Na matéria de hoje vamos examinar as diferentes e criativas maneiras com as quais os nossos leitores organizam seus amados e preciosos livros.
Toda vez que olho os leitores compartilhando suas estantes ou booktubers com seus incríveis cenários para gravações, penso comigo mesmo: sou o mestre do caos absoluto. Algumas das minhas booktubers favoritas são a Isabella Lubrano do Ler Antes de Morrer e o pessoal do Pipoca e Nanquim. Livros colocados estrategicamente ao fundo com espaçamento correto e seguindo algum critério compreendido apenas por aqueles que foram responsáveis pela organização. Por cores, por tamanho, por editoras, por ordem alfabética. A variedade é tanta quanto as possibilidades inerentes ao trabalho realizado. Neste momento estou limitado em minha capacidade de organização porque meu local de trabalho é quase um canteiro de obras. Minha estante teve um dos lados desmontados e parte dos livros foram empilhados por cima de outros (causando a devastação de algumas prateleiras devido ao peso) enquanto outros tiveram seu destino relegado ao chão da sala. Uma das dores mais profundas desse processo foi, de fato, desmontar minha estante. Uma consequência desse processo insano de redistribuir os livros foi a perda dos pudores da conservação de livros. Não há nada que eu pudesse fazer para evitar as heresias que cometi.
É curioso pensar na arte de organizar livros. Seria de fato uma arte? Aliás, a pergunta inicial é, quando você, leitor, começou a se importar com como um livro iria ficar em sua estante? Ou quando você deixou de comprar uma edição econômica de um livro, e pagar mais barato por isso, e passou a comprar aquela edição mais luxuosa, de capa dura e hot stamp para ficar bem na sua prateleira de livros premium? Ou quem sabe comprar uma edição com capa especial e limitada cuja cor da lombada monta uma imagem especial ou simplesmente combina com outros da mesma prateleira? Neste último caso, é sempre bom lembrar da foto que vem depois de tudo estar organizado e em seu devido lugar. E compartilhar com a galera para mostrar como ficou. É quase um ritual religioso, formado por diferentes etapas.
O que quero dizer é que a organização de nossas estantes se tornou uma parte do hábito de leitura. Alguns leitores mais novos não se importam tanto com a organização e leitores de quadrinhos já se acostumaram com a falta de padrão até porque quadrinhos possuem uma variedade grande demais de formatos e tipos de edições diferentes. Dependendo do tipo de coleção até é possível criar um padrão, mas na maior parte das vezes não é nada que seja exatamente uniforme. O encaixe é onde tem espaço. Me considero um organizador caótico, daquele que causa horror àqueles que possuem algum nível de TOC. Coloco livros por cima de pilhas horizontais para poupar espaço. Para quem tem pouco espaço disponível, a organização criteriosa não é uma opção. Apertar os livros é uma necessidade e isso pode causar alguns acidentes trágicos como capas abauladas ou páginas para sempre maculadas com amassados ou vincos. Já repararam que raramente mostro fotos da minha própria estante: Prefiro não causar pavor nos leitores.
Alguns optam por conservar seus livros em sacos plásticos ou mantê-los sem abrir até o momento da leitura. Confesso que não conseguiria não abrir minhas compras. Existe o fator curiosidade. Preciso tocar, folhear, cheirar. Mas, é compreensível principalmente quando moramos em lugares passíveis dos rigores da umidade. O cuidado com a conservação é importante principalmente quando lidamos com insetos também. Sejam traças ou cupins. Pensar em usar substâncias que sirvam para impedir a ação de insetos sem danificar a coleção é totalmente válida. Ou até mesmo higienizar a cada seis meses. Geralmente uso óleo de peroba na minha estante; quando é uma limpeza mais profunda opte pela versão natural do produto. Se for uma limpeza de rotina pode usar os óleos com essências florais. Adoro a versão rosa do óleo de peroba. Tem um cheiro incrível. Aviso aos navegantes que esse óleo não serve exatamente para tirar todo o tipo de sujeira. Algumas delas não saem com ele, precisando de algo mais forte. Para lidar com umidade, o problema é mais complicado porque isso depende de onde o leitor mora. Em áreas próximas à praia, a salinidade é terrível. Já morei em um lugar assim, e o efeito corrosivo é assustador. E o pior: gruda nos livros. Para tirar é bem complicado. Em regiões úmidas, as capas e as páginas podem amolecer e criar dobras. Uma boa solução é comprar um pequeno produto vendido em qualquer supermercado que absorve umidade. É uma caixinha que podemos espalhar em vários pontos de nossas estantes. Vai reduzir bastante o efeito da umidade.
Outros organizam por cores e esses eu preciso aplaudir. Isso deve ser uma tarefa titânica, digna de dedicação e esforço. Padronizar o "impadronizável". Por tamanho e por gênero costumam ser situações mais comuns. Houve uma época em que cheguei a organizar por ordem alfabética, mas me mudei de casa e não consegui mais fazer o mesmo. Recomendo a todos encontrar algum tipo de padrão de organização para sua estante. Ainda mais se sua coleção for crescer ou já é grande. A gente brinca falando sobre os tipos de organização, mas encontrar um livro pode se tornar bem complicado em uma coleção grande. Tenho dificuldade em encontrar alguns livros por conta da minha desorganização. Pode ser uma organização mais afetiva ou um espaço de sua prateleira com suas próximas leituras. Acreditem: isso vai poupar muito o tempo de vocês.
Normalmente optamos por estantes para colocar nossos livros, mas prateleiras aéreas ou nichos podem ser interessantes também. Já vi muitos colegas pensando que tipo de prateleira empregar que possa combinar com o ambiente. Não é estranho. Nem um pouco. Também pensei nisso ao adquirir minha estante. Minha casa é toda em estilo rústico com largo uso de madeira. Minha estante é branca, mas é de uma madeira firme que combina com o espaço. Ela ajuda a clarear o ambiente. Eu e minha esposa customizamos nossa estante, colocando ladrilhos nas portas para dar um visual diferente. Prateleiras aéreas podem ser mais interessantes para quem quer um espaço clean. Elas proporcionam flexibilidade e possibilidade de ampliação que só é limitado pelo tamanho do quarto. Se uma estante já vem toda pronta e tudo o que fazemos é preenchê-la, uma prateleira pode te dar ideias para decorar e customizar. Além disso, as braçadeiras usadas para segurá-las na parede pode te dar um grau de firmeza que nem sempre uma estante oferece. Pense que o prego vai estar afixado na parede. Dificilmente vai cair, porém isso fica limitado ao tipo de madeira que você vai usar. A prateleira não vai cair, mas a madeira pode envergar. Analise bem o espaço entre as braçadeiras. E opte por madeira de demolição ou algum tipo de madeira mais pesada como cedro. Sai mais caro, mas vale a pena.
O caso de nichos é um pouco diferente. Normalmente ele entra em projetos de casas ou apartamentos de design mais contemporâneo. A ideia é criar arte usando o espaço do ambiente. Nem sempre são as organizações mais práticas, mas são, sem dúvida, mais estilosas. Curto a ideia de nichos, só que sei que é algo que eu não faria por conta da minha coleção. Nichos são mais voltados para coleções pequenas que fornecem um grau de flexibilidade na organização. Gosto de pensar em como elas se encaixam dentro do que o colecionador pensou como o certo. Organizações mais ousadas como por cores ou tamanhos são mais possíveis porque nichos fornecem um grau maior de visibilidade. Educam nosso olhar em sua direção. Chamam a atenção por suas formas geométricas.
Enfim, não há uma receita certa para organizarmos nossas coleções. Cada um vai ter a sua e essa, talvez, seja uma das coisas mais divertidas em se colecionar livros.
Outras Opiniões:
Patricia Souza, bibliotecária, louca dos gatos e leitora compulsiva quando a ansiedade permite. Faço parte da equipe do podcast Boteco dos Versados, dou palpites no clube do livro do Multiverso X e escrevo resenhas para o site Leitor Cabuloso.
Como você organiza a sua estante de livros?
Então, ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Os livros do mesmo autor são organizados por ordem alfabética do título, desconsiderando os artigos (se o livro for de série, o nome da série é usado para ordenar alfabeticamente, e eles ficam ordenados pelo volume).
Comments