• Paulo Vinicius

Resenha: "Receituário - Especiarias" de Francesca Fermata e Alexandre Carvalho

Uma difícil jornada é necessária para alcançar uma exótica cidade escondida entre as montanhas. Diz a lenda que lá é possível provar os pratos mais saborosos e recompensadores que alguém poderia desejar. Mas, ao mesmo tempo, coisas estranhas acontecem por lá.



Sinopse:


Perdida em meio à neblina, encarapitada no topo de uma montanha, a pequena vila desafia o tempo e atrai turistas do mundo todo com promessas de sabores inomináveis – e respostas para perguntas desconhecidas. Porém, cada mordida tem seu preço – e pessoas dispostas a pagar por ele. Especiarias é o primeiro livro da série Receituário, uma coletânea de historias sobre comidas peculiares. Até onde você iria por um pedaço de torta?





Uma história bem condimentada


A ideia é criativa: uma história sobre a relação entre o homem e a alimentação. Toda a magia por trás da culinária. Fermata nos entrega uma narrativa mágica que vai nos encantar e nos seduzir com o aroma de canela, do cravo e do sal. Lembro que quando vi o financiamento coletivo sendo apresentado no Catarse, fiquei triste de não ter podido ajudar na época. Mas, quando saiu o segundo volume (que em breve vai ter resenha por aqui) corri logo para apoiar. Não me arrependi. Embora curtinha, é uma história mágica que nos coloca diante de uma cidade escondido no alto das montanhas. Para chegar até lá é preciso superar muitos desafios. A recompensa é uma cidade onde todos vão se alimentar a contento. Casas estão abertas para receber pessoas que são gentilmente tratadas pelos moradores do lugar. O estilo de contar histórias me lembrou a do realismo mágico latino, onde a magia está nas coisas comuns do cotidiano. O maravilhoso pode estar ao nosso lado, basta olharmos para ele. Mas, como nos deixamos levar pela pressa da contemporaneidade, nos esquecemos disso.


Conheci o trabalho do Alexandre Carvalho através da HQ Romaria, que tem roteiro de Jun Sugiyama. Com um traço carregado no rabiscado, ele conseguia trabalhar muito bem proporção e perspectiva. A maneira como ele trabalha a precisão do que se encontra no fundo é fenomenal. Em Romaria, as áreas eram mais abertas, então não dava para observar muito da arte dele. Aqui, as cenas se passam dentro do ambiente de uma pequena vila. Existe toda uma atenção aos moradores da vila, àqueles que chegaram há pouco tempo e estão explorando o lugar. As casas são muito bonitinhas. Mas, tem uma cena maravilhosa que eu destaco: a despensa da senhora. A atenção aos potes de condimentos é de tirar o fôlego. O artista conseguiu dar tridimensionalidade ao roteiro da autora. Os pratos parecem ser realmente saborosos. É como se eles exalassem cheiro, estimulassem nossas papilas gustativas. Fiquei com vontade de cozinhar uma torta depois de ver o desenho de uma. Outro efeito sensacional é o das páginas ímpares que formam uma espécie de animação com a senhorinha preparando algum tipo de alimento em um caldeirão.


Essa é uma daquelas histórias curtas e fantásticas que eu vou conservar na minha coleção. Uma proposta super criativa que foi bem executada pela autora. Lógico que eu queria ver algo mais longo, mas Fermata ainda brincou com algum tipo de tensão no final da história. Isso é para nunca nos esquecermos que não existe apenas o maravilhoso dentro do universo da magia, mas o seu lado obscuro. A arte do Alexandre continua me impressionando e acho que, por conta da necessidade de trabalhar mais o fundo, essa HQ conseguiu mostrar ainda mais do talento dele.










Ficha Técnica:


Nome: Receituário - Especiarias

Autora: Francesca Fermata

Artista: Alexandre Carvalho

Editora: Auto-publicado

Número de Páginas: 40

Ano de Publicação: 2018


Avaliação:


Link de compra:

https://www.ugrapress.com.br/produtos/receituario-especiarias/


Tags: #receituarioespeciarias #francescafermata #alexandrecarvalho #culinaria #alimento #magia #encantamento #especiarias #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.