• Paulo Vinicius

Resenha: "Quando Você Foi Embora" de Ana Cardoso

Luma é uma doce cachorrinha agitada que mora com o avô de Luzia. Mas, quando ele morre, ela acaba encarregada de cuidar de Luma. É aí que ela vai perceber o quanto é difícil cuidar de uma cachorrinha que acaba de perder seu dono. 

Sinopse:


Quando você foi embora é mais um trabalho de fôlego da autora mineira Ana Cardoso. Essa longa HQ parte da premissa da relação afetiva de um cão com seu dono. E o que acontece com o emocional de um animalzinho que é só "coração" quando seu dono não está mais lá? A protagonista Luzia se vê às voltas com essas questões quando acaba precisando cuidar de um cãozinho que acabou sozinho no mundo. Só que ela não pode parar o ritmo da vida dela por causa disso e acaba envolvida em uma série de dilemas. O resultado é uma HQ sensível e emocionante que tocará o coração de todos que já tiveram um bichinho de estimação.




Este é um lindo trabalho da autora Ana Cardoso sobre a relação que existe entre os animais de estimação e seus donos. Impossível não se apaixonar ou se relacionar com alguma das situações que a autora apresenta nesta HQ. A gente fica muito movido com a forma como a narrativa é contada e com o drama vivido pela pequena Luma. 

Uma coisa sensacional que a autora fez foi criar uma narrativa com muito poucos diálogos. O apelo é muito mais visual do que escrito. E isso dá uma riqueza maior à narrativa. O roteiro se baseia na visão que Luma tem do mundo que a cerca. E ela não precisa expressar isso em palavras. A narrativa ficou mais enxuta e eficiente e permite ao leitor construir do seu jeito o que a cachorrinha está pensando ou sentindo naquele momento. A interação dela com os demais personagens parece muito mais real e palpável. Algumas cenas são tão bem colocadas que a gente sente o impacto dela em nossos corações. 

Eu tenho um cãozinho e li o quadrinho justamente quando fui viajar ao lado de minha esposa. Ficou aquela sensação de preocupação com o meu filhote de patas que ficou em casa. A gente sempre procurava perguntar à minha sogra (que ficou responsável por cuidar do meu filhote) como ele estava e o que está sentindo. E a agitação da Luma quando o seu dono saiu de casa é muito verídica. Os cãezinhos sentem a falta de seus donos. Muitas vezes imaginamos que eles não teriam inteligência para discernir as pessoas, mas isso não é verdade. Ele constrói relações emocionais com o dono. Sim, eles sabem quando fomos embora, quando demoramos a retornar, quando querem carinho, com quem desejam sair. E a Ana Cardoso trabalha estes sentimentos muito bem ao longo da narrativa. 

O sentimento de perda é complicado. Existem diversos relatos de cães que acabaram morrendo ou adoecendo devido à perda de seu dono. Outros donos não foram capazes de alimentar aquele amor que havia sido dedicado a uma pessoa. O leitor certamente vai derramar uma lágrima diante desta história tão tocante. Acho até que Luzia (a filha do antigo dono de Luma) foi extremamente corajosa ao tomar uma decisão importante. Alguns de vocês vão argumentar que ela precisava lidar com a felicidade de Luma, mas a vida não pode parar por conta de nossos filhos de patas. Posso imaginar o quanto a decisão doeu no coração de Luzia. Mas, foi a mais acertada diante daquele cenário. Recomendo esse quadrinho a todos!


Ficha Técnica:

Nome: Quando Você Foi Embora Autora: Ana Cardoso Editora: Balão Editorial Gênero: Drama/Romance Número de Páginas: 48 Ano de Publicação: 2018

Link de compra:  https://amzn.to/2UfkaGG


Tags: #quandovocefoiembora #anacardoso #balaoeditorial #animaldestimacao #solidao #saudade #morte #sentimentos #abandono #hqs #leiahqs #amohqs #ighs #leianovosbr #leianacionais #ficcoeshumanas






ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.