• Amanda Barreiro

Resenha: Ed & Pierre: O Mistério do Livro Vermelho, de Lucy Silva e Regina Mara Conrado

Uma aventura leve e divertida sobre mistérios sobrenaturais e, acima de tudo, amizade e lealdade.

Ed e Pierre - arte da capa

Sinopse:


PERIGO!!! Cuidado ao abrir...

Esta é uma história de um garoto normal, com uma família normal, uma casa normal. Até sua escola era normal. Mas, de repente, tudo se tornou estranho.

Um livro vermelho, uma colega estranha, bichos nunca antes vistos e uma professora diferente fazem parte desta aventura de tirar o fôlego com dois amigos leais, Ed e Pierre, auxiliados por Guto, um menino especial, irmãozinho de Ed.

E você, quer descobrir o mistério desse livro vermelho?

Fica a dica: abra esse livro por sua conta e risco!



Ed & Pierre


Ed & Pierre: O Mistério do Livro Vermelho é um daqueles livros bem rapidinhos de se ler. Além de ser curtinho, a leitura é leve e muito agradável, marcando um ritmo naturalmente fluido.


A narrativa é toda preparada pensando no público a que se destina, com um teor mais infantil e muito bonitinho. Mesmo considerando a temática "sombria" envolvendo o sobrenatural, bruxas e livros medonhos de magia, as autoras mantiveram-se dentro de um escopo que remete mais à transmissão de valores e ensinamentos e ao entretenimento propriamente dito, proporcionado pelo suspense em torno do livro. Dito isso, preciso salientar a escrita e as ilustrações, um trabalho de qualidade e empenho no desenvolvimento da obra.


Falando especificamente das ilustrações, todas são bonitas e trabalhadas, mas mais que isso: elas representam bem a narrativa e propiciam maior experiência, especialmente aos jovens leitores. A referência visual é parte da trama e essa foi uma escolha acertada para complementar a história.


Os personagens também são bons e suas caracterizações sempre carregam algum traço cômico: Ed é curioso e inteligente e Pierre é engraçado, sem-vergonha e comilão. Esse trabalho também se estende aos personagens secundários, como Guto, o irmão autista de Ed, aos parentes dos meninos e, naturalmente, à misteriosa dona do livro vermelho. Tudo é caricato, mas acredito neste recurso como uma forma de maior engajamento com os leitores.


Além da aventura vivida pelos dois garotos ser interessante, a ambientação também é boa e nos faz pensar no imaginário infantil transportando a criança para mundos desconhecidos e mistifica objetos, pessoas e lugares e tudo que se desconhece, criando um medo aterrador pelo julgamento precoce das aparências. E é aí que entram lições e ensinamentos, típicas da literatura juvenil e preciosas para a formação. A amizade, então, pode superar qualquer medo e o senso de honra e dever conseguem impulsionar até o menos corajoso a se lançar ao abismo para defender aquilo que acredita.


Ed & Pierre foi uma leitura rapidinha, gostosa e gratificante, daquelas ideias para se encaixar entre livros mais pesados ou até mesmo para ganhar ritmo depois de uma ressaca literária. Além disso, é um livro excelente para os mais novinhos.











Ficha técnica:


Nome: Ed & Pierre: O Mistério do Livro Vermelho

Autoras: Lucy Silva e Regina Mara Conrado

Editora: Avec

Número de Páginas: 107

Ano de lançamento: 2014


Livro cedido em parceria com a editora Avec.



Tags: #literaturajuvenil #aveceditora #suspense #misterio #aventura #crianças #infantil #juvenil #ficcoeshumanas








ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.