• Paulo Vinicius

Resenha: "Café, Panetone e Magia - Um Conto de Natal" de Ana Cristina Rodrigues

A avó de Cora faleceu recentemente e ela e a irmã herdaram o café administrado por ela. Esse café traz lembranças muito queridas para Cora e ela deseja reabrir este espaço. Mas, algumas dificuldades virão e apenas com muito jogo de cintura ela conseguirá manter este café mágico aberto. 

Sinopse:


Cora sempre adorou a cafeteria da sua avó em Niterói. Quando dona Nice morre, cabe a ela continuar atendendo a todos seus fregueses e conseguir manter tudo em dia. Felizmente, ela conta com a ajuda de Tilde, a vizinha esotérica; Toni, seu filho e da colorida madame Claus, acompanhada de seu fiel chihuahua Rudolph.Porém, o Natal está chegando e a pressão do senhor Fonseca para comprar a loja só aumenta. Entre espressos, panetones e um leve toque de magia, Cora tem que decidir se vale a pena tentar seguir seu coração. (Este é um conto natalino doce e revigorante. Como panetone acompanhado de café)




Quando eu busquei um conto de natal para resenhar, eu queria algo que estivesse dentro dos parâmetros do Ficções Humanas (ou seja, envolvesse fantasia ou ficção científica) e conseguisse me mostrar a magia por trás do natal. E, felizmente, posso dizer com folga, que aqui está o que eu buscava. Ana Cristina Rodrigues nos presenteia com um conto lindo e de fato sobre cafés, panetones e muita magia. Sabe quando uma narrativa dá aquele calorzinho no coração? É isso o que a autora nos reserva em pouco mais de quarenta páginas de uma história que poderia facilmente se tornar um filme daqueles típicos dessa época do ano. 

A narrativa gira em torno de Cora, uma menina que subitamente perde sua avó e precisa lidar com uma cafeteria que ela deixou de herança. Ela e a irmã vão até Niterói (onde a história se passa) e precisam lidar com esta dúvida: o que fazer com uma cafeteria que deu tantas boas lembranças para Cora? Nossa protagonista, uma escritora mal sucedida, decide então tocar o negócio adiante. Ela deseja que outras pessoas possam construir momentos gostosos neste local. E ela vai precisar encarar todos os obstáculos originados de sua decisão. Isso sem falar no empresário que deseja comprar o terreno da loja para construir uma dessas franquias modernas de fast food. 

Uma das qualidades da autora é trazer a magia para as situações comuns do nosso dia-a-dia. Quem leu Anacrônicas pode atestar a isso com as várias histórias que tinham muito de realidade, mas com aquela pitadinha de magia para agitar um pouco as coisas. Novamente, Ana Cristina traz isso para a narrativa. Desde o começo a gente sente algo diferente no ar, que só vamos entender lá no final da narrativa. A escrita dela é muito competente e consegue te pegar pelo braço e te levar ao longo de toda a narrativa. Estamos falando aqui de uma narrativa em primeira pessoa, em que estamos juntos com a personagem o tempo todo. Vemos as alegrias, as angústias, as dúvidas de uma decisão importante na vida de Cora. Tudo isso regado ao natal que se aproxima e cuja magia vai iluminar a vida de nossa personagem. 

A perseverança talvez seja um dos grandes temas desta narrativa. O simples acreditar nas coisas, por mais difíceis que elas sejam. Tomar decisões que mudem a nossa perspectiva sobre as coisas e batalhar para transformar um sonho em realidade. Cora só é capaz de seguir em frente porque ela realmente acredito que aquilo que ela está fazendo é importante de alguma forma. Essa coragem de seguir em frente é que vai fazer com que ela colha os resultados de seus sonhos. O natal é uma data mágica justamente por significar um novo começo, um encontro entre pessoas que se amam e se apreciam. Por essa razão eu gosto tanto desta data e a autora conseguiu passar este sentimento para a história. 

Vocês me perguntam: onde está o elemento fantástico então? Ah, isso eu não vou entregar. Leiam o conto e depois me digam o que vocês acharam. Tenho certeza de que todos vocês irão curtir esta história tão doce como eu curti. E já é o meu conto natalino favorito!

Ficha Técnica: 

Nome: Café, Panetone e Magia - Um Conto de Natal Autora: Ana Cristina Rodrigues Editora: Autopublicado Gênero: Fantasia Número de Páginas: 49 Ano de Publicação: 2018


Avaliação:


Link de compra:  ​https://amzn.to/2CAtsr5


Tags: #cafepanetoneemagia #anacristinarodrigues #natal #magia #familia #esperanca #perseveranca #decisoes #fantasia #leiafantasia #amofantasia #igfantasia #ficcoeshumanas







ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.