top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Orks" de Nicolas Tackian e Nicolas Guenet

Os orks tentam acabar com a ameaça dos homens. Eles desejam escravizá-los e espalhar a palavra do Único, o verdadeiro deus. Mas, com a morte do chefe ork, Gorko, um ork de poucas palavras e muito sangue, assume a chefia. A guerra entre orks e homens está para estourar.

Sinopse:


Humanos e anões se unem para escravizar as raças antigas e cabe aos Orks enfrentar esta ameaça e salvar a sua tribo! Em Orks, HQ com roteiros de Nicolas Tackian e arte de Nicolas Guenet, estas criaturas não são os grandes, asquerosos e tradicionais vilões como em muitas obras. Eles são apenas mais uma das raças antigas que povoam o mundo. Orks podem ser violentos e bárbaros, mas também são muito conectados ao planeta e a natureza, tentando viver em paz com seus costumes ancestrais. Neste mundo, os humanos são os grandes expansionistas, escravizando as outras raças antigas, com a ajuda de anões e suas máquinas de guerra. Os elfos são seres muito mais tribais, canibais e reclusos e a situação apenas piora quando todas estas raças entram em um conflito eminente. Orks mostra um outro lado, pouco explorado na maioria das obras do gênero, misturando uma arte impactante e visceral com um roteiro profundo, que fica por um bom tempo na cabeça após a leitura.




Os orcs sempre são pensados como aqueles soldados rasos de supervilões. Heróis matam estes semi-humanos às centenas, diante de gritos e rugidos de guerra. Nicolas Tackian decidiu inverter o ponto de vista. E se os orcs fossem os protagonistas e os humanos é que fossem os vilões. Que tipo de história isso daria? Com essa mentalidade, o autor cria uma história no mínimo interessante. 

A edição da Mythos está muito bonita. Em tamanho europeu, a edição favorece o traço do Nicolas Guenet que tem belas composições de cena. Orks pertence ao selo Gold Edition com edições de luxo e justifica bem isso. Edição em capa dura com papel de boa gramatura que dá a impressão de uma HQ maior do que ela é. Não senti nenhum problema na impressão e acho que devo ter visto um errinho de tradução, mas, sinceramente, um não é nada (tanto que eu sequer me recordo se foi na primeira ou na segunda partes). Novamente eu senti falta de um extra no final. Acredito que na edição europeia não tenha, mas seria legal se a Mythos pensasse em criar matérias no formato de editorial para a edição brasileira (não sei nem se pode, mas seria legal se pudesse). 

A narrativa do Tackian é eficiente em apresentar a proposta e os objetivos da trama. Mas, achei que ela não foi tão bem aproveitada quanto poderia e em alguns momentos me pareceu confusa. A primeira parte é muito boa e vai apresentando os elementos narrativos de forma calma e progressiva. A segunda parte eu achei muito corrida. E eu senti que tinha muito a ser extraído ali. Só senti um estranhamento quanto à velocidade como os plot twists foram apresentados. Em um dado momento eu tive que parar, voltar algumas páginas para tentar entender o que estava acontecendo. As últimas dez páginas aconteceram coisas demais para podermos processar. Normalmente quando o final é agitado, tendemos a dizer que a narrativa está dinâmica e repleta de ação. Mas, não foi isso o que aconteceu exatamente. Alguns momentos foram de choque, mas não aquele choque que agrada ao leitor, mas o choque pelo choque. 

O traço do Guenet é bem detalhista. Algumas construções que ele faz de maquinários dos anões são incríveis (apesar de que na segunda parte eles ficaram meio estranhos). Tem uma cena no final da primeira edição em que os protagonistas estão observando as máquinas entrando na floresta, que é uma cena belíssima. O artista abusa bastante do laranja e do marrom o que dá um tom meio de alvorecer. Algumas cenas também em que são apresentadas cenas de rituais tribais ou até mesmo das árvores com silhuetas são brutais. O artista tem uma boa noção corporal. A gente consegue perceber os vários modelos físicos que ele usa ao longo da narrativa. Não só de raças diferentes de personagens (ele usa elfos, anões, orcs e humanos), mas entre as raças existem vários diferenciais. Ele consegue dar sutileza e até delicadeza aos orcs. Só achei que o artista trabalhou pouco as silhuetas dos anões. 

"A árvore-totem é, ao mesmo tempo, túmulo e protetora de nossa tribo. Escalar seu tronco é como renascer... mas também pode levar à morte."

Essa é uma HQ com temáticas surpreendentes. Se pegarmos em uma análise fria e superficial, vamos imaginar que não há grandes reflexões sendo feitas. Mas, se aproximarmos a lupa temos temas como moderno x antigo, politeísmo x monoteísmo, escravidão. O tema que mais salta à mente é o da escravidão. A revolta dos orcs em relação aos humanos tem a ver com o tratamento indigno que estes recebem dos últimos. As guerras territoriais acontecem e os aprisionamentos também. O que incomoda aos personagens da história é o tratamento e a forma como o seu território tem sido vítima da destruição dos humanos. Na história, os membros das camadas dirigentes na cidade humana enxergam os orcs mais como animais a serem abatidos. O julgamento é feito em relação à sua aparência e cultura. Aliás, a cultura orc é completamente descartada pelos humanos. É possível fazer um paralelo com o colonialismo exercido pelos europeus em relação às culturas africanas do século XIX. Estes perceberam a ameaça que a entrada dos europeus no continente representaria uma ameaça direta às suas culturas. 

E podemos relacionar isso com o conflito entre tradição e modernidade. A todo o momento vemos os orcs recorrendo ao apoio espiritual, a oráculos de forma a guiá-los em suas decisões. Vemos até um conflito entre o líder tribal que deseja a guerra e os anciãos que pedem cautela. Não há um consenso entre as duas partes sobre que atitudes tomar em relação à ameaça que se avizinha. Do outro lado temos seres humanos usando semi-humanos como objetos descartáveis e promovendo a intolerância para incentivar a população contra os orcs, últimos remanescentes não conquistados das raças antigas. Nesse sentido fica a dúvida: guerrear ou buscar uma linha de diálogo, onde o outro lado não deseja esta linha? Em nenhum momento o leitor é colocado diante de um contexto onde os humanos desejam de fato acabar com a guerra. Apenas a sacerdotisa é contra, mas por conta de suas convicções religiosas. 

Não posso deixar de mencionar a questão religiosa como um ópio para o povo. A crença no Deus Único cega a população quanto à ameaça que este exerce sobre o cultos antigos. Claro que Tackian usa elementos sobrenaturais para dar um caldo a isso, mas me parece o conflito entre o monoteísmo (religião com apenas um deus) e o politeísmo (religião com vários deuses). O monoteísmo surge com uma mensagem simples e de compreensão, mas em seu âmago seus praticantes são intolerantes e destrutivos. A sacerdotisa representa o lado ponderado de tudo, tendo em seu coração uma visão inocente e ingênua sobre o que sua religião representa. Quando ela é apresentada aos fatos cabais, vemos o choque de alguém que teve suas convicções abaladas. Ao final, o autor propõe uma solução de meio-termo que eu achei estranha no sentido de que parece haver um volume 2 da história. Se ele tivesse encerrado ali com uma história fechada, eu teria compreendido. 

Orks é uma HQ surpreendente com um roteiro bom. O que parece ser algo simples, vai apresentando múltiplas camadas que revelam toda uma complexidade escondida nas linhas. A arte de Guenet é bem detalhista, apesar de que perdeu um pouco do brilho na segunda parte com uns trechos meio confusos. 


Ficha Técnica:

Nome: Orks vol. 1 Autor: Nicolas Tackian Artista: Nicolas Guenet Editora: Mythos HQs Gênero: Fantasia Tradutores: Octávio Aragão e Paulo Henrique Goés Tirré Número de Páginas: 116 ​Ano de Publicação: 2018 Link de compra: https://amzn.to/2QWSs0G





0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.