dessa linha de lidar com substâncias tóxicas para algo mais para o lado da medicina.


Essa é uma animação de mistério que se passa dentro de uma corte medieval. É quase como um CSI feita à moda japonesa. Maomao e Jinshi vão lidar com os diversos mistérios que cercam a corte imperial. Ao mesmo tempo vemos o quanto a vida dentro desse lugar possui seus altos e baixos. Como a concubina que apenas queria viver ao lado de seu simples colega aldeão, ou de uma jovem e futura concubina que sofre bullying de suas damas de companhia ou a inveja que impera entre estas diversas mulheres. Existe uma trama maior acontecendo no fundo, mas os episódios são bem fechadinhos e aos poucos os detalhes das vidas deste elenco vão se revelando. A animação é bastante competente e surpreende em determinados momentos com algumas boas escolhas de ângulos de câmera. Lá pelo quinto episódio eu já ficava ansioso por ver novos episódios e entrou rapidamente entre os meus favoritos.





Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.