• Paulo Vinicius

Resenha: "Filha da Neve e os Sete Ninjas" de Ana Lúcia Merege

Em uma paródia ao clássico conto de fadas, Ana Lúcia Merege nos conta a história da doce e inocente Yukiko. Sua beleza parece incomodar a cruel Madame Tempura. Mas até onde vão as semelhanças e aonde começam as diferenças?


Filha da Neve e os Sete Ninjas com um fundo de floresta nevada
Arte de Marina Vasconcelos

Sinopse:


Ameaçada por sua madrasta, a doce Yukiko se refugia na floresta, onde recebe a ajuda inesperada de sete ninjas. No entanto, a notícia de que está viva chega aos ouvidos da cruel Madame Tempura – e só seus novos amigos poderão salvá-la. Uma releitura divertida de Branca de Neve, com muito ninjutsu, macarrão e molho de soja!





Se vocês pensam que a Ana Lúcia ficou só na adaptação de Branca de Neve para um cenário oriental é porque vocês não conhecem direito a autora. Claro que ela manteve as bases do conto de fadas, mas as alterações que ela fez no enredo deram bastante personalidade a ele e transformaram algo que poderia ser apenas uma cópia nipônica em algo bastante divertido. Eu sou suspeito para dizer o quanto eu gosto da forma como ela conta suas histórias. Ela não tem pressa, se espraia, desenvolve personagens. E essa fórmula ela repete bem aqui. Sua escrita está bem leve e divertida, e ela brinca bastante com trocadilhos e piadas internas. Ou seja, é uma história para não ser levada a sério e apenas se divertir.


Gostei de algumas opções de enredo que ela fez de forma a mexer um pouco na maneira como a narrativa é entregue. Por exemplo, a protagonista tem muita personalidade, não é tão ingênua e doce como no conto de fadas. Ela começa a desenvolver sua própria opinião sobre as coisas. E isso se revela em algumas situações bastante divertidas. A ideia de colocar ninjas também fornece alguns momentos de ação. E é bem curioso ver como a autora desenvolve cenas de ação, que não são tão comuns em suas narrativas. Eu não quero comentar muito sobre as situações porque essa narrativa é tão gostosa de ler, que as piadas precisam ser lidas e apreciadas. Esse é um daqueles contos que eu indico para qualquer tipo de público.











Capa de Filha da Neve e os Sete Ninjas

Ficha Técnica:


Nome: Filha da Neve e os Sete Ninjas

Autora: Ana Lúcia Merege

Editora: Draco

Número de Páginas: 27

Ano de Publicação: 2016


Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2ONiF1U








Assinatura de Paulo Vinicius - Frase: Isto é o que você deve se lembrar: o fim de uma história é apenas o começo de outra."