top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

#EspalheFantasia: Por que ler literatura fantástica

Na nossa postagem de estreia do #EspalheFantasia, vamos falar por que você, querido leitor, deveria dar uma oportunidade ao gênero. O que caracteriza a fantasia e quais os tipos de narrativa que podemos ver nesse tipo de livro. Spoiler: nem sempre é espada e magia.



Quando mencionamos literatura fantástica, uma das primeiras imagens que vem a mente pode ser uma cena de Harry Potter ou uma de Senhor dos Anéis. É a forma como o gênero é conhecido e isso não é nenhum problema. O problema é quando esse tipo de definição acaba por reduzir o escopo do que o gênero pode trazer para os seus leitores. Então vamos ao básico antes de ampliarmos o tema. Qualquer obra de literatura fantástica possui algum elemento inverossímil em nosso mundo racional. Ou seja, precisa ser algo que extrapole a realidade dos homens. O estudioso de literatura, Tzvetan Todorov, emprega a seguinte definição:


“Há um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural. A possibilidade de se hesitar entre os dois criou o efeito fantástico.”

(Tzvetan Todorov, Introdução à Literatura Fantástica)


Se formos puxar pela origem da palavra fantástico, vamos encontrar duas possibilidades. O latim phantastikos implica fantasia no sentido de algo que extrapola as leis da natureza. Isso se levarmos em consideração o fato de que os povos antigos buscavam as explicações do mundo nos fenômenos naturais, o fantástico latino tende para o sobrenatural. Na Idade Média, com o domínio da Igreja no Ocidente, surge a concepção do maravilhoso. O historiador Jacques Le Goff explica que o maravilhoso se confundia com a noção de milagre. Por exemplo, os reis medievais tinham uma característica propagada pela Igreja chamada de toque taumatúrgico. Este toque dizia-se curar diversas doenças; o rei impunha suas mãos sobre seus súditos. Mas, o maravilhoso podia estar presente no dia-a-dia dos camponeses, bastando romper o que as pessoas conheciam como naturais.


A narrativa fantástica está presente desde a aurora dos tempos. Muitas histórias de origem estão repletas de elementos que rompem com a realidade dos homens. Contadores de histórias inseriam a fantasia de forma a atrair o interesse dos seus espectadores. Entre os povos africanos, existe a função do griot, aquele responsável por contar histórias. Ele contava suas histórias aos outros membros da comunidade e contava com perfeição. Mas, podia exagerar nos detalhes, aumentar coisas. É aquela velha máxima do "eu aumento, mas não invento". Outro tipo de narrativa fantástica eram os contos de fadas que tantos de nós já conhecemos. Inicialmente eram contos cautelares para afastar jovens de florestas ou inserir limites em sua criação. Mas, no século XX, vimos a inserção do romance, do terror e até do futuro nas narrativas fantásticas. Isso fez com o que o gênero ganhasse uma riqueza maior em seus relatos. Hoje, como poderemos ver a seguir, essa noção do que é uma narrativa fantástico é algo mais livre e levado de acordo com a interpretação de cada autor.



Mas, a pergunta básica é: por que você, leitor, deveria ler literatura fantástica? O que faz do gênero algo tão instigante? Vou dar três razões e partir delas para criar meu argumento a favor:


a) a fuga do real;

b) extrapolar para causar a reflexão;

c) o entretenimento.


Vivemos vidas muito atribuladas todos os dias. Seja em um escritório, em uma loja, em uma sala repleta de alunos. Assim como vários livros de ficção, o gênero fantástico nos proporciona uma fuga de nossas vidas ao lado de outros personagens. A vantagem é entrarmos em um mundo cuja física nem sempre é a nossa; cujas regras não são as mesmas que seguimos. Entrar em um mundo de fantasia é encontrar um lugar novo onde podemos ser o que quisermos. O único limite é a nossa imaginação. É como o jovem Bastian de História Sem Fim que acaba encontrando no outro mundo a sua própria grande aventura e objetivo na vida. Muitas histórias de fantasia são grandes jornadas de amadurecimento. Começamos ao lado do protagonista em sua pequena vila no meio do nada e vivemos ao seu lado grandes aventuras. Enfrentamos batalhas, ultrapassamos obstáculos, sentimos medo do perigo, conhecemos o amor, a glória, a tristeza, a derrota. Ao final somos uma outra pessoa. A cada novo livro, uma nova jornada se inicia.


Mas, o gênero fantástico é muito mais do que espadas, princesas e cavaleiros. Até porque a magia pode estar ao nosso redor. Por exemplo, Como Água para Chocolate é um belo romance escrito por Laura Esquivel em que a autora usa a culinária para representar momentos impactantes e mágicos em sua narrativa. Um simples tempero pode causar uma tempestade de emoções dependendo da situação em que sua protagonista se encontra. Ou um mero bolo de chocolate pode fazer os personagens revelarem seus desejos mais profundos. Ou que tal as loucas aventuras de Haruki Murakami em seus livros repletos de amadurecimento e autoconhecimento? Afinal, carneiros podem ser mágicos, sapos podem cair do céu e podem existir prostitutas de consciência. Ou quem sabe você prefira ler algo em português, como José Saramago contando sobre uma sociedade que um dia deixa de enxergar simplesmente porque via demais (mas, não enxergava). Por fim, se você quiser um tempero brasileiro, já que o lusitano não foi o que você queria, que tal conhecer as mentiras de João Grilo ou procurar a Pedra do Reino? Ué, achou que isso não fosse fantasia? Eu comentei lá em cima que para um livro ser considerado do gênero fantástico ele precisa ter algo que seja inverossímil no mundo real. E tudo o que eu disse nesse parágrafo se enquadra nesse critério.


Como podem ver, a fantasia é muito mais ampla do que imaginamos. Eu adoro histórias com cavaleiros e magia, mas não posso estereotipar o gênero só com isso. No fundo queremos a magia em nossas vidas. Não seria fantástico se pudéssemos voar para o trabalho? Ou se pudéssemos nos teleportar para um lugar incrível ao lado de nossa pessoa amada? Ou participar de grandes aventuras? A fantasia no fundo também é entretenimento. Afinal, lemos para nos distrair. Claro que esse é um dos vários objetivos da leitura, mas um livro é uma janela de entrada para muitos universos. O conceito de entretenimento pode ser uma boa risada, o suor após uma grande aventura, a reflexão sobre um problema social ou um crescimento interior. Podemos inserir todos eles no mesmo caldeirão. O gênero fantástico é popular no sentido de que permite acesso a todos os gostos.



Se você chegou comigo até aqui, o próximo passo é descobrir o que você quer ler. Minha primeira sugestão é ir a uma livraria e entrar na seção de fantasia e ver que capa mais te agradar. Folheie, leia a sinopse. Uma nova aventura pode estar a metros de distância. Mas, se você não sabe por onde começar, não tema. Nós, do #EspalheFantasia, vamos tentar apresentar a vocês algumas obras bem legais. Então nos acompanhe pelas redes sociais pelos próximos meses que vamos apresentar opções no cinema, na TV e, claro, nos livros.


Nossa próxima postagem é no dia 10/02 onde falaremos de adaptações literárias para o cinema e para a TV. Aqui no Ficções, vocês ficarão conhecendo algumas adaptações que virão esse ano e em 2021. Escolhemos as 6 melhores. Então, fiquem ligados!!


Participantes:


Brena Gentil --> https://etsurvive.com


Paulo Vinicius F. dos Santos --> https://www.ficcoeshumanas.com.br



João Victório Bevilacqua --> https://www.instagram.com/queriaaquelelivro


Clecius Alexander Duran (autor) --> www.cronicasdaluacheia.com.br


Luis Henrique Bonaventura --> https://nerdgeekfeelings.com/


Ana Lúcia Merege (autora) --> www.instagram.com/anamerege









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.