A busca pelo Barão continua e vai levar Sherlock, Irene e Nikola a confrontarem um grande desafio: um atentado à própria Rainha da Inglaterra. Sherlock precisará reunir toda a sua coragem e astúcia para enfrentar os novos desafios.
ATENÇÃO: SPOILERS DE VOLUMES ANTERIORES
Sinopse:
Nesta terceira aventura do jovem Sherlock Holmes e os Aventureiros, as apostas se tornam mais altas quando seis soldados franceses perdem a vida em um intrincado complô que envolve a Companhia do Grande Oriente, Mr. Brown e o sinistro Barão da Silésia. Em um jogo de mentiras e chantagens, eles atravessam o Canal da Mancha para aliciar o jovem Louis Pasteur.
Com a irmã sequestrada e a vida em perigo, Pasteur se une à Sherlock Holmes, Irene Lupin e Nikola Tesla para investigar os planos do Barão antes que seja tarde demais. Uma trama diabólica é descoberta, capaz de abalar as bases do império e pôr em risco a coroa inglesa. E entre vilões, assassinos e terroristas, Sherlock descobrirá que a sua família também esconde segredos obscuros. Embarque nesta trama de intriga, mistério e aventura e descubra como um rapaz inquieto e perseverante se tornou o maior detetive de todos os tempos.
Para o Jovem Sherlock e os Aventureiros...
O Jogo está cada vez mais Mortal!
A aventura continua a partir do final do volume anterior quando os meninos descobrem o envolvimento de uma figura conhecida como o Barão. Ele é responsável pelo roubo do camafeu do pai de Irene e por colocar a vida de Nikola em perigo. Nessa nova aventura, Sherlock busca pistas de quem poderia ser essa misteriosa figura e as anotações encontradas no volume anterior apontam para alguma ação do grupo em uma data específica. Sem maiores pistas, eles apenas tentam adivinhar o que pode ser até que um atentado a um dignitário francês os faz perceber a seriedade das intenções da Companhia. Durante a investigação sobre o atentado, vários indícios apontam para o envolvimento de um menino francês chamado Louis Pasteur com quem o grupo acaba tendo contato. Ajudando Louis, eles se deparam com uma ousada trama que vai colocar em risco a vida da Rainha da Inglaterra.
Essa é uma série leve e divertida em que a cada edição Cordenonsi tenta se superar apresentando alguma trama mais criativa do que a anterior. Essa é uma edição um pouco mais pesada em explicações do que volumes anteriores porque o autor se dedica a desenvolver melhor o seu protagonista. Então temos vários momentos com explicações detalhadas sobre como proceder em uma investigação, técnicas de observação entre outros. Isso pode incomodar alguns leitores, apesar de serem momentos importantes para o próprio protagonista se desenvolver como um investigador mais apurado. Quem acompanha a série e percebia as fragilidades de Sherlock em volumes anteriores sabia que isso seria inevitável. Só achei que o autor teve uma mão meio pesada nestes momentos e acabou atrapalhando em parte sua trama. A história é bem divididinha e todos os mistérios são abordados até o final da trama ao mesmo tempo em que introduz novos mistérios. Os ganchos deixados são suficientes para nos deixar curiosos para voltarmos à série.
O terceiro volume é bastante focado em Sherlock e no desenvolvimento de suas habilidades. Ele parecia estar ficando para trás em relação a Nikola e Irene. A maior característica de Sherlock é sua capacidade investigativa. Sem ela, o personagem perde bastante de sua identidade. Esse volume fez o personagem sair mais ainda de sua zona de conforto e questionar bastante suas certezas. Seja colocando-o em bairros onde ele nunca esteve e precisando se deparar com a decadência da sociedade londrina ou precisando lidar com algumas descobertas sobre sua própria família. Mesmo sua lógica férrea foi balançada diante do surgimento de tantas informações novas. Vemos um personagem precisando evoluir na marra ou encarando as consequências de colocar seus companheiros em risco. Ainda falta muito para o personagem ser o grande detetive que tanto amamos, mas ele certamente está alguns passos mais próximo disso.
A amizade e ligação entre os três companheiros também são colocadas em xeque. Eles vão precisar um do outro para superar as adversidades. Nikola é um inventor, útil para criar aparelhos fora da caixinha para lidar com obstáculos; Irene é uma ladra e uma boa lutadora; enquanto Sherlock fornece sua mente racional. Todos eles ainda são inexperientes e cometem erros com facilidade. Quando trabalham em sincronia, conseguem amenizar suas vulnerabilidades. Claro que eles são colocados frente a seus próprios dilemas, dilemas estes que os uniram em um primeiro momento e podem ser os responsáveis por sua própria separação. Disse que vimos Sherlock evoluir como personagem, mas ele não é o único. Faz parte da própria concepção da narrativa vermos os personagens amadurecendo. Existe ainda muito potencial a ser explorado. Os novos personagens que entraram neste volume apresentaram boas variáveis para a trama que foram exploradas pelo autor, como a situação das bombas ou das medicações. No fim, os coadjuvantes complementaram bem a história.
Este terceiro volume apresentou bons desenvolvimentos da trama geral enquanto colocou um mistério importante a ser resolvido. Foi necessário explorar ao máximo as habilidades dos personagens enquanto Sherlock precisou amadurecer e aprender a usar suas habilidades como um investigador mais atento.
Ficha Técnica:
Nome: O Caso da Conspiração Biológica
Autor: A.Z. Cordenonsi
Série: Sherlock e os Aventureiros vol. 3
Editora: Avec
Número de Páginas: 172
Ano de Publicação: 2021
Link de compra:
*Material enviado em parceria com a Avec Editora
Comments