top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Cinco livros para cinco anos da Plutão Livros

A Plutão Livros, uma editora que se foca na publicação principalmente de ebooks de ficção científica de autores nacionais, fez cinco anos. E, em uma postagem de indicações, queria deixar cinco livros que podem agradar a públicos de vários tipos.


Essa imagem da super talentosa Paula Cruz resume bem o que é a Plutão Livros: uma editora que aposta na inovação, na aventura rumo ao desconhecido. Se você não conhece a editora, queria te apresentar a ela: a Plutão Livros nasceu com a proposta de publicar livros digitais de ficção científica de autores nacionais (embora tenha uma coletânea recente que conta com autores internacionais... a editora está ficando chique!). Há alguns anos atrás, apostar inteiramente no digital era uma ideia insana. Estávamos em 2018 e os ebooks estavam em baixa com uma espécie de ressurgimento dos livros físicos em formatos luxuosos ou em propostas diferentes. André Caniato, editor e figura da Plutão Livros surge com essa ideia assim como a Anna Martino e a Clara Madrigano na Dame Blanche. Ao apostar nos livros digitais seria possível reduzir os custos de produção gráfica e dar oportunidade a novos autores ou a autores nacionais com ideias que fugissem do que o mercado queria como padrão. Desde então a editora produziu mais de uma dúzia de ebooks e alguns indicados a premiações ou efetivamente premiados como foi Olhos de Pixel, do Lucas Mota.


Só tenho a elogiar a coragem do André Caniato por ter apostado em um formato tão diferente em um mercado tão tradicional e meio retrógrado como o nosso. Aliás, fica aquela máxima de que apostar pode te gerar bons frutos, já que tanto a Plutão como a Dame Blanche ajudaram a apresentar ou dar mais projeção a nomes como a G.G. Diniz, a H. Pueyo, o próprio Lucas Mota. Ou resgatar nomes como o de Jeronymo Monteiro ou o de Finisia Fideli. Esse ano a editora anunciou uma seleção de originais e começou uma nova fase em comemoração ao marco de cinco anos. Tive a honra de conseguir ler quase todos os livros da editora e posso atestar a qualidade editorial, o preparo do texto, as obras diferentes. Para quem gosta de ficção científica no seu sentido mais puro e inovador, deixo aqui cinco obras que eu recomendo. Não tenho nenhuma que eu considere a melhor, a indispensável; considero todos bem acima da média. Então procurei indicar de vários tipos diferentes. Sem ordem de preferência. Se vocês quiserem saber mais sobre a obra além dos comentários que fiz, vou deixar um link para as resenhas que fiz de cada um deles.


1 - "Diário Simulado" de Delson Neto


Ficha Técnica:


Nome: Diário Simulado

Autor: Delson Neto

Editora: Plutão Livros

Número de Páginas: 231

Ano de Publicação:2019



Link de compra:









Sinopse: O limiar entre o real e o virtual pode ser tão perigoso quanto a travessia da juventude para a vida adulta. Os caminhos são diferentes, mas as escolhas que apresentam são mais parecidas do que alguém pode pensar.


Shura sabe que não tem a vida perfeita. Ela não precisa que lhe digam que sua família é disfuncional ou que ela não tem perspectiva de futuro. O que ela precisa é de um plano — e isso, felizmente, ela tem. As luzes da cidade não a impedem de imaginar um futuro, mas a cegam o suficiente para que ela deseje nunca ter olhado para trás.


Comentários: Delson Neto é um autor que me impressionou com a proposta de Diário Simulado. Ele nos trouxe um cenário cyberpunk com um governo que fica em cima das pessoas, buscando controlar suas vidas. Costumo pensar nesse romance mais para o lado do cyberpunk do que para uma distopia. Mas, o que é legal é como ele pega um cenário futurista e ressignifica o ciclo arturiano. Sim, você vai ver algumas piscadelas como a cidade de Cornewall, a existência de Camelot, um locao utópico para onde as pessoas desejam ir. A trama é repleta de voltas e reviravoltas, com muitas teorias da conspiração e momentos em que você não vai saber se estamos falando da realidade ou de algo simulado. E, no fundo, se trata de uma linda história de amor entre Shura Lee (a protagonista) e Violet. Shura é uma personagem fascinante, que se parece bastante com os personagens decadentes como Deckard Cain em Blade Runner; de forma alguma posso chamar Shura de heroína. Ela é uma pessoa comum tentando viver em um contexto opressor, mas que possui suas brechas que podem ser aproveitadas para se alcançar seus próprios objetivos.


2 - "O Último Homem" de Mary Shelley


Ficha Técnica:


Nome: O Último Homem

Autora: Mary Shelley

Editora: Plutão Livros

Tradutora: Jana Bianchi

Número de Páginas: 582

Ano de Publicação: 2020


Link de compra:








Sinopse: O fim nunca esteve tão próximo. O último homem, escrito por Mary Shelley pouco tempo depois da morte do esposo, é um misto de pessimismo, autobiografia e reação a Percy Shelley, cujos ideais românticos não são capazes de salvar os protagonistas do derradeiro fim. Quase duzentos anos após a publicação original, o livro que chocou os críticos do século XIX está mais atual do que nunca — de outras formas, mas ecoando o mesmo som.


É aqui que a célebre autora de Frankenstein registra uma história de guerras, de amores trágicos e, como não poderia deixar de ser, da extinção da raça humana. Em um futuro não mais distante, Lionel Verney vê cada um de seus amigos cair vítima de uma doença que, entre fanáticos e negacionistas, deixa cada vez mais clara a inexorável força da natureza. Ficção apocalíptica ou profecia acertada?


Comentários: A Plutão Livros também trabalhou com alguns resgates de autores internacionais como essa obra da Mary Shelley. Trata-se de uma ficção científica onde uma epidemia se abateu sobre a humanidade dizimando boa parte da população mundial. A gente acompanha Lionel Varney, um nobre, parte de uma aristocracia londrina que se vê no meio desse furacão. A narrativa o vê perdendo um a um os seus familiares, amigos e pessoas a quem ele amava. A dor da perda e da desesperança que se abate sobre ele permeia as páginas e por melhor que sejam os seus esforços, nada parece surtir efeito. No geral, o livro não me agradou muito. Achei a escrita sem o mesmo brilhantismo de Frankenstein e várias situações são bem forçadas. Mary Shelley queria escrever sobre o que aconteceria se um nobre se tornasse o último homem na face da Terra, mas Lionel é um personagem típico do período em que foi escrito. Então algumas de suas ações vão parecer estranhas para um leitor mais contemporâneo. Vale a pena para conhecer um outro trabalho da Mary Shelley e ver como ela progrediu em sua habilidade como escritora, já que O Último Homem foi escrito anos depois de Frankenstein. Fica também um duplo destaque: para a ótima tradução da Jana Bianchi que consegue manter a essência da forma de escrita da autora e para o paratexto do Fábio Fernandes que nos coloca dentro do clima para apreciar a história, além de nos contar um pouco sobre como Shelley produziu a obra e como esta foi recebida.


3 - "O Ovo do Tempo" de Finisia Fideli


Ficha Técnica:


Nome: O Ovo do Tempo

Autora: Finisia Fideli

Editora: Plutão

Número de Páginas: 61

Ano de Publicação: 2019



Link de compra:








Sinopse: O poder dos cristais.


Quando descobre uma pedra estranha na loja de cristais místicos, Mariana não faz ideia de que está prestes a sair em uma viagem para além de tudo o que já sonhou. Noveleta publicada pela primeira vez em 1994 e trazida de volta pela coleção ZIGUEZAGUE, O ovo do tempo cruza as eras e carrega você pelas fronteiras da imaginação.


Comentários: Nem só de resgate internacional viveu a Plutão Livros. A editora nos trouxe pérolas como O Ovo do Tempo, da autora brasileira Finisia Fideli, e que traz para os leitores uma ótima ficção especulativa que brinca com nossa tendência a buscar o esoterismo quando estamos perdidos em nossas vidas. Tudo gira em torno de duas amigas, Lúcia e Mariana, que entram em uma loja de produtos esotéricos e Lúcia fica fascinada com as pedras e suas propriedades místicas. Ela acaba por comprar uma específica que desperta sua atenção para o desespero de sua amiga que acha essa febre por cristais e outros produtos desse nicho uma completa bobagem. Quando Lúcia se dá conta, a pedra possui poderes além da imaginação e a personagem precisa devolver a pedra a todo custo. O que mais me agrada nessa obra é em como a autora usa uma trama scifi para falar de pessoas. De nossas escolhas e das decisões que precisamos tomar. O leitor vai se importar com a personagem e viver aquela estranha aventura junto com a personagem. É uma narrativa que possui uma mensagem que vai tocar a cada um de nós. Esteve entre as melhores leituras que fiz em 2019. Aliás, continuo com o pensamento de que mais pessoas deveriam ler essa obra. Ela é surpreendente.


4 - "Crônicas da Unifenda" organizado por AJ Oliveira, Jana Bianchi e André Caniato


Ficha Técnica:


Nome: As Crônicas da UniFenda

Organizado por André Caniato, Jana Bianchi e AJ Oliveira

Editora: Plutão Livros

Número de Páginas: não informado

Ano de Publicação: 2020


Link de compra:








Sinopse: Vida de universitário não é fácil.

E vida de universitário superpoderoso? Acredite se quiser, mas também pode ser bem complicada.


A Fenda celeste da Ilha de Marajó mudou a realidade de todo o país, e a Unifenda foi criada às pressas para cumprir os deveres de toda universidade pública: ensinar, pesquisar e fazer o possível com o que tem à disposição. Os dons sobrenaturais que os alunos receberam do céu não tiram deles a necessidade de viver um dia de cada vez em histórias com emoção e brasilidade de sobra.


Além de Eric Novello, Roberta Spindler e Mary C. Müller, As crônicas da Unifenda conta com onze autores novos e conhecidos da literatura fantástica brasileira unidos sob o único propósito de mostrar a verdadeira balbúrdia.


Comentários: Quer conhecer vários autores nacionais ao mesmo tempo? Leiam revistas ou coletâneas. Não há nada mais eficiente do que isso. Em uma única edição você vai encontrar mais de uma dúzia de autores incluindo os citados na sinopse, mais a Jana Bianchi, o Pedro Poeira, a Isa Prospero, o Auryo Jotha. Muita gente para conhecer aqui e depois, se curtir, acompanhar os trabalhos. A proposta nasceu de um workshop feito por esses autores que criaram um universo conjunto onde uma universidade é responsável por cuidar de seres poderosos cujos poderes vieram de fendas dimensionais. Para quem curte multiverso e histórias de super-heróis essa é uma boa pedida com histórias variando de dramas adolescentes, a escolhas de vida e até a corrigir acontecimentos trágicos. Entre as minhas histórias favoritas estão a tensa história curta escrita pela Isa Prospero que nos coloca frente a frente com Laura, uma garota que desperta em um quarto seminua e precisa entender o que aconteceu na noite anterior. O que a história da Isa tem de tensa, a do Pedro Poeira tem de leve e divertida. Quem nunca pensou em viajar no tempo para lidar com os trabalhos da faculdade? Pois é, Teo é capaz de fazer viagens curtas no tempo e procura fazer isso para tentar entregar o seu trabalho a tempo. Só que toda vez que ele faz isso as coisas tem a tendência de darem sempre errado. Essas e outras histórias vocês podem encontrar nessa coletânea.


5 - "Olhos de Pixel" de Lucas Mota


Ficha Técnica:


Nome: Olhos de Pixel

Autor: Lucas Mota

Editora: Plutão Livros

Número de Páginas: 240

Ano de Publicação: 2021



Link de compra:









Sinopse: Tudo que Nina Santteles — mercenária, queer, habitante do submundo — quer é resgatar o amor do filho adolescente e conseguir passagens só de ida para a colônia espacial Chang'e. Quando é detida pela polícia, recebe a oportunidade de capturar o hacker alvo da maior corporação-igreja do país em troca das tão desejadas vagas no paraíso.


O problema é que o hacker oferece o mesmo negócio, mas com um adendo: ela não precisará ir contra seus ideais se ajudar a enfrentar a igreja que quer banir a existência de pessoas como ela. Nina vai atravessar explosões e realizar feitos super-humanos para decidir se o preço de se redimir com o filho e dar a ele uma vida melhor vale tanto quanto provar para o mundo que sua existência não é um crime.


Ambientado em uma Curitiba futurística e cyberpunk, Olhos de pixel leva o leitor em uma jornada sobre como podemos reafirmar nosso lugar no mundo e enfrentar nossos próprios preconceitos.


Comentários: Não posso deixar de mencionar o maior sucesso da Plutão Livros, o Olhos de Pixel, do Lucas Mota. Foi vencedor do Jabuti em 2022, e indicado a várias premiações importantes como o Argos, o LeBlanc e o Prêmio Odisseia. O autor conseguiu escrever uma história em um futuro próximo, mas com um pé no presente, e situando a história em um cenário autenticamente brasileiro. Nina Santelles é uma personagem bem trabalhada e a história é repleta de ótimos momentos de ação. Nina é uma espécie de Robin Hood do futuro, em que ele comete roubos para tentar sobreviver em uma sociedade controladora de mentes e corpos. É curioso como uma trama pode ficar ainda mais atual mesmo tendo sido escrita há algum tempo atrás. Hoje falamos mais ainda sobre a necessidade de termos um controle e um cuidado maior com o que é divulgado nas mídias sociais e como grandes empresas desejam ter o controle sobre o que é apresentado ao usuário. Uma Igreja também que deseja controlar os corações das pessoas e impõe uma necessidade de ordem com base em premissas falsas. Olhos de Pixel é uma história de ação também. Você não vai parar nem um segundo em um ritmo que é mantido lá em cima pelo autor o tempo inteiro.





E essas foram as minhas dicas. Mas, não deixem de conhecer o catálogo da editora que é recheado de coisas legais. Nem em sonhos eu conseguiria afunilar o que eu gosto da Plutão Livros em cinco obras específicas. Por exemplo, O Fantasma da Máquina da Gabriela S. Nascimento não está aqui, além da H. Pueyo, uma autora que gosto muito. Ou seja, isso aqui é só um aperitivo sobre o que você vai poder encontrar. E fiquem ligados nas redes sociais da editora que ela tem colocado alguns de seus ebooks gratuitos por um tempo como uma forma de comemorar o aniversário dela.





0 comentário

Σχόλια


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.