• Paulo Vinicius

Os lançamentos da Avec do mês de abril de 2022

Destacando um mês especial para a editora contando com 7 títulos anunciados. Variam de relançamentos a encerramentos de séries. Venham conferir!


Não tenho por hábito publicar lançamentos de editoras porque acredito que existam outros meios de descobrir estas informações. Mas, quando falamos de editoras que se voltam para literatura nacional não possuem o mesmo espaço dado a grandes editoras. A AVEC vem conquistado muito espaço nos últimos anos com bons autores que tem sido alvos do assédio de grandes editoras. Minha dica: fiquem ligados nos títulos da editora. Sempre com um bom tratamento editorial, narrativas divertidas e criativas e quase sempre voltadas para a literatura de gênero.


1 - "Guanabara Real - A Alcova da Morte" de Eneias Tavares, A.Z. Cordenonsi e Nikelen Witter


Ficha Técnica:


Nome: Guanabara Real - A Alcova da Morte

Autores: Eneias Tavares, A.Z. Cordenonsi e Nikelen Witter

Gênero: Fantasia/Steampunk

Número de Páginas: 184

2ª reimpressão


Link de compra










Sinopse: Brasil, 1892.

Durante a noite de inauguração da estátua do Corcovado, um horrendo crime toma de assalto a alta sociedade carioca. Para resolver o mistério, a investigadora particular Maria Tereza Floresta, o engenheiro positivista Firmino Boaventura e o dândi místico Remy Rudá terão de se embrenhar numa perigosa trama de poder e corrupção. O que parece mais um caso, aos poucos se revela um plano que põe em risco o futuro de todo país e para impedi-lo, a agência de detetives Guanabara Real terá de usar toda a sua perícia para solucionar os enigmas tecnológicos e os mistérios arcanos da sangrenta Alcova da Morte!


Uma trama de investigação policial. Um enredo de ficção científica. Um crime de horror sobrenatural. Três autores, Três heróis, em um Rio de Janeiro que nunca existiu.


2 - "Guanabara Real - O Covil do Demônio" de Eneias Tavares, A.Z. Cordenonsi e Nikelen Witter


Ficha Técnica:


Nome: Guanabara Real - O Covil do Demônio

Autores: Eneias Tavares, A.Z. Cordenonsi e Nikelen Witter

Gênero: Fantasia/Steampunk

Número de Páginas: 200


Link de compra











Sinopse: Brasil, 1893.

Meses se passaram após o evento que ficou conhecido como o “Massacre do Engenho Novo”. Acusados injustamente do crime, a investigadora particular Maria Tereza Floresta, o engenheiro positivista Firmino Boaventura e o dândi místico Remy Rudá precisam agora se esconder nos subúrbios cariocas enquanto investigam as intenções do autoproclamado novo presidente do Brasil, o Barão do Desterro. Desaparecimentos se seguem à chegada do novo regime e, com mão de ferro, o Barão impõe sua vontade à população. E os três aventureiros sabem que isso é apenas o começo de um terrível plano!


A investigação policial, tecnológica e mística continua. Os servos mecânicos do Barão tomam as ruas.

E um horror indizível se avizinha…

Três autores. Três heróis.

Um Rio de Janeiro que nunca existiu.


3 - "O Breu Povoado" de Oscar Nestarez


Ficha Técnica:


Nome: O Breu Povoado

Autor: Oscar Nestarez

Gênero: Fantasia/Terror

Número de Páginas: 128


Link de compra















Sinopse: Em sua nova coletânea, Oscar Nestarez convida você a explorar os recantos sinistros do cotidiano e da mente humana. A jornada começa com um escritor amargurado entregando-se a fantasias malévolas, e conclui-se com uma assustadora viagem ao Haiti. No caminho, você encontrará uma jovem atormentada pelo luto, uma vampira entediada com a eternidade, um hedonista com planos macabros e outras personagens perturbadoras — que continuarão por perto mesmo depois do ponto final, povoando o escuro ao seu redor.


4 e 5: "Lições RPG - Um jogo narrativo entre mundos" de Jorge Valpaços


Ficha TécnicaÇ


Nome: Lições RPG - Um jogo narrativo entre mundo

Autor: Jorge Valpaços

Gênero: RPG de mesa

Número de Páginas: 120

Versões em brochura e em capa dura


Link de compra










Sinopse: Lições é um RPG sobre viagens a mundos paralelos e realidades alternativas. Universos futuristas? Viagens no tempo? Aventuras em mundos virtuais? Essas são apenas algumas possibilidades para você jogar!


Tudo que você precisa para criar mundos, desenvolver poderes e criar histórias intensas sobre uma grande crise que abala os mundos está aqui. Então, prepare-se para jogar com Destino e Drama em Lições RPG!


6 - "Ciça - A Menina Saci" de Lucas Marques e Bruno Prosaiko


Ficha Técnica:


Nome: Ciça - A Menina Saci

Autor: Lucas Marques

Artista: Bruno Prosaiko

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 116


Link de compra






Sinopse: Ciça, a Menina-Saci é uma série de histórias em quadrinhos protagonizada por uma garota muito esperta e travessa. Ela conta sempre com a companhia de seu melhor amigo Levi, que de levado não tem nada (ou será que tem?). Juntos, vivem aventuras e desventuras num cenário cheio de seres fantásticos e inusitados. Como a nossa própria cultura, os personagens desta HQ são uma mistura de um pouco de tudo. Alguns, como a protagonista, são releituras de figuras do folclore brasileiro. Outros são personagens novos influenciados por culturas estrangeiras.


7 - "Livros de bolso infantis em plena ditadura militar: a insuperável coleção Mister Olho (1973-1979) em números, perfis e análise" de Leonardo Nahoum


Ficha Técnica:


Nome: Livros de bolso infantis em plena ditadura militar: a insuperável coleção Mister Olho (1973-1979) em números, perfis e análise

Autor: Leonardo Nahoum

Gênero: Não-ficção

Número de Páginas: 456


Link de compra










Sinopse: Os anos de chumbo da última ditadura militar brasileira viram surgir no país uma das mais populares coleções infantojuvenis da nossa história literária – a Mister Olho (1973-1979), publicada pela carioca Ediouro. Composta de pequenos volumes, geralmente narrativas de aventura e mistério, escritas por autores que muitas vezes usavam pseudônimos, suas séries tinham como público-alvo os estudantes, e logo caíram nas graças dos responsáveis por escolher os títulos que seriam adotados para leitura suplementar nas escolas. Aqueles que foram crianças na década de 1970 provavelmente trazem na memória os pequenos livros de encadernação de qualidade discutível, que formaram muitos leitores por meio das aventuras de personagens tão cativantes quanto os componentes da Turma do Posto Quatro e da Patota da Coruja de Papelão.


A pesquisa hercúlea empreendida por Leonardo Nahoum no intuito de resgatar a memória dessa coleção fundamental da literatura infantojuvenil nacional oferece ao público brasileiro, na forma de um livro de quase 500 páginas, dados preciosos sobre a lendária Coleção Mister Olho, bem como capas, histórias e análises. Após inúmeras incursões a editoras e seus arquivos nem sempre simples de pesquisar, investigações em jornais da época e entrevistas com autores das séries mais significativas da coleção, Leonardo nos traz um texto maduro, a um tempo crítico e saboroso, desenvolvido a partir de uma reflexão profunda e um olhar arguto, buscando compreender não apenas a engrenagem envolvida na criação e penetração de mercado alcançada pela Mister Olho, mas também sua importância e responsabilidade no estabelecimento e manutenção do status quo durante parte do difícil período da ditadura de 1964-1985 (sem desconsiderar certos episódios nos quais houve, pelo contrário, contestação do regime e seu enfrentamento). Fundamental para todos os estudiosos e amantes da literatura infantil e de massa brasileira contemporânea e para aqueles que desejarem acrescentar mais uma peça ao nosso entendimento sobre a produção de cultura durante a última ditadura militar.













0 comentário