• Paulo Vinicius

Os 5 anos do Ficções Humanas

Na data de hoje completamos a marca mágica de 5 anos. Esta é uma postagem para agradecer a todos que acreditam no nosso trabalho e continuam nos acompanhando e apresentar algumas novas ideias a serem implementadas no blog.


No dia 5 de janeiro de 2015 iniciava-se a jornada do Ficções Humanas. Dois rapazes unem seus blogs para tentar produzir um conteúdo diferente. A ideia era escrever matérias mais elaboradas de forma a tentar atrair um outro tipo de público para nossas leituras. Estávamos encantados com um curso que tínhamos feitos alguns meses antes e queríamos colocar nossas ideias em prática. Muito tempo se passou, os dois rapazes seguiram caminhos diferentes, porém complementares e um desses rapazes acabou ampliando suas ideias e tomando rumos inesperados. Essa é a jornada do Ficções Humanas em curtas linhas.


Sinceramente, eu não esperava que o blog durasse tanto tempo. Assim como muitos de vocês, eu sou uma pessoa de modas e temperamentos. Rapidamente me canso das coisas. Mas, acabei tomando o Ficções como algo vocacional. Hoje eu sei que, por menor que sejamos, conseguimos alcançar muita gente. Conseguimos chegar a uma enorme variedade de públicos, daqueles que gostam de ler textos gigantes, àqueles que vieram para saber dos últimos babados editoriais ou dos futuros lançamentos. Consegui construir uma rede de amizade com vários autores, que embora saibam que eu seja um chocolate amargo nas minhas críticas, ainda confiam nas minhas palavras. Por incrível que pareça, consegui construir parcerias com editoras, que renovam ano após ano suas parcerias conosco. O que significa que o que fazemos agrada e muito. Temos uma alta taxa de renovação com editoras (que eu me lembre só tivemos duas negativas até hoje).


Desde o início de 2018 deixei a alcunha de blogueiro de lado, e assumi uma de editor. Arrogância? Não acho. A partir do momento em que eu me proponho a editar os textos dos meus colaboradores, não sou só um blogueiro, mas acabo editando e revisando textos. O incrível é que eu encontro todo o tipo de defeito nos meus textos algum tempo depois de escrevê-los; mas, sofro do mal da visão viciada do editor sobre o seu próprio texto. Por falar nisso, tenho dois colaboradores sensacionais ao meu lado. Não esperava ter um blog longevo, quanto mais colaboradores. A Amanda Barreiro e o Diego Araujo são pessoas extremamente competentes, com textos impecáveis. Não à toa o Diego conseguiu publicar dois contos em 2019 (um na segunda edição de A Taverna e outro na coletânea Creepypastas 2). Duas pessoas que me ajudam demais a manter um alto padrão de qualidade no blog, seja com resenhas muito bem produzidas (várias delas melhores do que qualquer texto meu) ou com matérias com um ótimo nível de pesquisa.


Mas, bem, não quero deixar esse texto enorme (mais ainda). Quais são os meus planos para 2020? Em primeiro lugar, todo e qualquer blogueiro sempre deseja aumentar o número de inscritos e, para isso, eu conto com vocês. Se vocês puderem indicar o que fazemos para outras pessoas, isso significa mais visualizações para nós, mas mais do que isso: mais leitores de gênero. Em um momento em que fantasia e ficção científica precisam de mais leitores no Brasil, para mostrarmos às editoras que investir nesse tipo de material é, sim, importante, precisamos fazer o trabalho de formiguinha. E, se eu posso bater no peito para falar algo, é que somos fieis à literatura de gênero e à literatura nacional.


Segundo, estamos investindo cada vez mais na nossa identidade visual. Se eu disse que a Amanda e o Diego são sensacionais, o que dizer de nossa maga Bruna Otomura. Esse novo blog é responsabilidade inteirinha dela que fez com muito amor e carinho cada detalhe deste espaço. Às vezes tolerando as minhas ideias malucas, às vezes inserindo o seu próprio toque nas coisas. E no fim do ano eu comecei a dar mais algumas de minhas ideias malucas. Primeiro o nosso Desafio Literário (link aqui) que eu convido todos a participarem. Vamos propor algumas ações sociais em que eu estarei participando ao longo do ano. E isso vai gerar mais algumas imagens bacanas. E, o nosso novo sistema de classificação de gênero dos livros resenhados pelo site. Vocês começarão a vê-los a partir de amanhã. Seguem alguns deles (outros estão em fase de projeto ainda):


O resto dos conteúdos, as colunas e as resenhas continuarão com a mesma qualidade de sempre. Digo, estarão sempre se aprimorando porque um bom leitor sempre lê mais e sempre absorve mais do que está sendo lido. Com isso, vamos construindo nossa própria base de dados em fase de crescimento constante. Estarei participando da seleção de contos de A Taverna nesta terceira edição e eu fiquei muito feliz com o convite. Espero não magoar nenhum autor com os meus feedbacks. Saibam que eu amo vocês, tá!!


Enfim, me despeço dizendo que hoje não teremos a nossa tradicional resenha de domingo. Mas, de amanhã até o próximo domingo teremos uma resenha por dia em comemoração aos cinco anos de blog. Claro que eu vou divulgá-las aos poucos nas redes sociais, sem floodar as comunidades e espaços dos amigos. Espero poder contar com todos vocês em mais um ano de vida!!


Tags: #cincoanosdeficcoes #aniversario #blog #futuro #design #identidadevisual #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.