top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

A difícil arte de organizar livros

Na matéria de hoje vamos examinar as diferentes e criativas maneiras com as quais os nossos leitores organizam seus amados e preciosos livros.


Toda vez que olho os leitores compartilhando suas estantes ou booktubers com seus incríveis cenários para gravações, penso comigo mesmo: sou o mestre do caos absoluto. Algumas das minhas booktubers favoritas são a Isabella Lubrano do Ler Antes de Morrer e o pessoal do Pipoca e Nanquim. Livros colocados estrategicamente ao fundo com espaçamento correto e seguindo algum critério compreendido apenas por aqueles que foram responsáveis pela organização. Por cores, por tamanho, por editoras, por ordem alfabética. A variedade é tanta quanto as possibilidades inerentes ao trabalho realizado. Neste momento estou limitado em minha capacidade de organização porque meu local de trabalho é quase um canteiro de obras. Minha estante teve um dos lados desmontados e parte dos livros foram empilhados por cima de outros (causando a devastação de algumas prateleiras devido ao peso) enquanto outros tiveram seu destino relegado ao chão da sala. Uma das dores mais profundas desse processo foi, de fato, desmontar minha estante. Uma consequência desse processo insano de redistribuir os livros foi a perda dos pudores da conservação de livros. Não há nada que eu pudesse fazer para evitar as heresias que cometi.


É curioso pensar na arte de organizar livros. Seria de fato uma arte? Aliás, a pergunta inicial é, quando você, leitor, começou a se importar com como um livro iria ficar em sua estante? Ou quando você deixou de comprar uma edição econômica de um livro, e pagar mais barato por isso, e passou a comprar aquela edição mais luxuosa, de capa dura e hot stamp para ficar bem na sua prateleira de livros premium? Ou quem sabe comprar uma edição com capa especial e limitada cuja cor da lombada monta uma imagem especial ou simplesmente combina com outros da mesma prateleira? Neste último caso, é sempre bom lembrar da foto que vem depois de tudo estar organizado e em seu devido lugar. E compartilhar com a galera para mostrar como ficou. É quase um ritual religioso, formado por diferentes etapas.


O que quero dizer é que a organização de nossas estantes se tornou uma parte do hábito de leitura. Alguns leitores mais novos não se importam tanto com a organização e leitores de quadrinhos já se acostumaram com a falta de padrão até porque quadrinhos possuem uma variedade grande demais de formatos e tipos de edições diferentes. Dependendo do tipo de coleção até é possível criar um padrão, mas na maior parte das vezes não é nada que seja exatamente uniforme. O encaixe é onde tem espaço. Me considero um organizador caótico, daquele que causa horror àqueles que possuem algum nível de TOC. Coloco livros por cima de pilhas horizontais para poupar espaço. Para quem tem pouco espaço disponível, a organização criteriosa não é uma opção. Apertar os livros é uma necessidade e isso pode causar alguns acidentes trágicos como capas abauladas ou páginas para sempre maculadas com amassados ou vincos. Já repararam que raramente mostro fotos da minha própria estante: Prefiro não causar pavor nos leitores.


Alguns optam por conservar seus livros em sacos plásticos ou mantê-los sem abrir até o momento da leitura. Confesso que não conseguiria não abrir minhas compras. Existe o fator curiosidade. Preciso tocar, folhear, cheirar. Mas, é compreensível principalmente quando moramos em lugares passíveis dos rigores da umidade. O cuidado com a conservação é importante principalmente quando lidamos com insetos também. Sejam traças ou cupins. Pensar em usar substâncias que sirvam para impedir a ação de insetos sem danificar a coleção é totalmente válida. Ou até mesmo higienizar a cada seis meses. Geralmente uso óleo de peroba na minha estante; quando é uma limpeza mais profunda opte pela versão natural do produto. Se for uma limpeza de rotina pode usar os óleos com essências florais. Adoro a versão rosa do óleo de peroba. Tem um cheiro incrível. Aviso aos navegantes que esse óleo não serve exatamente para tirar todo o tipo de sujeira. Algumas delas não saem com ele, precisando de algo mais forte. Para lidar com umidade, o problema é mais complicado porque isso depende de onde o leitor mora. Em áreas próximas à praia, a salinidade é terrível. Já morei em um lugar assim, e o efeito corrosivo é assustador. E o pior: gruda nos livros. Para tirar é bem complicado. Em regiões úmidas, as capas e as páginas podem amolecer e criar dobras. Uma boa solução é comprar um pequeno produto vendido em qualquer supermercado que absorve umidade. É uma caixinha que podemos espalhar em vários pontos de nossas estantes. Vai reduzir bastante o efeito da umidade.


Outros organizam por cores e esses eu preciso aplaudir. Isso deve ser uma tarefa titânica, digna de dedicação e esforço. Padronizar o "impadronizável". Por tamanho e por gênero costumam ser situações mais comuns. Houve uma época em que cheguei a organizar por ordem alfabética, mas me mudei de casa e não consegui mais fazer o mesmo. Recomendo a todos encontrar algum tipo de padrão de organização para sua estante. Ainda mais se sua coleção for crescer ou já é grande. A gente brinca falando sobre os tipos de organização, mas encontrar um livro pode se tornar bem complicado em uma coleção grande. Tenho dificuldade em encontrar alguns livros por conta da minha desorganização. Pode ser uma organização mais afetiva ou um espaço de sua prateleira com suas próximas leituras. Acreditem: isso vai poupar muito o tempo de vocês.


Normalmente optamos por estantes para colocar nossos livros, mas prateleiras aéreas ou nichos podem ser interessantes também. Já vi muitos colegas pensando que tipo de prateleira empregar que possa combinar com o ambiente. Não é estranho. Nem um pouco. Também pensei nisso ao adquirir minha estante. Minha casa é toda em estilo rústico com largo uso de madeira. Minha estante é branca, mas é de uma madeira firme que combina com o espaço. Ela ajuda a clarear o ambiente. Eu e minha esposa customizamos nossa estante, colocando ladrilhos nas portas para dar um visual diferente. Prateleiras aéreas podem ser mais interessantes para quem quer um espaço clean. Elas proporcionam flexibilidade e possibilidade de ampliação que só é limitado pelo tamanho do quarto. Se uma estante já vem toda pronta e tudo o que fazemos é preenchê-la, uma prateleira pode te dar ideias para decorar e customizar. Além disso, as braçadeiras usadas para segurá-las na parede pode te dar um grau de firmeza que nem sempre uma estante oferece. Pense que o prego vai estar afixado na parede. Dificilmente vai cair, porém isso fica limitado ao tipo de madeira que você vai usar. A prateleira não vai cair, mas a madeira pode envergar. Analise bem o espaço entre as braçadeiras. E opte por madeira de demolição ou algum tipo de madeira mais pesada como cedro. Sai mais caro, mas vale a pena.


O caso de nichos é um pouco diferente. Normalmente ele entra em projetos de casas ou apartamentos de design mais contemporâneo. A ideia é criar arte usando o espaço do ambiente. Nem sempre são as organizações mais práticas, mas são, sem dúvida, mais estilosas. Curto a ideia de nichos, só que sei que é algo que eu não faria por conta da minha coleção. Nichos são mais voltados para coleções pequenas que fornecem um grau de flexibilidade na organização. Gosto de pensar em como elas se encaixam dentro do que o colecionador pensou como o certo. Organizações mais ousadas como por cores ou tamanhos são mais possíveis porque nichos fornecem um grau maior de visibilidade. Educam nosso olhar em sua direção. Chamam a atenção por suas formas geométricas.


Enfim, não há uma receita certa para organizarmos nossas coleções. Cada um vai ter a sua e essa, talvez, seja uma das coisas mais divertidas em se colecionar livros.


Outras Opiniões:


Patricia Souza, bibliotecária, louca dos gatos e leitora compulsiva quando a ansiedade permite. Faço parte da equipe do podcast Boteco dos Versados, dou palpites no clube do livro do Multiverso X e escrevo resenhas para o site Leitor Cabuloso.


Twitter







Como você organiza a sua estante de livros?


Então, ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Os livros do mesmo autor são organizados por ordem alfabética do título, desconsiderando os artigos (se o livro for de série, o nome da série é usado para ordenar alfabeticamente, e eles ficam ordenados pelo volume).












0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aladdin

bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.