Algumas reflexões e novidades sobre o retorno do site. Acompanhem conosco nesta pequena matéria.
Estou oficialmente voltando do hiato que tivemos durante a metade do ano. Para quem não sabe, estive três meses parado por conta de alguns comentários bem desagradáveis que visualizei na internet. E tudo isso aconteceu por conta de um erro em um lead de uma resenha de quadrinho. Estou sendo bem sucinto para não ficar criando desculpas esfarradas aonde elas não existem. Infelizmente existe uma parcela do público que é tóxica mesmo e não se incomoda em detonar o outro. Basta vermos perfis de algumas pessoas bacanas na internet para ver o quanto as pessoas se armam até o último nível para destruir o próximo. Diálogo e argumentação não existem mais no dicionário. Falando sobre o Ficções Humanas, já digo logo de cara
Não pretendo continuar com as resenhas de quadrinhos.
Ainda tenho materiais de quadrinhos já prontos e tenho um material de parceria que ainda não li, mas que me comprometi com o autor de assim o fazer. Mas, depois que eu terminar, estou fora. Possivelmente o público de quadrinhos consegue ser ainda mais tóxico do que o de literatura e eu não domino o formato de resenhas de quadrinhos. Não sou especialista no assunto e por mais que eu estude, leia materiais a respeito, ouça podcasts, assista vídeos, participe de fóruns, não vou conseguir superar essa barreira. Estou aberto a mudar de ideia no futuro, mas por ora só vou publicar o material que já está pronto, mais para não desperdiçar o mesmo e dar tempo de escrever outros materiais. Isso deve dar ainda um bom tempo de publicações, possivelmente até o ano que vem. A partir de então, pretendo usar as quintas como dia de resenha para histórias curtas (contos ou novellas). Vi que aqueles que visualizam o site tem um interesse nesse tipo de histórias.
Quanto a outra das "reclamações", que tem a ver com resenhas de materiais "lacradores". Sinto informar, mas nos últimos meses, e muito despertado pelas "reclamações", fiquei ainda mais inclinado a publicar resenhas e matérias sobre "lacração". Sinto até que no meu ambiente profissional, me radicalizei ainda mais a ponto de ser combativo mesmo. Possivelmente a melhor resposta que darei aos "críticos" vai vir na forma de uma resenha no próximo domingo. De uma autora fabulosa, clássica, e cujo material é raríssimo no Brasil. Alguém que precisou usar um nome masculino para ser publicada no métier. E que, já adquiri outros dois materiais dela. Portanto, o site volta à sua natureza mais voltada para a literatura e vou deixar para que outras pessoas trabalhem com quadrinhos. Quadrinhos, para mim, será a minha leitura de entretenimento, sem obrigação com sites ou qualquer coisa do tipo.
Minha frequência de publicações também deve diminuir. Isso por causa de compromissos familiares e profissionais que vou assumir em breve, o que me impede de dedicar muito tempo ao espaço. Não vou sequer me comprometer mais com datas ou dias. Não pode ser uma obrigação, e sim um espaço para compartilhar aquilo que curto e chamar outras pessoas a lerem também. Quando algo se torna uma obrigação e passa a ter uma espada pendendo sobre a cabeça, a gente se dá conta de que a essência inicial se perdeu. E não é isso o que desejo.
Enfim, hoje foi mais uma abertura dos trabalhos. Na quinta, já temos a retomada da coluna de resenhas, assim como no domingo. Algumas colunas habituais que eram publicadas aos sábados vão passar para a segunda, compondo três publicações por semana, o que acho um número bem satisfatório hoje. Quero deixar os meus agradecimentos a algumas pessoas bacanas que mandaram frases de apoio, depoimentos (não vou citar nomes porque posso esquecer algum e não seria bacana) e aos meus amigos da editora Avec que foram extremamente compreensivos comigo. O meu grande abraço a todos.
Kommentare