top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Interferências" de Connie Willis

A jovem Briddey está indo fazer um EED, uma operação no cérebro que permite a ela compartilhar os seus sentimentos com o seu amado. Seu namorado Trent sugeriu isso antes de pedi-la em casamento. Mas, o resultado da cirurgia pode revelar ser um desastre completo.

Sinopse:


Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem — a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada. Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor — e a comunicação — são bem mais complicados do que ela esperava.




O que é um gênero literário? Muitas vezes nos pegamos rotulando livros de acordo com o que acreditamos ser a sua temática. Fantasia, Ficção Científica, Terror, Drama. Todos são facetas do mesmo tipo de produção literária: a prosa. Nós é que escolhemos pegar um livro e colocá-lo em uma prateleira específica e deixar ao cargo do consumidor adquiri-lo ou não. Era um meio de facilitar o direcionamento de leituras para leitores específicos. Só que isso se tornou mais do que a proposta inicial. Se tornou uma forma de tolher a criatividade autoral. Alguns autores fazem o possível para "encaixar" as suas obras em uma prateleira específica, perdendo um pouco de sua liberdade criativa.

A primeira impressão que um leitor tem ao iniciar Interferências é de um livro chick-lit. Ou seja, uma comédia romântica daquelas típicas da Sessão da Tarde. Já aviso logo: NÃO JULGUE O LIVRO PELA PRIMEIRA IMPRESSÃO. Connie foi extremamente habilidosa na escrita de Interferências e, apesar de todo o jeito descontraído da escrita, Interferências é muito, mas muito mais do que uma comédia romântica. Uma escrita em terceira pessoa com o foco na Briddey e em sua visão de mundo, o livro tem uma escrita veloz e dinâmica. Os diálogos são explosivos e repletos de referência pop. Mas, todas elas são bem tranquilas de pegar e até algumas do universo geek. Juro que quando via um diálogo da Briddey com o C.B. parecia que eu estava vendo uma discussão da Lorelai Gilmore com o Luke, em Gilmore Girls. Aqueles diálogos pá-pum, com retomadas inteligentes e comentários sagazes. Diálogos que quando você parava para analisar eram geniais e possuíam várias camadas que só entendíamos depois que a informação era processada.

Uma das genialidades presentes neste livro é a troca de gêneros que a autora faz diversas vezes no livro. O que começa como uma comédia romântica se transforma após 30% de leitura em um suspense e depois em uma trama de espionagem industrial com leves toques de ficção científica. Na hora em que o leitor se acomoda com o jeitinho doce e gentil dos personagens vivendo mil trapalhadas, a autora nos dá uma rasteira e transforma a leitura em algo tenso. A maneira como vamos nos sentindo cercados o tempo todo por pessoas que querem tomar os poderes telepáticos para eles é sufocante. É como se a Connie tivesse nos jogado em um compactador e fosse fechando as laterais pouco a pouco até nos deixar sem saída. E no final temos uma trama de espionagem industrial interessante onde os personagens acabam precisando se virar para resolver o problema.

"Ora, é assim que as consequências indesejadas funcionam. Você não tem como saber o que podem ser até acontecerem, e aí já é tarde demais. Veja só a Lei Seca. E o DDT. Pareciam ótimas ideias e olha só o que acabou acontecendo..."

Os personagens são riquíssimos. Briddey é uma personagem muito forte e decidida, mas que infelizmente tem sua vida cercada por sua família. Vivendo em uma família tradicional irlandesa, eles querem que a protagonista se case com alguém bom para ela. E esse bom é um bom rapaz irlandês. Mas, Briddey quer é acelerar a sua relação com Trent, um dos chefes da Commspan. Um homem bonito, inteligente e bem sucedido. O bom partido. Aqui temos aquele velho trope das comédias românticas: as aparências enganam. Claro que a Connie dá uma invertida e ao invés de apresentar a menina nerd que se transforma em uma linda mulher, ela faz o contrário. Vai ser no exotismo e na insanidade de C.B. que Briddey vai sentir uma leve queda. Principalmente quando ele a ajuda durante o seu surto telepático.

Já C.B. é o maluco da empresa. Ele vai passar a se relacionar mais com a Briddey quando ela tiver os seus primeiros problemas com a telepatia. O tempo todo o personagem vai revelar um lado dramático por trás das suas frases inteligentes e de seus bordões. Pouco a pouco vamos vendo o quanto aquela pessoa que parece segura, na verdade tem muitos medos e dúvidas. Não estou dando spoilers... está na cara desde o começo da história que C.B é apaixonado pela Briddey. As situações curiosas em que eles se metem vão reforçando pouco a pouco isso.

Vários são os temas contidos em Interferências. Um dos mais claros é a questão da quantidade de informação com a qual lidamos a cada minuto. De fato a maneira como Briddey é atacada pelas vozes, no formato de uma inundação é justamente como eu entendo esse excesso de informações. Hoje precisamos fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. Não temos o tempo para realizar o ócio intelectual... não temos mais aquela hora mágica onde todas as vozes se silenciam. Nosso mundo contemporâneo exige demais de todos nós. E a cada dia novos sistemas para aumentar a velocidade de comunicação surgem. Não me espantaria se aparecesse um Trent ou um Hamilton no futuro que inventasse algum tipo de dispositivo em que a informação entrasse direto em nossos cérebros. Essa enxurrada de informações acaba nos impedindo de apreciar as belezas que se estendem bem ao alcance de nossos olhos. Informação demais é prejudicial. Como Briddey foi capaz de perceber ao se submeter ao EED.

Vale a pena tocar no tema das mães superprotetoras. A maneira como Mary Clare se relaciona com Maeve é tenebroso. Aliás, Maeve e Briddey tem muita coisa em comum. Esse cerco feito pela família só prejudica a criação de uma criança, Eu entendo que muitos pais tem medo de com o que nossos filhos e filhas andam se envolvendo. A quantidade de formas de se perder ou se envolver com situações ruins é tanta que isso provoca um excesso de ansiedade na forma como nos relacionamos com eles. E como todos puderam ver em Interferências de nada adiantou Mary Clare ser tão protetora; Maeve sempre dava um jeito. No fundo, Maeve é só uma criança curiosa, que gosta de Cinderela, Enrolados e filmes de zumbis. O diálogo entre pais e filhos é essencial para não criar esse tipo de atmosfera claustrofóbica na própria casa. A adolescência é uma fase difícil, de transformações. De nada adianta os pais tornarem a adolescência ainda mais difícil.

A telepatia é muito bem explorada pela autora. É quase como se fosse o "sistema de magia" dela. Ela apresenta as maneiras como a telepatia funciona, os limites da mesma e constrói algo por cima que dá uma outra dimensão. O mais curioso é que algumas das informações que a Connie apresenta em Interferências são baseadas em pesquisas reais. Houve estudiosos que acreditaram que Joana D'Arc era psíquica.

Gostei demais da história e isso serve para aqueles que abandonam o livro logo nas primeiras páginas quando não gostam muito da narrativa. Dê uma oportunidade... avance na história. Connie Willis não é vencedora de vários prêmios Hugo à toa. Ela conseguiu criar uma história genial e divertida, usando técnicas bem avançadas de escrita. Além disso, o casal é encantador. A gente realmente fica torcendo para que tudo dê certo para eles.




Ficha Técnica:

Nome: Interferências Autora: Connie Willis Editora: Suma Gênero: Romance/Ficção Científica Tradutor: Viviane Diniz Lopes Número de Páginas: 464 Ano de Publicação: 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2HpUBz3


*Material enviado em parceria com a Editora Suma




0 comentário

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.