• Paulo Vinicius

Resenha: "Ninguém" de Karen Alvares

Um homem viciado em fotos horrendas de crianças mortas se vê em uma situação improvável: e quando ele passa a ser a vítima do criminoso que ele tanto venera?



Esse é um conto pequeno então vou apenas apresentar algumas impressões que eu tive ao ler a história. Quero até pedir desculpas aos leitores, mas não quero estragar as impressões sobre a história; revelar demais. A resenha ficou realmente pequena, mas quero apresentar as minhas sensações ao lidar com a história.

Esse é mais um conto de terror da Karen Alvares que tem me surpreendido bastante na profundidade de suas histórias. O protagonista é mais um idiota de internet viciado em ver fotos de crianças mutiladas. Mais um entre tantos outros que existem por aí e seus desejos obscuros. Após ler alguns contos da autora, eu percebo como ela é capaz de criar mentes agressivas ou perturbadas em suas histórias. O mais curioso é que ela faz isso com histórias que não possuem uma violência explícita nas cenas. Ela consegue manipular nossa imaginação e provocar sensações de angústia, medo ou terror no leitor. Neste conto, o protagonista está preso em uma espécie de caixa de água, sendo torturado pelo ser que ele tanto procurava: o homem responsável pelas fotos de mutilação.

Estou falando em mutilações, mas insisto que a autora não mostra. Ela insinua ao leitor que se torna cúmplice de sua história ao imaginar todas as situações. O personagem do Cirurgião é apenas uma presença violenta na história. Karen não precisa descrever o personagem para entendermos quais são suas motivações. Adorei toda a construção da cena e as brincadeiras com os nossos sentidos. Essa é uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo perturbadora. Também percebi um amadurecimento da escrita de Karen que parece se sentir mais em casa quando escreve sobre terror.



Ficha Técnica:


Nome: Ninguém

Autora: Karen Álvares

Editora: Draco

Gênero: Terror

Número de Páginas: 9

Ano de Publicação: 2015

Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2WyL91i


Tags: #ninguem #karenalvares #tortura #mutilacao #serialkiller #terror #leiaterror #amoterror #editoradraco #ficcoeshumanas

ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.