• Paulo Vinicius

Resenha: "Esses Tempos Modernos" de João Paulo Silveira

Que tal uma pílula literária bem rápida nesta sexta? É com essa proposta que eu apresento a vocês Esses Tempos Modernos, um conto curtinho do autor de O Último dos Guardiões, onde ele explora o gênero do terror. 

Para aqueles que conhecemo autor e estão acostumados a ler trabalhos do autor, é bem diferente vê-lo apostar no gênero do terror. Acho isso muito legal quando se decide sair um pouco da zona de conforto e testar outras coisas. Foi exatamente isso que ele buscou fazer neste conto curto. Esses Tempos Modernos possui uma pegada bem interessante onde João Paulo aposta na construção do suspense para criar a narrativa. Pouco a pouco ele vai colocando o leitor na corda bamba e empilhando os tijolos de sua narrativa até chegar ao momento climático. Para um leitor de terror, achei o conto bem escrito e acho que o autor pode surpreender bastante nesse gênero. Como uma primeira experiência narrativa (aliás, posso estar enganado, mas acho que esse é o primeiro conto do João Paulo no gênero terror), ele demonstrou entender a proposta por trás de uma história de terror. É possível trabalhar em mais alguns pontos como a ambientação e os personagens, mas dado o limite que o autor se impôs ao escrever a narrativa, já está em um bom caminho.

A temática nada mais é do que as correntes que recebemos através das redes sociais. E aqui vou tentar não entregar muito da história para deixar as surpresas que ela apresenta. O protagonista e sua namorada recebem uma corrente (um texto) que faz algum tipo de julgamento sobre o seu caráter. A partir dessa corrente eles acabam ficando contra a parede avaliando o que eles fizeram para outras pessoas ao longo de sua vida. Uma boa pegada de um tema muito contemporâneo. Esse tipo de temática me lembrou bastante os contos curtos da Karen Álvares em Horror em Gotas, onde ela explorava diversas facetas do cotidiano em histórias de terror. Muito provavelmente os leitores vão curtir essa história por trazer à tona um tema tão comum e extrapolá-lo colocando alguns toques de sobrenatural. 

Infelizmente eu gostaria de poder falar mais sobre a história e os personagens, mas se eu fizer isso vou acabar entregando a narrativa acidentalmente. E essa é aquela história que vocês precisam ler, absorver e curtir cada momento. Sobre os personagens, eles são bem comuns. Nesse sentido o autor colocou dois indivíduos que podem representar qualquer um de nós. João Paulo foi muito feliz nesse sentido ao não estereotipar ou exagerar demais nos personagens. Bastou ser um casal normal de adolescentes e seus vícios malucos. Enfim, deem uma chance para este conto e divirtam-se. 

Ficha Técnica:

Nome: Esses Tempos Modernos Autor: João Paulo Silveira Editora: Auto-Publicado Gênero:Terror Número de Páginas: 16 ​Ano de Publicação: 2018


Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2HtTsqj


Tags: #essestemposmodernos #joaopaulosilveira #internet #redessociais #correntes #spam #historiascurtas #contos #terror #leiaterror #amoterror #igterror #ficcoeshumanas



0 comentário