• Paulo Vinicius

Resenha: "Eventos Semiapocalípticos - Gabriela" de Yoshi Itice

Atualizado: Jun 4

Gabriela deseja mudar o seu mundo distópico: voltar no tempo para conseguir fazer com que seu mundo tenha mais do que ervilhas no prato de todas as pessoas.


Sinopse:


Cansada de um mundo "semiapocalíptico" onde só se encontra ervilhas para comer, Gabriela parte em um missão para tentar salvar o mundo. Ela precisa viajar no tempo e garantir que uma peça esteja encaixada num lugar exato em um momento exato do passado a fim de evitar que quase toda a humanidade seja varrida da existência (ou transformada em eletrodomésticos).


O problema é que seu dispositivo de salto temporal não está bem regulado e a cada viagem as coisas vão ficando mais e mais estranhas.




Adoro aventuras voltadas para o público infanto-juvenil e que passam alguma mensagem positiva. O Yoshi Itice tem uma arte tão bonitinha que é muito atrativa e mesclada a esse roteiro aventuresco, consegue entregar uma história bacana e divertida. Nós embarcamos junto de Gabriela para tentar resolver os problemas desse mundo, uma ervilha de cada vez.


Gabriela está cansada de comer ervilhas. E nesse mundo só existem ervilhas para comer. Para tentar resolver esse dilema, ela vai pegar uma máquina do tempo e se dirigir ao passado onde se ela fizer uma determinada ação em um determinado momento, a realidade pode mudar. Só que a máquina do tempo não está bem regulada e a cada salto temporal a confusão só vai aumentar. Nossa protagonista vai se perder e encontrar outros personagens familiares da série Eventos Semiapocalípticos.


O roteiro do Yoshi é bem simples e procura nos mostrar uma personagem decidida, mas que tenta resolver os problemas por si mesma. Isso acaba prejudicando a sua aventura porque Gabriela vai perceber que não é possível colocar os problemas do mundo em suas costas. De vez em quando é preciso dar alguns passos para trás e buscar a ajuda de outras pessoas. A cada novo salto as coisas iam ficando cada vez mais confusas. Tem um momento em que ela encontra Eduardo e talvez a ajuda dele pudesse ter tido um resultado diferente para Gabriela. Mas, não foi isso o que aconteceu. O autor trabalha bastante dessa personalidade forte da protagonista ao longo da história e como ela vai precisar mudar a sua perspectiva.


A memória da personagem também é trabalhada por Yoshi. Isso porque a quantidade grande de saltos temporais vai bagunçando a maneira como Gabriela percebe a realidade à sua volta. Ela precisava ajustar sua percepção tantas vezes que em um determinado momento até sua própria identidade fica borrada. Quando ela consegue encontrar um determinado personagem, a única coisa que Gabriela se lembra é do que ela precisava fazer. É então que este personagem diz a ela: para que você possa resolver o seu problema, primeiro você precisa se lembrar de quem você é.


A arte dele é bonita e me fez lembrar de uma HQ que eu gostei muito chamada Dias Gigantes cuja arte empregava bastante desses elementos digitais. Ela produz histórias bem coloridas e costumam se voltar para o lado mais leve e bem humorado do espectro. Pode ser que não agrade a todos, mas acho que para o público que o autor quis abraçar, caiu muito bem. Só tenho um porém: eu queria ter visto quadros maiores do Yoshi. Por ter visto os pôsteres que ele fez durante a divulgação da campanha no Catarse eu sei que a arte dele é linda. Por isso que essa divisão em quatro ou seis quadros me incomodou um pouco. Senti falta de um com dois quadros ou até uma splash page.


Outro problema que eu senti ao ler a história de Gabriela é que saber um pouco dos demais volumes faz diferença. Algumas referências ou piadas internas só são entendidas quando você conhece o todo. Eduardo e Afonso aparecem para conversar com Gabriela e Laura perde a personagem por pouco. Ou seja, são informações importantes, caso contrário o aparecimento destes personagens acabam soando rasos. Em todo caso, é uma HQ linda e divertida. Só tenho a recomendar para leitores de todas as idades.










Ficha Técnica:


Nome: Eventos Semiapocalípticos - Gabriela

Autor: Yoshi Itice

Série: Eventos Semiapocalípticos

Editora: Autopublicado

Número de Páginas: 64

Ano de Publicação: 2019