top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Lugares Imperdíveis para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços" de Isa Prospero

Voltamos para a cidade de São Judas Tadeu dos Milagres onde tudo pode acontecer. Luiza volta para casa depois de muitos anos longe da cidade. Com a morte de sua mãe, Madalena, ela e seu irmão Rogério, são os herdeiros da casa. Mas, Luiza deseja vender a casa para retomar sua vida atribulada. Mas, alguns fantasmas do passado retornam...


Sinopse:


No amor, na guerra e para vender um imóvel, vale tudo - até apelar para magia...!


Após perder sua empresa e ver a namorada ir embora, Luiza retorna para a casa dos pais em São Judas Tadeu dos Milagres, no interior de São Paulo. Com dificuldade para vender o imóvel e recomeçar a vida, ela tenta transformar a pequena cidade em destino turístico, inventando uma história mística sobre o local baseada em misteriosos pertences da mãe.


Só que essa invenção viraliza no Twitter, e acaba atraindo uma mulher que chantageia Luiza a para participar do esquema e um homem que alega que sua mãe praticava magia de verdade. Para resolver todos esses problemas, ela vai descobrir coisas sobre o passado da família que jamais imaginou - e terá que pensar sobre o que realmente quer para sua vida...

"Lugares Imperdíveis..." é uma nova aventura no universo de "A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres", finalista do Prêmio Argos de Literatura Fantástica em 2020.





Costumo dizer que a escrita narrativa é uma ciência simples. Imaginação, tinta no papel e muito suor. Parece arrogância, mas não é. Escrever não é algo complicado. É a inspiração e a organização de ideias é que são os aspectos mais trabalhosos. Quando leio algo escrito pela Isa Prospero parece que ela torna o complexo em algo simples. A narrativa flui tão fácil e divertida que penso: "caramba... eu podia fazer igual." E aí vem a dura realidade de que não sou a Isa Prospero e não chego nem a um décimo do que ela é capaz de escrever. Sejam histórias curtas ou narrativas um pouco mais longas (ainda quero um romance longo da Isa), seus personagens parecem bastante reais e com problemas que poderíamos estar passando hoje. E é no ritmo de uma cidade do interior que a Isa vai nos conquistando, nos oferecendo café com bolo de laranja e convidando a todos para curtir mais uma aventura.


Luiza está retornando para a cidade pequena de São Judas Tadeu dos Milagres. Sua vida está de pernas para o ar: sua empresa faliu, sua noiva a deixou e ela não sabe mais que rumo tomar. Seu irmão Rogério a acompanha na mudança para a casa de sua falecida mãe. A ideia é ficar apenas temporariamente na cidade até conseguir organizar tudo e vender a casa a um bom preço. São Judas Tadeu dos Milagres é aquela típica cidade pequena onde todos conhecem todos e Luiza chocou a cidade ao namorar uma garota. E ela detesta a cidade por causa dessa mentalidade. Só que ela é o lugar de onde ela guarda boas recordações de sua mãe e seu pai. Seu plano de vender a casa é genial, mas ela esbarra em dois problemas: o fato da cidade ficar no fim do mundo e sua casa parecer estar assombrada. Até que ela encontra algumas cartas escondidas de sua mãe e inventa uma história, nas redes sociais, sobre um mago que teria vindo até a cidade. Uma história que começa inocente e depois viraliza oferendo os meios para que Luiza consiga um bom preço pela sua casa. Mas, toda mentira tem perna curta. Até que surge Beatriz, a filha do mago... e que chantageia Luiza ameaçando contar a verdade.


Essa é uma narrativa contada em terceira pessoa, vista a partir de Luiza e sua vida atribulada. Gosto de como a autora entrelaça outras formas de contar história em sua narrativa. Por exemplo, ela insere os textos de Twitter no meio, colocando mais uma camada com a necessidade de Luiza de estar atualizando seu status. Aliás, é uma confusão de interpretação no twitter que vai fornecer o estopim para a história caminhar. E curiosamente será essa própria interpretação do que é lido nas redes sociais quem dará a virada narrativa no final. Senti falta de a brincadeira ser levada um nível além. A Isa poderia ter inserido umas fotomontagens nos trechos em que ela insere imagens junto dos textos. Não precisava nem ser fotos reais, poderiam ser desenhos. Sei que na proposta de um ebook, uma imagem se torna um negócio mais complicado de digerir, mas daria uma levantada legal. Ler a descrição da imagem sem nada estimula a gente a criar nossa própria interpretação, mas... sei lá. Além dessa brincadeira com as redes sociais, a cada início de capítulo temos uma espécie de história fantasiosa que serve de preãmbulo para a narrativa. A gente não entende inicialmente qual é o propósito da história, mas pouco a pouco isso vai ficando mais e mais claro. Mais à frente quando descobrimos o que é essa história, juro que voltei e reli todos os trechinhos e eles ganharam uma nova camada. Não pulem esses textinhos, viu.


A protagonista é a típica personagem que se encontra em uma encruzilhada de decisões. Sua vida desabou e ela precisa tomar o próximo passo. Ela é uma mulher que gosta de ter o controle sobre as coisas, de tomar decisões sensatas e de ter um plano para o futuro. Porém, a vida nem sempre é assim. O inesperado pode acontecer a qualquer momento. Luiza deseja apenas retomar sua vida de onde ela parou só que isso não é mais possível. Ela espera por uma mensagem de sua ex, algo que não vai acontecer. Ela quer retomar sua empresa de turismo, que foi afetada pela pandemia global quando tudo parou, mas isso também é algo que ficou para trás. Quando ela precisa dividir espaço com Beatriz, uma mulher de espírito livre e completamente desapegada de tudo, Luiza fica irritada. Beatriz representa tudo o que Luiza não é capaz de compreender; é o seu polo oposto. Ao mesmo tempo, a personagem gostaria de ser como aquela a quem ela escolheu como uma "inimiga". Ao longo da história, Luiza vai sendo confrontada com a necessidade de adotar uma nova postura em relação à sua vida. Começar de novo, com uma nova proposta. Só que isso pode envolver acreditar em magia, algo que a personagem não está disposta a conceder.


No pano de fundo temos a história de Madalena, mãe de Luiza e o mago Carlos Eduardo. A cidade de São Judas Tadeu dos Milagres possui várias histórias como vimos em A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres, história que se passa no mesmo cenário. Vimos anteriormente como Dona Simone acabou arrastada para esse universo mágico e a senhorinha está presente aqui com o seu neto e seus apetitosos lanchinhos da tarde. E Madalena se relacionou de certa forma com dona Simone. Não sei se essa é a pretensão da Isa, mas seria legal a autora voltar a este cenário tão mágico e capaz de entregar histórias divertidas e encantadoras. Aqui ela explora o quanto Madalena, uma mulher que acabou sendo diminuída e desprezada por aquele em quem confiava, conquistou sua felicidade recomeçando a sua vida. Ela não se deixou abater por uma adversidade e mesmo indo contra seus princípios chegou aonde queria. Claro que, como vamos ver na história, o problema não foi completamente resolvido, mas ela acreditava no potencial de sua filha. Mesmo quando Luiza retornou para a casa e sua mãe já tinha falecido, é como se a casa fosse a representação do carinho de sua mãe por ela. Madalena ainda estava por perto para protegê-la. Mas, como tudo na vida, chega a hora em que os filhos precisam fazer suas próprias escolhas, tomar seus próprios caminhos. É aí que uma última mensagem de sua mãe pode mostrar à Luiza que os seres humanos são falhos, podem errar, mas o importante é sempre buscar o lado bom da vida.


Esta é mais uma história encantadora da Isa, que é uma das minhas autoras nacionais favoritas. Ela tem uma habilidade incrível de criar personagens que a gente se importa com eles, escrever como se fosse a coisa mais fácil e natural do mundo e nos entregar mensagens lindas de amor e carinho. Em um mundo tão maluco como o de hoje onde as pessoas precisam redescobrir o amor pelo próximo, esse é um daqueles livros que eu recomendo para deixar todos com o coração quentinho. A cidade de São Judas Tadeu dos Milagres tem ganhado mais e mais moradores e gostaria de ver mais histórias gostosas nesse pequeno lugar que ganhou o meu carinho.












Ficha Técnica:


Nome: Lugares Imperdíveis para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços

Autora: Isa Prospero

Editora: Dame Blanche

Número de Páginas: 144

Ano de Publicação: 2022


Link de compra:


*Material recebido em parceria com a Editora Dame Blanche














Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.